Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Andrea Gabriela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Couto, Marcela Graef, Kessler, Júlia Avila, Silva, Milena da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250169
Resumo: Este escrito é um desdobramento de um projeto de pesquisa-extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) junto a berçários de escolas de educação infantil municipais e conveniadas de Porto Alegre. A partir dessa experiência, tomamos como questão o trabalho de educação-cuidado desenvolvido nas instituições de educação infantil e alguns atravessamentos de gênero, raça e classe que marcam essa profissão no Brasil. Para tanto, por meio de uma revisão narrativa de literatura, traçamos uma breve retomada histórica acerca da constituição da educação infantil nos contextos europeu e brasileiro e apresentamos trechos dos diários clínicos – materiais de registro adotados pelas pesquisadoras –extensionistas – que se articulam às questões discutidas. A partir desse processo de escrita, mostrou-se evidente a importância de considerar o trabalho das educadoras das escolas de educação infantil como uma confluência de aspectos históricos e sociais e como um panorama interseccional, permeado por atravessamentos de gênero, raça e classe, e por processos de desvalorização de diversas ordens.
id UFRGS-2_c1e79bc373fec87cd8af35b0c644038d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250169
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferrari, Andrea GabrielaCouto, Marcela GraefKessler, Júlia AvilaSilva, Milena da Rosa2022-10-22T05:01:27Z20220101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/250169001150905Este escrito é um desdobramento de um projeto de pesquisa-extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) junto a berçários de escolas de educação infantil municipais e conveniadas de Porto Alegre. A partir dessa experiência, tomamos como questão o trabalho de educação-cuidado desenvolvido nas instituições de educação infantil e alguns atravessamentos de gênero, raça e classe que marcam essa profissão no Brasil. Para tanto, por meio de uma revisão narrativa de literatura, traçamos uma breve retomada histórica acerca da constituição da educação infantil nos contextos europeu e brasileiro e apresentamos trechos dos diários clínicos – materiais de registro adotados pelas pesquisadoras –extensionistas – que se articulam às questões discutidas. A partir desse processo de escrita, mostrou-se evidente a importância de considerar o trabalho das educadoras das escolas de educação infantil como uma confluência de aspectos históricos e sociais e como um panorama interseccional, permeado por atravessamentos de gênero, raça e classe, e por processos de desvalorização de diversas ordens.This article is an appendix to a research-extension project developed by the Nucleus of Studies in Psychoanalysis and Infancies with municipal nurse-ries from Porto Alegre. Based on this experience, we decided to investigate the education care work developed in kindergarten institutions and also how social markers such as gender, race and class can mark this profession in Brazil. For this purpose, we have done a brief historical summary of the constitution of the European and Brazilian kindergartens through a narrative revision of literature; furthermore, we have selected a few excerpts from clinicals diaries – registration materials adopted by the ones involved in the research-extension project – which relate with our investigation. Throughout that process, it has been shown the significance of considering the work done by nursery educators as a confluence of historical and social aspects and an intersectional panorama, permeated by gender, race, class and devaluation processes of diverse natures.Este escrito es un despliegue de un proyecto de investigación-ex-tensión desarrollado por el Núcleo de Estudios en Psicoanálisis y Infancias con guarderías del Município de Porto Alegre. A partir de esta experiencia, surge especial interés sobre el trabajo de cuidado-educación desarrollado en las instituciones de educación infantil y algunas intersecciones entre género, raza y clase que marcan esta profesión en Brasil. Por este motivo y a través de una revisión narrativa de literatura, presentamos una breve revisión histórica sobre el surgimiento de la educación infantil en los contextos europeo y brasileño y seleccionamos fragmentos de diarios clínicos – materiales de registro adoptados por las investigadoras-extensionistas – los cuales tienen relación con los asuntos discutidos. A partir de este proceso de redacción, se hace evidente la importancia de considerar el trabajo de las educadoras de guardería como una confluencia de aspectos históricos y sociales, así como también un panorama interseccional permeado por cruces de género, raza y clase y por procesos de desvalorización de diversos tipos.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Vol. 45, n. 1 (2022), e-41780, p. 1-12Educadores infantisGêneroCrechesPsicanalise de criancasBebêsCuidado da criançaKindergartenWorkGenderEducación infantilTrabajoGéneroEducadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidadoEducators in kindergartens : intersections between education and care workEducadoras en los jardines de infancia : intersecciones del trabajo de educación-cuidadoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150905.pdf.txt001150905.pdf.txtExtracted Texttext/plain54032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250169/2/001150905.pdf.txte024397598c7c7616cb18f90fe03e9deMD52ORIGINAL001150905.pdfTexto completoapplication/pdf328865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250169/1/001150905.pdf1dafc027bda3b75d32753f999b063ae1MD5110183/2501692024-02-25 05:03:27.103445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-25T08:03:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educators in kindergartens : intersections between education and care work
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educadoras en los jardines de infancia : intersecciones del trabajo de educación-cuidado
title Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
spellingShingle Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
Ferrari, Andrea Gabriela
Educadores infantis
Gênero
Creches
Psicanalise de criancas
Bebês
Cuidado da criança
Kindergarten
Work
Gender
Educación infantil
Trabajo
Género
title_short Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
title_full Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
title_fullStr Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
title_full_unstemmed Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
title_sort Educadoras na educação infantil : intersecções do trabalho de educação-cuidado
author Ferrari, Andrea Gabriela
author_facet Ferrari, Andrea Gabriela
Couto, Marcela Graef
Kessler, Júlia Avila
Silva, Milena da Rosa
author_role author
author2 Couto, Marcela Graef
Kessler, Júlia Avila
Silva, Milena da Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Andrea Gabriela
Couto, Marcela Graef
Kessler, Júlia Avila
Silva, Milena da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores infantis
Gênero
Creches
Psicanalise de criancas
Bebês
Cuidado da criança
topic Educadores infantis
Gênero
Creches
Psicanalise de criancas
Bebês
Cuidado da criança
Kindergarten
Work
Gender
Educación infantil
Trabajo
Género
dc.subject.eng.fl_str_mv Kindergarten
Work
Gender
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Trabajo
Género
description Este escrito é um desdobramento de um projeto de pesquisa-extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) junto a berçários de escolas de educação infantil municipais e conveniadas de Porto Alegre. A partir dessa experiência, tomamos como questão o trabalho de educação-cuidado desenvolvido nas instituições de educação infantil e alguns atravessamentos de gênero, raça e classe que marcam essa profissão no Brasil. Para tanto, por meio de uma revisão narrativa de literatura, traçamos uma breve retomada histórica acerca da constituição da educação infantil nos contextos europeu e brasileiro e apresentamos trechos dos diários clínicos – materiais de registro adotados pelas pesquisadoras –extensionistas – que se articulam às questões discutidas. A partir desse processo de escrita, mostrou-se evidente a importância de considerar o trabalho das educadoras das escolas de educação infantil como uma confluência de aspectos históricos e sociais e como um panorama interseccional, permeado por atravessamentos de gênero, raça e classe, e por processos de desvalorização de diversas ordens.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-22T05:01:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250169
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150905
identifier_str_mv 0101-465X
001150905
url http://hdl.handle.net/10183/250169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Vol. 45, n. 1 (2022), e-41780, p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250169/2/001150905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250169/1/001150905.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e024397598c7c7616cb18f90fe03e9de
1dafc027bda3b75d32753f999b063ae1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447809450573824