Estudando as frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31585 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo. |
id |
UFRGS-2_bc1a5c1d6b10b1ef4bd24687d8a70e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31585 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Claudia AndradesCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/31585000782623O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemJogo : EducaçãoProfessor : Formação : MatemáticaEstudando as fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782623.pdf000782623.pdfTexto completoapplication/pdf5398188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/1/000782623.pdfbd9e0e021ee2dac3f206b254a75f6fe9MD51TEXT000782623.pdf.txt000782623.pdf.txtExtracted Texttext/plain32872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/2/000782623.pdf.txt66e40db69668656c0ad486559886bec6MD52THUMBNAIL000782623.pdf.jpg000782623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/3/000782623.pdf.jpga6d26393e04278e39676a519631b00e6MD5310183/315852018-10-22 09:15:04.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudando as frações |
title |
Estudando as frações |
spellingShingle |
Estudando as frações Pereira, Claudia Andrades Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Jogo : Educação Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Estudando as frações |
title_full |
Estudando as frações |
title_fullStr |
Estudando as frações |
title_full_unstemmed |
Estudando as frações |
title_sort |
Estudando as frações |
author |
Pereira, Claudia Andrades |
author_facet |
Pereira, Claudia Andrades |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Claudia Andrades |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Jogo : Educação Professor : Formação : Matemática |
topic |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Jogo : Educação Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31585 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782623 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31585 |
identifier_str_mv |
000782623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/1/000782623.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/2/000782623.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31585/3/000782623.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd9e0e021ee2dac3f206b254a75f6fe9 66e40db69668656c0ad486559886bec6 a6d26393e04278e39676a519631b00e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412985294848 |