Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nascimento, Bruna Silva do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257097
Resumo: Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área.
id UFRGS-2_be823ea8267176594d811f98e8e5814e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sousa, Rodrigo Silva Caxias deNascimento, Bruna Silva do2023-04-19T03:23:27Z20101414-0594http://hdl.handle.net/10183/257097000766986Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área.It consists of an exploratory descriptive research that verifies the menus of the required courses for undergraduate courses in Library and Information Management of Public Institutions Federal and State in Brazil. Notes that the 28 institutions of higher education in Brazil, who have an undergraduate program in the area, only 15 provide the menus on your corporate site. Notes that there is no occurrence of information literacy or of its synonyms on the menu in the sample. Uses the analysis of the production of teachers between 2000 and 2008, these universities as a way to enrich and collate the results of study of the course description. Accounts for a total of 224 teachers and 1224 full articles published, and only 0.7% of these publications deal with the issue of information literacy or on any of its synonyms. Suggests that it is essential to incorporate this theme into the curriculum of courses in the area.application/pdfporRevista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 126-146Análise documentáriaBiblioteconomia : BrasilEnsino superiorInformation LiteracyCurriculumScientific ProductionCompetências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766986.pdf.txt000766986.pdf.txtExtracted Texttext/plain35693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/2/000766986.pdf.txt695dbc679bc3b7dc2dbe373904b823dcMD52ORIGINAL000766986.pdfTexto completoapplication/pdf157572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/1/000766986.pdfb09876008682e811d2fea5b989d4813aMD5110183/2570972023-04-21 03:21:38.249544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:21:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
title Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
spellingShingle Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Análise documentária
Biblioteconomia : Brasil
Ensino superior
Information Literacy
Curriculum
Scientific Production
title_short Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
title_full Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
title_fullStr Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
title_full_unstemmed Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
title_sort Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
author Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
author_facet Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Nascimento, Bruna Silva do
author_role author
author2 Nascimento, Bruna Silva do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Nascimento, Bruna Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Análise documentária
Biblioteconomia : Brasil
Ensino superior
topic Análise documentária
Biblioteconomia : Brasil
Ensino superior
Information Literacy
Curriculum
Scientific Production
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Literacy
Curriculum
Scientific Production
description Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:23:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257097
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-0594
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766986
identifier_str_mv 1414-0594
000766986
url http://hdl.handle.net/10183/257097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 126-146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/2/000766986.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/1/000766986.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 695dbc679bc3b7dc2dbe373904b823dc
b09876008682e811d2fea5b989d4813a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086025334784