Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181995 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil. |
id |
UFRGS-2_bc581d3a5e0d8113d4b68b8c398577f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181995 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2018-09-15T02:57:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/181995001075852O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.application/pdfporEducação infantilArte contemporâneaCriançaArquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075852.pdfTexto completoapplication/pdf242338770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/1/001075852.pdfa6d97ef19d98ce8b315445a1dc68ed9aMD51TEXT001075852.pdf.txt001075852.pdf.txtExtracted Texttext/plain212120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/2/001075852.pdf.txtebab67d2df6a7de28538015bc6612fd8MD52THUMBNAIL001075852.pdf.jpg001075852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/3/001075852.pdf.jpg86ef43588a829d785d6726dc59b25acfMD5310183/1819952018-10-05 07:50:40.905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
title |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
spellingShingle |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea Santos, Nathalia Scheuermann dos Educação infantil Arte contemporânea Criança |
title_short |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
title_full |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
title_fullStr |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
title_sort |
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea |
author |
Santos, Nathalia Scheuermann dos |
author_facet |
Santos, Nathalia Scheuermann dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nathalia Scheuermann dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Arte contemporânea Criança |
topic |
Educação infantil Arte contemporânea Criança |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-15T02:57:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181995 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181995 |
identifier_str_mv |
001075852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/1/001075852.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/2/001075852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181995/3/001075852.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6d97ef19d98ce8b315445a1dc68ed9a ebab67d2df6a7de28538015bc6612fd8 86ef43588a829d785d6726dc59b25acf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447224072536064 |