Assédio moral virtual sob a perspectiva de trabalhadoras técnico-administrativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246169 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade explicar de que maneira a cultura patriarcal atua nas organizações, influenciando na ocorrência de prática de assédio moral contra trabalhadoras técnico-administrativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Para tanto, foi necessária uma revisão bibliográfica e documental para definir cultura patriarcal, relações de gênero e assédio moral laboral na modalidade virtual relacionando ao contexto universitário. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa no que tange à natureza é exploratória, descritiva e explicativa; em relação aos objetivos, é exploratória e explicativa; quanto à abordagem, é qualitativa e quantitativa; e sobre os procedimentos técnicos utilizados, estes se enquadram como pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa fundamenta-se em dados coletados em documentos oficiais, site institucional e a coleta de dados, foi realizada por meio da aplicação de um questionário às técnicas administrativas participantes do curso de capacitação promovido pela Escola de Desenvolvimento da UFRGS que tratou sobre o tema de assédio e relações de poder. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o fenômeno do assédio moral em regime de trabalho remoto foi praticado contra as técnicas administrativas e que o machismo e as relações desiguais de gênero foram os fatores indicados como razões para a prática desta violência. Os assediadores são, em sua grande maioria homens, mas há casos em que o assédio também foi praticado por mulheres, sendo exteriorizados mediante atos diversos. Isso demonstra ser imperiosa a implantação de programas e políticas de gestão institucional para o combate e a prevenção de assédio moral virtual contra mulheres. |
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Silva, Luana Mendes daCarvalho, Cristina Amelia Pereira de2022-08-05T04:40:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/246169001145769O presente trabalho tem por finalidade explicar de que maneira a cultura patriarcal atua nas organizações, influenciando na ocorrência de prática de assédio moral contra trabalhadoras técnico-administrativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Para tanto, foi necessária uma revisão bibliográfica e documental para definir cultura patriarcal, relações de gênero e assédio moral laboral na modalidade virtual relacionando ao contexto universitário. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa no que tange à natureza é exploratória, descritiva e explicativa; em relação aos objetivos, é exploratória e explicativa; quanto à abordagem, é qualitativa e quantitativa; e sobre os procedimentos técnicos utilizados, estes se enquadram como pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa fundamenta-se em dados coletados em documentos oficiais, site institucional e a coleta de dados, foi realizada por meio da aplicação de um questionário às técnicas administrativas participantes do curso de capacitação promovido pela Escola de Desenvolvimento da UFRGS que tratou sobre o tema de assédio e relações de poder. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o fenômeno do assédio moral em regime de trabalho remoto foi praticado contra as técnicas administrativas e que o machismo e as relações desiguais de gênero foram os fatores indicados como razões para a prática desta violência. Os assediadores são, em sua grande maioria homens, mas há casos em que o assédio também foi praticado por mulheres, sendo exteriorizados mediante atos diversos. Isso demonstra ser imperiosa a implantação de programas e políticas de gestão institucional para o combate e a prevenção de assédio moral virtual contra mulheres.This study aims to explain how the patriarchal culture acts in the organizations, influencing the occurrence of psychological harassment against administrative techniques workers at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). Therefore, a bibliographical and documental review was necessary to define patriarchal culture, gender relations and workplace moral harassment in the virtual modality relating to the university context. The methodology used to elaborate this research nature is exploratory, descriptive and explanatory; in relation to the objectives, it is exploratory and explanatory; as for the approach, it is qualitative and quantitative; and on the technical procedures, these are within the scope of bibliographic and documentary research. The research is based on data collected from official documents, institutional website and data collection was carried out through the application of a questionnaire to administrative techniques participating in the training course promoted by the Escola de Desenvolvimento da UFRGS (School of Development at UFRGS) that dealt with the topic harassment and power relations. Based on the results obtained, it was concluded that the phenomenon of psychological harassment in a remote work regime was practiced against administrative techniques and that male chauvinism and unequal gender relations were the factors indicated as reasons for the practice of this violence. The harassers are mostly men, but there are cases in which the harassment was also practiced by women, being expressed through various acts. This demonstrates that it is imperative to implement programs and institutional management policies for combating and preventing of virtual harassment against women.application/pdfporCOVID-19TeletrabalhoAssédio moral no trabalhoMulheresAdministração públicaVirtual psychological harassmentAdministrative techniques workersAssédio moral virtual sob a perspectiva de trabalhadoras técnico-administrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização Administração Pública no Século 21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145769.pdf.txt001145769.pdf.txtExtracted Texttext/plain236711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246169/2/001145769.pdf.txt06f8c02a231fefbc9b2566b71115111cMD52ORIGINAL001145769.pdfTexto completoapplication/pdf1223723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246169/1/001145769.pdfe93086500d8e7ab06961b1fa854544efMD5110183/2461692022-08-06 04:46:12.083209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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