Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142571 |
Resumo: | Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional. |
id |
UFRGS-2_bcd98d319d974ca89730fb7b523e2e63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142571 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastoriza, Bruno dos SantosLoguercio, Rochele de Quadros2016-06-11T02:09:07Z20090100-1965http://hdl.handle.net/10183/142571000701872Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.Recently the impact of the technological progress applied to education contributed to the improvement of methodologies used on teaching. A reflex of that is based on the improvement of educational instruments, worked here as texts and conceptual maps, that seek a more significant character, inspired in the Ausubel’s theory, allowing, by computational tool, the increase in interaction and expansion to other frontiers, as for instance to the multidimensional world. Thus, based on these progresses, differentiated approaches are presented according to the epistemological view of Gaston Bachelard, philosopher of science. They are applied to the traditional educational practices referring to the use of texts and conceptual maps, mainly when applied to topics related to science, so that one more possibility of work can be brought up in the educational environment.application/pdfporCiência da informação. Brasília. vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 134-141Mapa conceitualPratica educativaEnsino de ciênciasEducaçãoCiênciasConceptual mapText toolDifferenced approachMapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionaisDynamic map & free text : a new approach of educational practicesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000701872.pdf000701872.pdfTexto completoapplication/pdf212160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/1/000701872.pdfa648514e9d351ea638f7a958c4fb8a53MD51TEXT000701872.pdf.txt000701872.pdf.txtExtracted Texttext/plain27587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/2/000701872.pdf.txt7501771fb3b678f1eba12e83053138f2MD52THUMBNAIL000701872.pdf.jpg000701872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/3/000701872.pdf.jpg0e02c896b3cdb0bf718569ff4dfc2202MD5310183/1425712018-10-26 09:58:08.607oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:58:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dynamic map & free text : a new approach of educational practices |
title |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
spellingShingle |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais Pastoriza, Bruno dos Santos Mapa conceitual Pratica educativa Ensino de ciências Educação Ciências Conceptual map Text tool Differenced approach |
title_short |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
title_full |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
title_fullStr |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
title_full_unstemmed |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
title_sort |
Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais |
author |
Pastoriza, Bruno dos Santos |
author_facet |
Pastoriza, Bruno dos Santos Loguercio, Rochele de Quadros |
author_role |
author |
author2 |
Loguercio, Rochele de Quadros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastoriza, Bruno dos Santos Loguercio, Rochele de Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual Pratica educativa Ensino de ciências Educação Ciências |
topic |
Mapa conceitual Pratica educativa Ensino de ciências Educação Ciências Conceptual map Text tool Differenced approach |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conceptual map Text tool Differenced approach |
description |
Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-11T02:09:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142571 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-1965 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000701872 |
identifier_str_mv |
0100-1965 000701872 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência da informação. Brasília. vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 134-141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/1/000701872.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/2/000701872.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/3/000701872.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a648514e9d351ea638f7a958c4fb8a53 7501771fb3b678f1eba12e83053138f2 0e02c896b3cdb0bf718569ff4dfc2202 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447617333624832 |