Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133854 |
Resumo: | O tema deste trabalho consiste na proposição de práticas de multiletramentos nas aulas de Geografia das séries inicias, através da incorporação do uso das TIC’s na escola. Neste caso, em especial, por meio do relato de experiência da construção de um vídeo em sala de aula. A partir disto é realizada uma discussão sobre a chamada geração digital; as mudanças ocorridas com a crescente utilização das novas tecnologias na sociedade e na escola; os processos de multiletramentos; a produção de vídeos em sala de aula; a construção da cidadania ativa e consciente nas aulas de Geografia por meio de uma educação democrática que permita o trabalho autoral e autônomo dos alunos, tendo o professor como mediador. |
id |
UFRGS-2_bf19cc8bf6df47208a99832684ca3ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133854 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Herechuk, Talita RondamTijiboy, Ana Vilma2016-03-16T02:05:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/133854000982368O tema deste trabalho consiste na proposição de práticas de multiletramentos nas aulas de Geografia das séries inicias, através da incorporação do uso das TIC’s na escola. Neste caso, em especial, por meio do relato de experiência da construção de um vídeo em sala de aula. A partir disto é realizada uma discussão sobre a chamada geração digital; as mudanças ocorridas com a crescente utilização das novas tecnologias na sociedade e na escola; os processos de multiletramentos; a produção de vídeos em sala de aula; a construção da cidadania ativa e consciente nas aulas de Geografia por meio de uma educação democrática que permita o trabalho autoral e autônomo dos alunos, tendo o professor como mediador.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GeografiaMultiletramentoVídeoProdução de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982368.pdf000982368.pdfTexto completoapplication/pdf3039130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133854/1/000982368.pdf696676e6e9e7f267f1e4c1d8cac1052fMD51TEXT000982368.pdf.txt000982368.pdf.txtExtracted Texttext/plain77243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133854/2/000982368.pdf.txtaf87205f89655b714150ba43b4a2a882MD52THUMBNAIL000982368.pdf.jpg000982368.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133854/3/000982368.pdf.jpg44e144459218bede3b403db5b4531e0fMD5310183/1338542018-10-26 10:21:24.5oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
title |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
spellingShingle |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais Herechuk, Talita Rondam Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Multiletramento Vídeo |
title_short |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
title_full |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
title_fullStr |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
title_sort |
Produção de vídeos como prática de multiletramento nas aulas de Geografia das séries iniciais |
author |
Herechuk, Talita Rondam |
author_facet |
Herechuk, Talita Rondam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herechuk, Talita Rondam |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Multiletramento Vídeo |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Multiletramento Vídeo |
description |
O tema deste trabalho consiste na proposição de práticas de multiletramentos nas aulas de Geografia das séries inicias, através da incorporação do uso das TIC’s na escola. Neste caso, em especial, por meio do relato de experiência da construção de um vídeo em sala de aula. A partir disto é realizada uma discussão sobre a chamada geração digital; as mudanças ocorridas com a crescente utilização das novas tecnologias na sociedade e na escola; os processos de multiletramentos; a produção de vídeos em sala de aula; a construção da cidadania ativa e consciente nas aulas de Geografia por meio de uma educação democrática que permita o trabalho autoral e autônomo dos alunos, tendo o professor como mediador. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133854 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982368 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133854 |
identifier_str_mv |
000982368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133854/1/000982368.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133854/2/000982368.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133854/3/000982368.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
696676e6e9e7f267f1e4c1d8cac1052f af87205f89655b714150ba43b4a2a882 44e144459218bede3b403db5b4531e0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500139786240 |