A formação na área de gestão da educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS (1975–2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Djhulian Mikaela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181812
Resumo: A pesquisa trata da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este trabalho, vinculado ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, da UFRGS, teve como objetivo analisar o currículo do curso no tocante aos aspectos de formação na área de Gestão Educacional, no período de 1975 a 2018. Os seus objetivos específicos foram: identificar as mudanças apresentadas no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia e na súmula das disciplinas centradas em política e gestão educacional; analisar as relações entre o estabelecido pela legislação e normas nacionais curriculares e o que constava no currículo e súmula; e contextualizar o conteúdo do currículo e súmula, no que tange a política e gestão da educação, em face das políticas públicas e discussões sobre formação de professores de Educação Básica e gestão educacional. Esta investigação realizou-se por meio de análise documental com abordagem qualitativa e em perspectiva longitudinal, tanto da legislação como dos currículos e súmulas do curso de Pedagogia da UFRGS, relacionadas a política, legislação, organização e gestão da escola de educação básica. Como resultados, destaco: a fragmentação da temática na conjuntura da ditadura militar no Brasil; o impacto da implementação da LDB 9493/96 nas súmulas a partir de 1997; nos anos 1990, a diminuição de disciplinas relacionadas à gestão da escola comparativamente às décadas de 1970 e 1980; e, por fim, que mesmo diante das mudanças no período, de 2007 a 2018, as súmulas tocantes à gestão escolar permaneceram inalteradas.
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