Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscilla Freitas de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96144
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.
id UFRGS-2_c15042cecfff14a804c8e82a07465530
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Priscilla Freitas deMenuzzi, Sérgio de Moura2014-06-06T02:06:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/96144000919064O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.application/pdfporArticuladores textuaisGramáticaLivro didáticoAnálise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919064.pdf000919064.pdfTexto completoapplication/pdf498081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/1/000919064.pdf7285fdf2fd3f06046f54450a9d00e981MD51TEXT000919064.pdf.txt000919064.pdf.txtExtracted Texttext/plain62635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/2/000919064.pdf.txtf5b937e11994b041a2d569ab7b73d346MD52THUMBNAIL000919064.pdf.jpg000919064.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/3/000919064.pdf.jpg0a8cce457e3cffbe423c27592b9abe40MD5310183/961442022-08-06 04:46:30.942955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
title Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
Oliveira, Priscilla Freitas de
Articuladores textuais
Gramática
Livro didático
title_short Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
title_full Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
title_sort Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
author Oliveira, Priscilla Freitas de
author_facet Oliveira, Priscilla Freitas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Priscilla Freitas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menuzzi, Sérgio de Moura
contributor_str_mv Menuzzi, Sérgio de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Articuladores textuais
Gramática
Livro didático
topic Articuladores textuais
Gramática
Livro didático
description O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-06T02:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96144
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919064
url http://hdl.handle.net/10183/96144
identifier_str_mv 000919064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/1/000919064.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/2/000919064.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/3/000919064.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7285fdf2fd3f06046f54450a9d00e981
f5b937e11994b041a2d569ab7b73d346
0a8cce457e3cffbe423c27592b9abe40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127752441856