Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastoriza, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Loguercio, Rochele de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142571
Resumo: Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.
id UFRGS-2_bcd98d319d974ca89730fb7b523e2e63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142571
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastoriza, Bruno dos SantosLoguercio, Rochele de Quadros2016-06-11T02:09:07Z20090100-1965http://hdl.handle.net/10183/142571000701872Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.Recently the impact of the technological progress applied to education contributed to the improvement of methodologies used on teaching. A reflex of that is based on the improvement of educational instruments, worked here as texts and conceptual maps, that seek a more significant character, inspired in the Ausubel’s theory, allowing, by computational tool, the increase in interaction and expansion to other frontiers, as for instance to the multidimensional world. Thus, based on these progresses, differentiated approaches are presented according to the epistemological view of Gaston Bachelard, philosopher of science. They are applied to the traditional educational practices referring to the use of texts and conceptual maps, mainly when applied to topics related to science, so that one more possibility of work can be brought up in the educational environment.application/pdfporCiência da informação. Brasília. vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 134-141Mapa conceitualPratica educativaEnsino de ciênciasEducaçãoCiênciasConceptual mapText toolDifferenced approachMapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionaisDynamic map & free text : a new approach of educational practicesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000701872.pdf000701872.pdfTexto completoapplication/pdf212160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/1/000701872.pdfa648514e9d351ea638f7a958c4fb8a53MD51TEXT000701872.pdf.txt000701872.pdf.txtExtracted Texttext/plain27587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/2/000701872.pdf.txt7501771fb3b678f1eba12e83053138f2MD52THUMBNAIL000701872.pdf.jpg000701872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/3/000701872.pdf.jpg0e02c896b3cdb0bf718569ff4dfc2202MD5310183/1425712018-10-26 09:58:08.607oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:58:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dynamic map & free text : a new approach of educational practices
title Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
spellingShingle Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
Pastoriza, Bruno dos Santos
Mapa conceitual
Pratica educativa
Ensino de ciências
Educação
Ciências
Conceptual map
Text tool
Differenced approach
title_short Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
title_full Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
title_fullStr Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
title_full_unstemmed Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
title_sort Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
author Pastoriza, Bruno dos Santos
author_facet Pastoriza, Bruno dos Santos
Loguercio, Rochele de Quadros
author_role author
author2 Loguercio, Rochele de Quadros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastoriza, Bruno dos Santos
Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
Pratica educativa
Ensino de ciências
Educação
Ciências
topic Mapa conceitual
Pratica educativa
Ensino de ciências
Educação
Ciências
Conceptual map
Text tool
Differenced approach
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptual map
Text tool
Differenced approach
description Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-11T02:09:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142571
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-1965
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000701872
identifier_str_mv 0100-1965
000701872
url http://hdl.handle.net/10183/142571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação. Brasília. vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 134-141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/1/000701872.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/2/000701872.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142571/3/000701872.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a648514e9d351ea638f7a958c4fb8a53
7501771fb3b678f1eba12e83053138f2
0e02c896b3cdb0bf718569ff4dfc2202
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447617333624832