A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181812 |
Resumo: | A pesquisa trata da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este trabalho, vinculado ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, da UFRGS, teve como objetivo analisar o currículo do curso no tocante aos aspectos de formação na área de Gestão Educacional, no período de 1975 a 2018. Os seus objetivos específicos foram: identificar as mudanças apresentadas no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia e na súmula das disciplinas centradas em política e gestão educacional; analisar as relações entre o estabelecido pela legislação e normas nacionais curriculares e o que constava no currículo e súmula; e contextualizar o conteúdo do currículo e súmula, no que tange a política e gestão da educação, em face das políticas públicas e discussões sobre formação de professores de Educação Básica e gestão educacional. Esta investigação realizou-se por meio de análise documental com abordagem qualitativa e em perspectiva longitudinal, tanto da legislação como dos currículos e súmulas do curso de Pedagogia da UFRGS, relacionadas a política, legislação, organização e gestão da escola de educação básica. Como resultados, destaco: a fragmentação da temática na conjuntura da ditadura militar no Brasil; o impacto da implementação da LDB 9493/96 nas súmulas a partir de 1997; nos anos 1990, a diminuição de disciplinas relacionadas à gestão da escola comparativamente às décadas de 1970 e 1980; e, por fim, que mesmo diante das mudanças no período, de 2007 a 2018, as súmulas tocantes à gestão escolar permaneceram inalteradas. |
id |
UFRGS-2_bedd9d1505b4bff5b4ec802e7602e040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181812 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Djhulian MikaelaLuce, Maria Beatriz2018-09-12T02:32:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/181812001075472A pesquisa trata da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este trabalho, vinculado ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, da UFRGS, teve como objetivo analisar o currículo do curso no tocante aos aspectos de formação na área de Gestão Educacional, no período de 1975 a 2018. Os seus objetivos específicos foram: identificar as mudanças apresentadas no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia e na súmula das disciplinas centradas em política e gestão educacional; analisar as relações entre o estabelecido pela legislação e normas nacionais curriculares e o que constava no currículo e súmula; e contextualizar o conteúdo do currículo e súmula, no que tange a política e gestão da educação, em face das políticas públicas e discussões sobre formação de professores de Educação Básica e gestão educacional. Esta investigação realizou-se por meio de análise documental com abordagem qualitativa e em perspectiva longitudinal, tanto da legislação como dos currículos e súmulas do curso de Pedagogia da UFRGS, relacionadas a política, legislação, organização e gestão da escola de educação básica. Como resultados, destaco: a fragmentação da temática na conjuntura da ditadura militar no Brasil; o impacto da implementação da LDB 9493/96 nas súmulas a partir de 1997; nos anos 1990, a diminuição de disciplinas relacionadas à gestão da escola comparativamente às décadas de 1970 e 1980; e, por fim, que mesmo diante das mudanças no período, de 2007 a 2018, as súmulas tocantes à gestão escolar permaneceram inalteradas.application/pdfporFormação de professoresCurso de PedagogiaGestão escolarPolítica educacionalCurrículoA formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075472.pdfTexto completoapplication/pdf1136055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181812/1/001075472.pdf56a5dcbd936321c04360545f975f4ff8MD51TEXT001075472.pdf.txt001075472.pdf.txtExtracted Texttext/plain112121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181812/2/001075472.pdf.txt5d8211cac3fecc1e230492f0c747594cMD52THUMBNAIL001075472.pdf.jpg001075472.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181812/3/001075472.pdf.jpga12c879a1d0f1531517918ffdb6a298bMD5310183/1818122018-10-05 07:47:32.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:47:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
title |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
spellingShingle |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) Gomes, Djhulian Mikaela Formação de professores Curso de Pedagogia Gestão escolar Política educacional Currículo |
title_short |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
title_full |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
title_fullStr |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
title_full_unstemmed |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
title_sort |
A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018) |
author |
Gomes, Djhulian Mikaela |
author_facet |
Gomes, Djhulian Mikaela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Djhulian Mikaela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Maria Beatriz |
contributor_str_mv |
Luce, Maria Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Curso de Pedagogia Gestão escolar Política educacional Currículo |
topic |
Formação de professores Curso de Pedagogia Gestão escolar Política educacional Currículo |
description |
A pesquisa trata da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este trabalho, vinculado ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, da UFRGS, teve como objetivo analisar o currículo do curso no tocante aos aspectos de formação na área de Gestão Educacional, no período de 1975 a 2018. Os seus objetivos específicos foram: identificar as mudanças apresentadas no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia e na súmula das disciplinas centradas em política e gestão educacional; analisar as relações entre o estabelecido pela legislação e normas nacionais curriculares e o que constava no currículo e súmula; e contextualizar o conteúdo do currículo e súmula, no que tange a política e gestão da educação, em face das políticas públicas e discussões sobre formação de professores de Educação Básica e gestão educacional. Esta investigação realizou-se por meio de análise documental com abordagem qualitativa e em perspectiva longitudinal, tanto da legislação como dos currículos e súmulas do curso de Pedagogia da UFRGS, relacionadas a política, legislação, organização e gestão da escola de educação básica. Como resultados, destaco: a fragmentação da temática na conjuntura da ditadura militar no Brasil; o impacto da implementação da LDB 9493/96 nas súmulas a partir de 1997; nos anos 1990, a diminuição de disciplinas relacionadas à gestão da escola comparativamente às décadas de 1970 e 1980; e, por fim, que mesmo diante das mudanças no período, de 2007 a 2018, as súmulas tocantes à gestão escolar permaneceram inalteradas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-12T02:32:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181812 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075472 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181812 |
identifier_str_mv |
001075472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181812/1/001075472.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181812/2/001075472.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181812/3/001075472.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56a5dcbd936321c04360545f975f4ff8 5d8211cac3fecc1e230492f0c747594c a12c879a1d0f1531517918ffdb6a298b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224556949536768 |