Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nathalia Scheuermann dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181995
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.
id UFRGS-2_bc581d3a5e0d8113d4b68b8c398577f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181995
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2018-09-15T02:57:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/181995001075852O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.application/pdfporEducação infantilArte contemporâneaCriançaArquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075852.pdfTexto completoapplication/pdf242338770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/1/001075852.pdfa6d97ef19d98ce8b315445a1dc68ed9aMD51TEXT001075852.pdf.txt001075852.pdf.txtExtracted Texttext/plain212120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/2/001075852.pdf.txtebab67d2df6a7de28538015bc6612fd8MD52THUMBNAIL001075852.pdf.jpg001075852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/3/001075852.pdf.jpg86ef43588a829d785d6726dc59b25acfMD5310183/1819952018-10-05 07:50:40.905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
title Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
spellingShingle Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
Santos, Nathalia Scheuermann dos
Educação infantil
Arte contemporânea
Criança
title_short Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
title_full Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
title_fullStr Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
title_full_unstemmed Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
title_sort Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
author Santos, Nathalia Scheuermann dos
author_facet Santos, Nathalia Scheuermann dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nathalia Scheuermann dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Arte contemporânea
Criança
topic Educação infantil
Arte contemporânea
Criança
description O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-15T02:57:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181995
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075852
url http://hdl.handle.net/10183/181995
identifier_str_mv 001075852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/1/001075852.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/2/001075852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/3/001075852.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6d97ef19d98ce8b315445a1dc68ed9a
ebab67d2df6a7de28538015bc6612fd8
86ef43588a829d785d6726dc59b25acf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447224072536064