O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271760
Resumo: O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.
id UFRGS-2_bf45d8a45e253832d02d9ca1c17af9a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271760
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bona, Aline Silva deSilva, Rodrigo Sychocki da2024-02-09T05:06:28Z20231517-3941http://hdl.handle.net/10183/271760001193831O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.The article presents an action carried out by SBEM's RSregional office, which consists of organizing and publishing a quarterly periodical leaflet in which materials are presented, as well as suggestions for texts and videos involving practices in the classroom or related to training aspects. After the publication of six leaflets, the possibility of investigating the type of reach and implications ofthis action for the members of the regional was conjectured. With that, through a descriptive case study with qualitative approach, a group of participating teachers, who were asked to respond a questionnaire, was chosen. The responses were organized and analyzed based onthe theoretical framework of the dimensions of teacher professional development. Fromour analyzes, it is concluded that the leaflet, for the teachers participating in the study, has been a vector for the exercise of self-training, with a view to creating and developingactivities for Mathematics classes.El artículo presenta una acción llevada a cabo por la regional RS de la SBEM que consiste en organizar y publicar un folletín trimestral en el que se proponen materiales, sugerencias de textos y videos relacionados con prácticas en el aula o aspectos formativos. Luego de la publicación de seis folletines, se consideró la posibilidad de investigar los alcances e implicaciones de esta acción para los integrantes de la regional. Por lo tanto, a través de un estudio de caso descriptivo con enfoque cualitativo, se seleccionó un grupo de docentes participantes, a quienes se les solicitó responder un cuestionario. Las respuestas fueron organizadas y analizadas a partir del marco teórico de las dimensiones del desarrollo profesional docente. A partir de losanálisis, se concluye que el folletín, para los docentes participantes del estudio, ha sido un vector para el ejercicio de la autoformación, con el fin de crear y desarrollar actividades para las clases de Matemáticas.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 28, n. 81 (2023), p. 1-15Desenvolvimento profissionalFormação de professoresProfessor de matemáticaPrática docenteSala de aulaFolhetimTeacher professional developmentLeafletMathematics teacher trainingClassroom practicesDesarrollo profesional docenteFolletínFormación de profesores de MatemáticasPrácticas en el aulaO uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docenteThe use of a leafletto dialogue about Mathematics : a report involving teacher professional developmentEl uso de un folletín para hablar de Matemáticas : un informe sobre el desarrollo profesional docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193831.pdf.txt001193831.pdf.txtExtracted Texttext/plain36843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/2/001193831.pdf.txt015fdbf0e2b89f7095d20036b40dea15MD52ORIGINAL001193831.pdfTexto completoapplication/pdf347856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/1/001193831.pdf314d148a0653e48055556a4255aadad1MD5110183/2717602024-02-10 06:07:36.205215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:07:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of a leafletto dialogue about Mathematics : a report involving teacher professional development
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El uso de un folletín para hablar de Matemáticas : un informe sobre el desarrollo profesional docente
title O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
spellingShingle O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
Bona, Aline Silva de
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Professor de matemática
Prática docente
Sala de aula
Folhetim
Teacher professional development
Leaflet
Mathematics teacher training
Classroom practices
Desarrollo profesional docente
Folletín
Formación de profesores de Matemáticas
Prácticas en el aula
title_short O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
title_full O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
title_fullStr O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
title_sort O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Professor de matemática
Prática docente
Sala de aula
Folhetim
topic Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Professor de matemática
Prática docente
Sala de aula
Folhetim
Teacher professional development
Leaflet
Mathematics teacher training
Classroom practices
Desarrollo profesional docente
Folletín
Formación de profesores de Matemáticas
Prácticas en el aula
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher professional development
Leaflet
Mathematics teacher training
Classroom practices
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarrollo profesional docente
Folletín
Formación de profesores de Matemáticas
Prácticas en el aula
description O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-09T05:06:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271760
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3941
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193831
identifier_str_mv 1517-3941
001193831
url http://hdl.handle.net/10183/271760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 28, n. 81 (2023), p. 1-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/2/001193831.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271760/1/001193831.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 015fdbf0e2b89f7095d20036b40dea15
314d148a0653e48055556a4255aadad1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110818914304