Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96144 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos. |
id |
UFRGS-2_c15042cecfff14a804c8e82a07465530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Priscilla Freitas deMenuzzi, Sérgio de Moura2014-06-06T02:06:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/96144000919064O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.application/pdfporArticuladores textuaisGramáticaLivro didáticoAnálise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919064.pdf000919064.pdfTexto completoapplication/pdf498081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/1/000919064.pdf7285fdf2fd3f06046f54450a9d00e981MD51TEXT000919064.pdf.txt000919064.pdf.txtExtracted Texttext/plain62635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/2/000919064.pdf.txtf5b937e11994b041a2d569ab7b73d346MD52THUMBNAIL000919064.pdf.jpg000919064.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/3/000919064.pdf.jpg0a8cce457e3cffbe423c27592b9abe40MD5310183/961442022-08-06 04:46:30.942955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
title |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental Oliveira, Priscilla Freitas de Articuladores textuais Gramática Livro didático |
title_short |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Priscilla Freitas de |
author_facet |
Oliveira, Priscilla Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscilla Freitas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menuzzi, Sérgio de Moura |
contributor_str_mv |
Menuzzi, Sérgio de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articuladores textuais Gramática Livro didático |
topic |
Articuladores textuais Gramática Livro didático |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-06T02:06:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96144 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919064 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96144 |
identifier_str_mv |
000919064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/1/000919064.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/2/000919064.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96144/3/000919064.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7285fdf2fd3f06046f54450a9d00e981 f5b937e11994b041a2d569ab7b73d346 0a8cce457e3cffbe423c27592b9abe40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127752441856 |