Estudando as frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Claudia Andrades
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31585
Resumo: O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo.
id UFRGS-2_bc1a5c1d6b10b1ef4bd24687d8a70e05
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31585
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Claudia AndradesCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/31585000782623O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemJogo : EducaçãoProfessor : Formação : MatemáticaEstudando as fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782623.pdf000782623.pdfTexto completoapplication/pdf5398188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/1/000782623.pdfbd9e0e021ee2dac3f206b254a75f6fe9MD51TEXT000782623.pdf.txt000782623.pdf.txtExtracted Texttext/plain32872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/2/000782623.pdf.txt66e40db69668656c0ad486559886bec6MD52THUMBNAIL000782623.pdf.jpg000782623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/3/000782623.pdf.jpga6d26393e04278e39676a519631b00e6MD5310183/315852018-10-22 09:15:04.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudando as frações
title Estudando as frações
spellingShingle Estudando as frações
Pereira, Claudia Andrades
Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Jogo : Educação
Professor : Formação : Matemática
title_short Estudando as frações
title_full Estudando as frações
title_fullStr Estudando as frações
title_full_unstemmed Estudando as frações
title_sort Estudando as frações
author Pereira, Claudia Andrades
author_facet Pereira, Claudia Andrades
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Claudia Andrades
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Jogo : Educação
Professor : Formação : Matemática
topic Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Jogo : Educação
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31585
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782623
url http://hdl.handle.net/10183/31585
identifier_str_mv 000782623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/1/000782623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/2/000782623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/3/000782623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd9e0e021ee2dac3f206b254a75f6fe9
66e40db69668656c0ad486559886bec6
a6d26393e04278e39676a519631b00e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412985294848