Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos, Abreu, Ijaciara Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164979
Resumo: Na construção deste artigo, traçamos objetivos, pois eles nos levam ao estabelecimento de rotas. Desta forma, metaforizamos “Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro de Edgar Morin (2002), com a construção do conhecimento geográfico/cartográfico no ensino escolar. Parece que, através do desafio deste artigo, nascerão frutos, tanto para os autores, como para professores de Geografia e pesquisadores, no sentido de, em outras considerações sobre a temática, retomarmos os autores, com novas leituras e discussões críticas, na busca de ideias e de outras verdades provisórias, bem como a ações pedagógicas não lineares. Assim, este artigo através de ações bibliográficas, objetiva direcionar aos professores que ensinam Geografia a buscarem caminhos e, com a acomodação, outros direcionamentos para ensinar Cartografia, no sentido de dar conta da espacialidade da Geografia.
id UFRGS-2_c33587514be38ba7a76fb15c19fcce0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164979
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu eCastrogiovanni, Antonio CarlosAbreu, Ijaciara Barros de2017-08-09T02:36:17Z20172359-1870http://hdl.handle.net/10183/164979001024039Na construção deste artigo, traçamos objetivos, pois eles nos levam ao estabelecimento de rotas. Desta forma, metaforizamos “Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro de Edgar Morin (2002), com a construção do conhecimento geográfico/cartográfico no ensino escolar. Parece que, através do desafio deste artigo, nascerão frutos, tanto para os autores, como para professores de Geografia e pesquisadores, no sentido de, em outras considerações sobre a temática, retomarmos os autores, com novas leituras e discussões críticas, na busca de ideias e de outras verdades provisórias, bem como a ações pedagógicas não lineares. Assim, este artigo através de ações bibliográficas, objetiva direcionar aos professores que ensinam Geografia a buscarem caminhos e, com a acomodação, outros direcionamentos para ensinar Cartografia, no sentido de dar conta da espacialidade da Geografia.In the construction of this article, we draw objectives, as they lead us to the establishment of routes. In this way, we metaphorize "The Seven Knowledge necessary for Education of the Future of Edgar Morin (2002), with the construction of geographic / cartographic knowledge in school education. It seems that, through the challenge of this article, there will be fruit, both for the authors and for teachers of Geography and researchers, in the sense that, in other considerations on the subject, we return to the authors, with new readings and critical discussions, in search of Ideas and other provisional truths, as well as non-linear pedagogical actions. Thus, this article through bibliographic actions, aims to direct teachers who teach Geography to seek ways and, with accommodation, other directions to teach Cartography, in order to account for the spatiality of Geography.En la construcción de este artículo, nos basamos objetivos porque nos llevan a la creación de rutas. Por lo tanto, metaforizamos "Siete Saberes necesarios futura educación Edgar Morin (2002), con la construcción de conocimiento geográfico / mapeo de la enseñanza escolar. Parece que a través del reto de este artículo, las frutas nacido, tanto para los autores como para los profesores de geografía e investigadores, en el sentido en el examen de la cuestión, reanudar los autores, con nuevas lecturas y debates críticos en la búsqueda de ideas y otras verdades provisionales, así como acciones pedagógicas no lineales. Por lo tanto, este artículo a través de acciones bibliográficas, tiene como objetivo dirigir los maestros para enseñar geografía a buscar maneras y con el alojamiento, otras direcciones para enseñar Cartografía, para darse cuenta de la espacialidad de Geografía.application/pdfporPesquisar: Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, SC. Vol. 1, n. 1 (maio 2017), p. 1-16GeografiaCartografiaEducação infantilCriançaGeography TeachingTeaching of CartographyCartography for ChildrenSchool CartographyEnseñanza de la GeografíaEnseñanza de CartografáaCartografía para los NiñosCartografía EscolarOs sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafiosThe seven duties needed for the teaching of geography and school cartography as challenges Los siete deberes necesarios para la enseñanza de la geografía y de la cartografía escolar como desafíos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024039.pdf001024039.pdfTexto completoapplication/pdf601071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164979/1/001024039.pdf3a58547613ea02b45f8256fb4ee9eadfMD51TEXT001024039.pdf.txt001024039.pdf.txtExtracted Texttext/plain45371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164979/2/001024039.pdf.txt0a44bdbf8d205d5dab6cd746f7a13352MD52THUMBNAIL001024039.pdf.jpg001024039.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164979/3/001024039.pdf.jpgb5b5c133b27f4f5efa70a9047891d2e8MD5310183/1649792021-03-09 04:43:51.945919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:43:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The seven duties needed for the teaching of geography and school cartography as challenges
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los siete deberes necesarios para la enseñanza de la geografía y de la cartografía escolar como desafíos
title Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
spellingShingle Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Geografia
Cartografia
Educação infantil
Criança
Geography Teaching
Teaching of Cartography
Cartography for Children
School Cartography
Enseñanza de la Geografía
Enseñanza de Cartografáa
Cartografía para los Niños
Cartografía Escolar
title_short Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
title_full Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
title_fullStr Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
title_full_unstemmed Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
title_sort Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios
author Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
author_facet Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Castrogiovanni, Antonio Carlos
Abreu, Ijaciara Barros de
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
Abreu, Ijaciara Barros de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Castrogiovanni, Antonio Carlos
Abreu, Ijaciara Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Cartografia
Educação infantil
Criança
topic Geografia
Cartografia
Educação infantil
Criança
Geography Teaching
Teaching of Cartography
Cartography for Children
School Cartography
Enseñanza de la Geografía
Enseñanza de Cartografáa
Cartografía para los Niños
Cartografía Escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography Teaching
Teaching of Cartography
Cartography for Children
School Cartography
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de la Geografía
Enseñanza de Cartografáa
Cartografía para los Niños
Cartografía Escolar
description Na construção deste artigo, traçamos objetivos, pois eles nos levam ao estabelecimento de rotas. Desta forma, metaforizamos “Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro de Edgar Morin (2002), com a construção do conhecimento geográfico/cartográfico no ensino escolar. Parece que, através do desafio deste artigo, nascerão frutos, tanto para os autores, como para professores de Geografia e pesquisadores, no sentido de, em outras considerações sobre a temática, retomarmos os autores, com novas leituras e discussões críticas, na busca de ideias e de outras verdades provisórias, bem como a ações pedagógicas não lineares. Assim, este artigo através de ações bibliográficas, objetiva direcionar aos professores que ensinam Geografia a buscarem caminhos e, com a acomodação, outros direcionamentos para ensinar Cartografia, no sentido de dar conta da espacialidade da Geografia.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T02:36:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164979
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-1870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024039
identifier_str_mv 2359-1870
001024039
url http://hdl.handle.net/10183/164979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pesquisar: Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, SC. Vol. 1, n. 1 (maio 2017), p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164979/1/001024039.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164979/2/001024039.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164979/3/001024039.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a58547613ea02b45f8256fb4ee9eadf
0a44bdbf8d205d5dab6cd746f7a13352
b5b5c133b27f4f5efa70a9047891d2e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487351853318144