Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filippsen, Osvaldo André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222264
Resumo: Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_bd64338caf030d3a3f87b8552cb3dc24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222264
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Filippsen, Osvaldo AndréMarin, Angela Helena2021-06-16T04:36:55Z20201516-3687http://hdl.handle.net/10183/222264001124835Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem.This study examined the contribution and the extent to which the school climate affects the indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school. An analytical observational design was used with the participation of 62 teachers who completed the Sociodemographic and Labor Questionnaire, the Depression, Anxiety and Stress Scale – 21, and the Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. Analyses indicated weak correlations between considered variables. Fairness of rules negative perception explained 16% of variance of depression and 15% of stress, while safety negative perception explained 14% of the variance of anxiety. Despite the low intensity of stress, anxiety, and depression indicators, the fairness of rules and safety are factors that can affect the mental health of teachers, which need to be considered, because they may impact the quality of teaching and learning.Este estudio examinó la contribución y el grado en que el clima escolar influye en los indicadores de estrés, ansiedad y depresión en los profesores de la educación técnica privada. Se utilizó un diseño analítico-observacional, de corte transversal, con 62 profesores que completaron el Cuestionario Sociodemográfico, la Depression, Anxiety and Stress Scale-21 y la Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. Los análisis indicaron correlaciones débiles entre las variables consideradas. La percepción negativa de la equidad de las reglas explica 16% de la variación de la depresión y 15% del estrés, mientras que la percepción negativa de la seguridad explica 14% de la variación de la ansiedad. A pesar de la baja intensidad de los indicadores de estrés, ansiedad y depresión, la imparcialidad de las reglas y la seguridad son factores que producen daño a la salud mental de los docentes, que deben tenerse en cuenta porque pueden afectar la calidad de la enseñanza y el aprendizaje.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2020), p. 247-262ProfessoresEstresse ocupacionalDepressãoAnsiedadeTeachersSchool climateStressAnxietyDepressionClima escolarEstrésAnsiedadDepresiónProfesoresClima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privadoSchool climate and indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school Clima escolar y los indicadores de estrés, ansiedad y depresión en profesores de la educación técnica privada info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124835.pdf.txt001124835.pdf.txtExtracted Texttext/plain40441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/3/001124835.pdf.txt573582613941a5cc1bc5074ed72211a2MD53001124835-02.pdf.txt001124835-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain38546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/4/001124835-02.pdf.txtad713558b9944e902460c3936ab5988aMD54ORIGINAL001124835.pdfTexto completoapplication/pdf249539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/1/001124835.pdfa2b42542f74cdd8b2e424aeba47f14beMD51001124835-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf245334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/2/001124835-02.pdf025438276b591e864d2eaf89d69f280aMD5210183/2222642021-06-26 04:42:36.719175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School climate and indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Clima escolar y los indicadores de estrés, ansiedad y depresión en profesores de la educación técnica privada
title Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
spellingShingle Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
Filippsen, Osvaldo André
Professores
Estresse ocupacional
Depressão
Ansiedade
Teachers
School climate
Stress
Anxiety
Depression
Clima escolar
Estrés
Ansiedad
Depresión
Profesores
title_short Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
title_full Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
title_fullStr Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
title_full_unstemmed Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
title_sort Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
author Filippsen, Osvaldo André
author_facet Filippsen, Osvaldo André
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Marin, Angela Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filippsen, Osvaldo André
Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Estresse ocupacional
Depressão
Ansiedade
topic Professores
Estresse ocupacional
Depressão
Ansiedade
Teachers
School climate
Stress
Anxiety
Depression
Clima escolar
Estrés
Ansiedad
Depresión
Profesores
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers
School climate
Stress
Anxiety
Depression
dc.subject.spa.fl_str_mv Clima escolar
Estrés
Ansiedad
Depresión
Profesores
description Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:36:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222264
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124835
identifier_str_mv 1516-3687
001124835
url http://hdl.handle.net/10183/222264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2020), p. 247-262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/3/001124835.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/4/001124835-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/1/001124835.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/2/001124835-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 573582613941a5cc1bc5074ed72211a2
ad713558b9944e902460c3936ab5988a
a2b42542f74cdd8b2e424aeba47f14be
025438276b591e864d2eaf89d69f280a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020769304576