Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Peixoto, Fernando Augusto Braun
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189262
Resumo: O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os anos 1940 e 1960, no Rio Grande do Sul. O contexto das falas é o de duas rodas de conversa realizadas em novembro de 2013, mediadas pelos autores. O tema proposto para as rodas de conversa era o ensino de matemática na escola primária; as memórias do Curso Normal emergiram, nas vozes das professoras, como um transbordamento da proposta inicial e como fio articulador de suas trajetórias. Os excertos selecionados e comentados no artigo são articulados segundo a escuta, pelos autores, dessas memórias sobre ser normalista e tornar-se professora, ou sobre aprender a ser professora primária. O estudo e o ensino dos saberes matemáticos são evocados como constitutivos de diferentes momentos desse percurso. Ser professora era também ser normalista: nas perspectivas das ex-alunas, os conteúdos matemáticos prescritos pelo programa deviam ser ensinados segundo as orientações e os preceitos escolanovistas aprendidos no Curso Normal.
id UFRGS-2_c2886c7d22c983f2e64e8cd01197dfc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189262
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Búrigo, Elisabete ZardoPeixoto, Fernando Augusto Braun2019-03-08T02:30:58Z20181518-8221http://hdl.handle.net/10183/189262001089296O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os anos 1940 e 1960, no Rio Grande do Sul. O contexto das falas é o de duas rodas de conversa realizadas em novembro de 2013, mediadas pelos autores. O tema proposto para as rodas de conversa era o ensino de matemática na escola primária; as memórias do Curso Normal emergiram, nas vozes das professoras, como um transbordamento da proposta inicial e como fio articulador de suas trajetórias. Os excertos selecionados e comentados no artigo são articulados segundo a escuta, pelos autores, dessas memórias sobre ser normalista e tornar-se professora, ou sobre aprender a ser professora primária. O estudo e o ensino dos saberes matemáticos são evocados como constitutivos de diferentes momentos desse percurso. Ser professora era também ser normalista: nas perspectivas das ex-alunas, os conteúdos matemáticos prescritos pelo programa deviam ser ensinados segundo as orientações e os preceitos escolanovistas aprendidos no Curso Normal.The article presents commented records of the statements of eight former students of the Flores da Cunha General Education Institute in Porto Alegre, about their memories of the teachers training held in the Curso Normal and the beginning of teaching in the primary schools between the years 1940 and 1960, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Talks were held during two conversations in November 2013. The proposed theme for the conversations was the teaching of mathematics in primary school; the memories of the Curso Normal emerged, in the voices of the teachers, as an overflow of the initial proposal and as the articulator of their trajectories. The excerpts selected and commented on in the article are articulated according to the authors’ listening of theirmemories about being a normalista, that is, a student of the Curso Normaland becoming a teacher, or about learning to be a primary school teacher. The study and teaching of mathematical knowledge are evoked as constitutive of different moments of their trajectories. In the teachers’ voices, to be a teacher was also to be a normalista: the mathematical contents prescribed by the program were to be taught according to the Progressive School precepts and the guidelines learned in the Curso Normal.application/pdfporEducação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 2, no. 19 (2018), p. 21-33Magisterio : EnsinoEnsino de matemáticaFormação de professores : MatemáticaEnsino primárioMemoriesTeachers collegeMathematics teachingElementary schoolAprender a ensinar : memórias de professoras normalistasLearning to teach : memories of elementary school teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089296.pdf.txt001089296.pdf.txtExtracted Texttext/plain61508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189262/2/001089296.pdf.txt9f5dcf0112e5483ab433a3c6001a35c4MD52ORIGINAL001089296.pdfTexto completoapplication/pdf795818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189262/1/001089296.pdf9c7a241883a647d1dbc27f932007145cMD5110183/1892622022-02-22 04:46:34.397555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189262Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:46:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning to teach : memories of elementary school teachers
title Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
spellingShingle Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
Búrigo, Elisabete Zardo
Magisterio : Ensino
Ensino de matemática
Formação de professores : Matemática
Ensino primário
Memories
Teachers college
Mathematics teaching
Elementary school
title_short Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
title_full Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
title_fullStr Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
title_full_unstemmed Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
title_sort Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
author Búrigo, Elisabete Zardo
author_facet Búrigo, Elisabete Zardo
Peixoto, Fernando Augusto Braun
author_role author
author2 Peixoto, Fernando Augusto Braun
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
Peixoto, Fernando Augusto Braun
dc.subject.por.fl_str_mv Magisterio : Ensino
Ensino de matemática
Formação de professores : Matemática
Ensino primário
topic Magisterio : Ensino
Ensino de matemática
Formação de professores : Matemática
Ensino primário
Memories
Teachers college
Mathematics teaching
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Memories
Teachers college
Mathematics teaching
Elementary school
description O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os anos 1940 e 1960, no Rio Grande do Sul. O contexto das falas é o de duas rodas de conversa realizadas em novembro de 2013, mediadas pelos autores. O tema proposto para as rodas de conversa era o ensino de matemática na escola primária; as memórias do Curso Normal emergiram, nas vozes das professoras, como um transbordamento da proposta inicial e como fio articulador de suas trajetórias. Os excertos selecionados e comentados no artigo são articulados segundo a escuta, pelos autores, dessas memórias sobre ser normalista e tornar-se professora, ou sobre aprender a ser professora primária. O estudo e o ensino dos saberes matemáticos são evocados como constitutivos de diferentes momentos desse percurso. Ser professora era também ser normalista: nas perspectivas das ex-alunas, os conteúdos matemáticos prescritos pelo programa deviam ser ensinados segundo as orientações e os preceitos escolanovistas aprendidos no Curso Normal.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-08T02:30:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189262
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089296
identifier_str_mv 1518-8221
001089296
url http://hdl.handle.net/10183/189262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 2, no. 19 (2018), p. 21-33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189262/2/001089296.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189262/1/001089296.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f5dcf0112e5483ab433a3c6001a35c4
9c7a241883a647d1dbc27f932007145c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224963434217472