O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271760 |
Resumo: | O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática. |
id |
UFRGS-2_bf45d8a45e253832d02d9ca1c17af9a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271760 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bona, Aline Silva deSilva, Rodrigo Sychocki da2024-02-09T05:06:28Z20231517-3941http://hdl.handle.net/10183/271760001193831O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.The article presents an action carried out by SBEM's RSregional office, which consists of organizing and publishing a quarterly periodical leaflet in which materials are presented, as well as suggestions for texts and videos involving practices in the classroom or related to training aspects. After the publication of six leaflets, the possibility of investigating the type of reach and implications ofthis action for the members of the regional was conjectured. With that, through a descriptive case study with qualitative approach, a group of participating teachers, who were asked to respond a questionnaire, was chosen. The responses were organized and analyzed based onthe theoretical framework of the dimensions of teacher professional development. Fromour analyzes, it is concluded that the leaflet, for the teachers participating in the study, has been a vector for the exercise of self-training, with a view to creating and developingactivities for Mathematics classes.El artículo presenta una acción llevada a cabo por la regional RS de la SBEM que consiste en organizar y publicar un folletín trimestral en el que se proponen materiales, sugerencias de textos y videos relacionados con prácticas en el aula o aspectos formativos. Luego de la publicación de seis folletines, se consideró la posibilidad de investigar los alcances e implicaciones de esta acción para los integrantes de la regional. Por lo tanto, a través de un estudio de caso descriptivo con enfoque cualitativo, se seleccionó un grupo de docentes participantes, a quienes se les solicitó responder un cuestionario. Las respuestas fueron organizadas y analizadas a partir del marco teórico de las dimensiones del desarrollo profesional docente. A partir de losanálisis, se concluye que el folletín, para los docentes participantes del estudio, ha sido un vector para el ejercicio de la autoformación, con el fin de crear y desarrollar actividades para las clases de Matemáticas.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 28, n. 81 (2023), p. 1-15Desenvolvimento profissionalFormação de professoresProfessor de matemáticaPrática docenteSala de aulaFolhetimTeacher professional developmentLeafletMathematics teacher trainingClassroom practicesDesarrollo profesional docenteFolletínFormación de profesores de MatemáticasPrácticas en el aulaO uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docenteThe use of a leafletto dialogue about Mathematics : a report involving teacher professional developmentEl uso de un folletín para hablar de Matemáticas : un informe sobre el desarrollo profesional docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193831.pdf.txt001193831.pdf.txtExtracted Texttext/plain36843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/2/001193831.pdf.txt015fdbf0e2b89f7095d20036b40dea15MD52ORIGINAL001193831.pdfTexto completoapplication/pdf347856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/1/001193831.pdf314d148a0653e48055556a4255aadad1MD5110183/2717602024-02-10 06:07:36.205215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:07:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of a leafletto dialogue about Mathematics : a report involving teacher professional development |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El uso de un folletín para hablar de Matemáticas : un informe sobre el desarrollo profesional docente |
title |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente Bona, Aline Silva de Desenvolvimento profissional Formação de professores Professor de matemática Prática docente Sala de aula Folhetim Teacher professional development Leaflet Mathematics teacher training Classroom practices Desarrollo profesional docente Folletín Formación de profesores de Matemáticas Prácticas en el aula |
title_short |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
title_full |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Formação de professores Professor de matemática Prática docente Sala de aula Folhetim |
topic |
Desenvolvimento profissional Formação de professores Professor de matemática Prática docente Sala de aula Folhetim Teacher professional development Leaflet Mathematics teacher training Classroom practices Desarrollo profesional docente Folletín Formación de profesores de Matemáticas Prácticas en el aula |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher professional development Leaflet Mathematics teacher training Classroom practices |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Desarrollo profesional docente Folletín Formación de profesores de Matemáticas Prácticas en el aula |
description |
O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-09T05:06:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271760 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-3941 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001193831 |
identifier_str_mv |
1517-3941 001193831 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 28, n. 81 (2023), p. 1-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/2/001193831.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/1/001193831.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
015fdbf0e2b89f7095d20036b40dea15 314d148a0653e48055556a4255aadad1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225110818914304 |