Mercado pet na visão do médico veterinário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Bruno Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231701
Resumo: O mercado pet tem sofrido profundas mudanças nos últimos tempos. O perfil de consumo das famílias, por conseguinte, altera a interação entre o Médico Veterinário e seus clientes. Para fornecer serviços cada vez melhores e mais rentáveis, os profissionais do segmento devem estar atentos às essas mudanças. A relação homem-animal foi alterada intensamente, desde os primórdios, onde os animais eram ferramentas auxiliares para o cotidiano do homem até hoje, onde são tratados, muitas vezes, como membros da família. Esse processo se chama “antropomorfização” que pode ser uma das bases para essa transformação no mercado. Esse fenômeno pode tanto ser benéfico aos profissionais do segmento e ao mesmo tempo ser deletério ao animal, uma vez que não são mais fomentados seus hábitos naturais. Este trabalho visa levantar questões a respeito da antropomorfização, mercado veterinário e marketing, trazendo a discussão sobre esses temas.
id UFRGS-2_bfc8be29f8de6638d0e05b7eb96a572f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Bruno Gomes deBeck, Carlos Afonso de Castro2021-11-11T04:30:02Z2017http://hdl.handle.net/10183/231701001050606O mercado pet tem sofrido profundas mudanças nos últimos tempos. O perfil de consumo das famílias, por conseguinte, altera a interação entre o Médico Veterinário e seus clientes. Para fornecer serviços cada vez melhores e mais rentáveis, os profissionais do segmento devem estar atentos às essas mudanças. A relação homem-animal foi alterada intensamente, desde os primórdios, onde os animais eram ferramentas auxiliares para o cotidiano do homem até hoje, onde são tratados, muitas vezes, como membros da família. Esse processo se chama “antropomorfização” que pode ser uma das bases para essa transformação no mercado. Esse fenômeno pode tanto ser benéfico aos profissionais do segmento e ao mesmo tempo ser deletério ao animal, uma vez que não são mais fomentados seus hábitos naturais. Este trabalho visa levantar questões a respeito da antropomorfização, mercado veterinário e marketing, trazendo a discussão sobre esses temas.The pet market has undergone huge changes in recent times. The profile of household consumption, therefore, changes the interaction between veterinarians and their clients. To provide better services and more profitable, the professionals should be alert to these changes. The human-animal relationship has changed heavily since the dawn, when the animals were auxiliary tools for the daily life of the man until today, where they are often treated as members of the family. This process is called "anthropomorphizing" which can be one of the bases for this transformation in the market. This phenomenon may be beneficial to professionals and at the same time deleterious to the animal, since there are more encouraged their natural habits. This review aims to raise questions about the anthropomorphization, veterinary market and marketing, bringing the discussion on these themes.application/pdfporMercado profissionalMarketing : VeterinariaAntropomorfismoMedico veterinario : ProfissaoPet shopMarketingMarketVeterinaryAnthropomorphizationMercado pet na visão do médico veterinárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de VeterináriaPorto Alegre, BR-RS2017/1Medicina Veterináriagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001050606.pdf.txt001050606.pdf.txtExtracted Texttext/plain21816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231701/2/001050606.pdf.txtdd6ea66e59b767e8870bda479c8c0a5eMD52ORIGINAL001050606.pdfTexto completoapplication/pdf701968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231701/1/001050606.pdf76d9adda59f0285ebb02d9870511e345MD5110183/2317012021-11-20 06:14:27.304043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:14:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado pet na visão do médico veterinário
title Mercado pet na visão do médico veterinário
spellingShingle Mercado pet na visão do médico veterinário
Campos, Bruno Gomes de
Mercado profissional
Marketing : Veterinaria
Antropomorfismo
Medico veterinario : Profissao
Pet shop
Marketing
Market
Veterinary
Anthropomorphization
title_short Mercado pet na visão do médico veterinário
title_full Mercado pet na visão do médico veterinário
title_fullStr Mercado pet na visão do médico veterinário
title_full_unstemmed Mercado pet na visão do médico veterinário
title_sort Mercado pet na visão do médico veterinário
author Campos, Bruno Gomes de
author_facet Campos, Bruno Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Bruno Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beck, Carlos Afonso de Castro
contributor_str_mv Beck, Carlos Afonso de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado profissional
Marketing : Veterinaria
Antropomorfismo
Medico veterinario : Profissao
Pet shop
topic Mercado profissional
Marketing : Veterinaria
Antropomorfismo
Medico veterinario : Profissao
Pet shop
Marketing
Market
Veterinary
Anthropomorphization
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Market
Veterinary
Anthropomorphization
description O mercado pet tem sofrido profundas mudanças nos últimos tempos. O perfil de consumo das famílias, por conseguinte, altera a interação entre o Médico Veterinário e seus clientes. Para fornecer serviços cada vez melhores e mais rentáveis, os profissionais do segmento devem estar atentos às essas mudanças. A relação homem-animal foi alterada intensamente, desde os primórdios, onde os animais eram ferramentas auxiliares para o cotidiano do homem até hoje, onde são tratados, muitas vezes, como membros da família. Esse processo se chama “antropomorfização” que pode ser uma das bases para essa transformação no mercado. Esse fenômeno pode tanto ser benéfico aos profissionais do segmento e ao mesmo tempo ser deletério ao animal, uma vez que não são mais fomentados seus hábitos naturais. Este trabalho visa levantar questões a respeito da antropomorfização, mercado veterinário e marketing, trazendo a discussão sobre esses temas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-11T04:30:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231701
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001050606
url http://hdl.handle.net/10183/231701
identifier_str_mv 001050606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231701/2/001050606.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231701/1/001050606.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd6ea66e59b767e8870bda479c8c0a5e
76d9adda59f0285ebb02d9870511e345
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224615342637056