Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257097 |
Resumo: | Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área. |
id |
UFRGS-2_be823ea8267176594d811f98e8e5814e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257097 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias deNascimento, Bruna Silva do2023-04-19T03:23:27Z20101414-0594http://hdl.handle.net/10183/257097000766986Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área.It consists of an exploratory descriptive research that verifies the menus of the required courses for undergraduate courses in Library and Information Management of Public Institutions Federal and State in Brazil. Notes that the 28 institutions of higher education in Brazil, who have an undergraduate program in the area, only 15 provide the menus on your corporate site. Notes that there is no occurrence of information literacy or of its synonyms on the menu in the sample. Uses the analysis of the production of teachers between 2000 and 2008, these universities as a way to enrich and collate the results of study of the course description. Accounts for a total of 224 teachers and 1224 full articles published, and only 0.7% of these publications deal with the issue of information literacy or on any of its synonyms. Suggests that it is essential to incorporate this theme into the curriculum of courses in the area.application/pdfporRevista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 126-146Análise documentáriaBiblioteconomia : BrasilEnsino superiorInformation LiteracyCurriculumScientific ProductionCompetências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766986.pdf.txt000766986.pdf.txtExtracted Texttext/plain35693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/2/000766986.pdf.txt695dbc679bc3b7dc2dbe373904b823dcMD52ORIGINAL000766986.pdfTexto completoapplication/pdf157572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/1/000766986.pdfb09876008682e811d2fea5b989d4813aMD5110183/2570972023-04-21 03:21:38.249544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:21:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
title |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
spellingShingle |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Análise documentária Biblioteconomia : Brasil Ensino superior Information Literacy Curriculum Scientific Production |
title_short |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
title_full |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
title_fullStr |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
title_full_unstemmed |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
title_sort |
Competências informacionais : uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação |
author |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
author_facet |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Nascimento, Bruna Silva do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Bruna Silva do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Nascimento, Bruna Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise documentária Biblioteconomia : Brasil Ensino superior |
topic |
Análise documentária Biblioteconomia : Brasil Ensino superior Information Literacy Curriculum Scientific Production |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information Literacy Curriculum Scientific Production |
description |
Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-19T03:23:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257097 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-0594 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766986 |
identifier_str_mv |
1414-0594 000766986 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 126-146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/2/000766986.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257097/1/000766986.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
695dbc679bc3b7dc2dbe373904b823dc b09876008682e811d2fea5b989d4813a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225086025334784 |