A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercatelli Neto, Helinton [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91093
Resumo: Este trabalho faz um levantamento da Coleção História da Matemática para Professores editada pela Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), buscando identificar características das propostas pedagógicas voltadas ao professor das séries finais do Ensino Fundamental. Essa busca foi motivada pela constatação de que o professor de Matemática anseia por integrar a História da Matemática em sua prática docente, mas esbarra na pouca disponibilidade de textos acessíveis e adequados a sua prática docente. O objetivo principal foi desenhar um panorama do material que existe disponível para esse nível de ensino e, mais especificamente, elencar quais livros-texto possuem certos elementos que ajudariam o professor a usar a História da Matemática em sua aula, tais como encaminhamentos de como proceder na aplicação de determinada proposta, atividades e exercícios sugeridos em quantidade suficiente, entre outras. A análise revelou que não existem muitos livros da coleção que se enquadram nestas características, sendo um indicativo do que ainda pode ser feito em um futuro próximo por pesquisadores ou professores da área.
id UNSP_7063db7ad20d5bdae4600ccf1827c1e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91093
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamentalProfessores de matematicaSala de aulaCollection History of Mathematics for TeachersElementary schoolTextbooksClassroomMathematics teachersEste trabalho faz um levantamento da Coleção História da Matemática para Professores editada pela Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), buscando identificar características das propostas pedagógicas voltadas ao professor das séries finais do Ensino Fundamental. Essa busca foi motivada pela constatação de que o professor de Matemática anseia por integrar a História da Matemática em sua prática docente, mas esbarra na pouca disponibilidade de textos acessíveis e adequados a sua prática docente. O objetivo principal foi desenhar um panorama do material que existe disponível para esse nível de ensino e, mais especificamente, elencar quais livros-texto possuem certos elementos que ajudariam o professor a usar a História da Matemática em sua aula, tais como encaminhamentos de como proceder na aplicação de determinada proposta, atividades e exercícios sugeridos em quantidade suficiente, entre outras. A análise revelou que não existem muitos livros da coleção que se enquadram nestas características, sendo um indicativo do que ainda pode ser feito em um futuro próximo por pesquisadores ou professores da área.This work does a literature review in the “Coleção História da Matemática para Professores” (Collection History of Mathematics for Teachers) edited by the Sociedade Brasileira de História da Matemática (Brazilian Society of History of Mathematics – SBHMat), trying to identify which textbooks are able to help the teacher - specifically, that one who teaches in the final years of Elementary School in Brazil - to integrate History of Mathematics in his classroom. This search was motivated by the assumption that Mathematics teachers would like to integrate history in his/her classroom, but has problems with the small availability of accessible and suitable text-books. The main objective was to outline a panorama of the available textbooks, that focus on the last years of Elementary School and, more specifically, point out which textbooks have elements that could help the teacher to use History of Mathematics in his practice, such as suggesting activities and exercises to accomplish tasks. The analysis revealed that does not exists many textbooks with those characteristics in the collection, which one can see as an indicative of possible researches to be carried out by researchers or Mathematics teachers within this area in a near future.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mercatelli Neto, Helinton [UNESP]2014-06-11T19:24:53Z2014-06-11T19:24:53Z2009-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 f. : il., tabs.application/pdfMERCATELLI NETO, Helinton. A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental. 2009. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91093000587730mercatellineto_h_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91093Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:16.102142Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
title A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
spellingShingle A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
Mercatelli Neto, Helinton [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores de matematica
Sala de aula
Collection History of Mathematics for Teachers
Elementary school
Textbooks
Classroom
Mathematics teachers
title_short A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
title_full A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
title_fullStr A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
title_sort A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
author Mercatelli Neto, Helinton [UNESP]
author_facet Mercatelli Neto, Helinton [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercatelli Neto, Helinton [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores de matematica
Sala de aula
Collection History of Mathematics for Teachers
Elementary school
Textbooks
Classroom
Mathematics teachers
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores de matematica
Sala de aula
Collection History of Mathematics for Teachers
Elementary school
Textbooks
Classroom
Mathematics teachers
description Este trabalho faz um levantamento da Coleção História da Matemática para Professores editada pela Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), buscando identificar características das propostas pedagógicas voltadas ao professor das séries finais do Ensino Fundamental. Essa busca foi motivada pela constatação de que o professor de Matemática anseia por integrar a História da Matemática em sua prática docente, mas esbarra na pouca disponibilidade de textos acessíveis e adequados a sua prática docente. O objetivo principal foi desenhar um panorama do material que existe disponível para esse nível de ensino e, mais especificamente, elencar quais livros-texto possuem certos elementos que ajudariam o professor a usar a História da Matemática em sua aula, tais como encaminhamentos de como proceder na aplicação de determinada proposta, atividades e exercícios sugeridos em quantidade suficiente, entre outras. A análise revelou que não existem muitos livros da coleção que se enquadram nestas características, sendo um indicativo do que ainda pode ser feito em um futuro próximo por pesquisadores ou professores da área.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-13
2014-06-11T19:24:53Z
2014-06-11T19:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MERCATELLI NETO, Helinton. A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental. 2009. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91093
000587730
mercatellineto_h_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MERCATELLI NETO, Helinton. A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental. 2009. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
000587730
mercatellineto_h_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128648365998080