Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169523 |
Resumo: | Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral. |
id |
UFRGS-2_c383b9b718001518d2909e088f86d27c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169523 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Fabricio UngarettiMachado, Maria Berenice da Costa2017-10-18T05:36:50Z2017http://hdl.handle.net/10183/169523001048840Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral.This monograph focuses on the electoral campaign of José Ivo Sartori to the Government of Rio Grande do Sul in 2014, candidate who occupied the fourth position and won the electoral contest in the two shifts. We inferred credits to campaign reporting this turn. As object of the study, the electoral spots broadcast in the commercial range of the television programming grid, during the first round. We consider television to be still the medium of communication with the largest audience. Our main objective is to understand how the candidature was positioned and what image the candidate wanted for Sartori. The corpus of analysis are six spots, we intend to find in them indicators that make it possible to infer reasons for the campaign to have been sacred victorious. The methodology includes, besides documentary analysis, a bibliographic review with a review of concepts pertinent to political propaganda, to the history of the State and to the formation of the people of Rio Grande do Sul; We contextualize the political conjuncture and the electoral scenario.application/pdfporCampanha eleitoralPropaganda políticaImagemAdvertisingElections 2014ImagePositioningCampaignPosicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turnoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048840.pdf001048840.pdfTexto completoapplication/pdf1858200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/1/001048840.pdf0e418c66902d970dfa7f3868db8a3da5MD51TEXT001048840.pdf.txt001048840.pdf.txtExtracted Texttext/plain121497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/2/001048840.pdf.txtfef1e411af5fc0b166b1be89d86cb8acMD52THUMBNAIL001048840.pdf.jpg001048840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/3/001048840.pdf.jpgf13609c2785cc6939ded78b14d595a45MD5310183/1695232018-10-29 09:05:28.216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169523Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
title |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
spellingShingle |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno Coutinho, Fabricio Ungaretti Campanha eleitoral Propaganda política Imagem Advertising Elections 2014 Image Positioning Campaign |
title_short |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
title_full |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
title_fullStr |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
title_full_unstemmed |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
title_sort |
Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno |
author |
Coutinho, Fabricio Ungaretti |
author_facet |
Coutinho, Fabricio Ungaretti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Fabricio Ungaretti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
contributor_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha eleitoral Propaganda política Imagem |
topic |
Campanha eleitoral Propaganda política Imagem Advertising Elections 2014 Image Positioning Campaign |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Elections 2014 Image Positioning Campaign |
description |
Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T05:36:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169523 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169523 |
identifier_str_mv |
001048840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/1/001048840.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/2/001048840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/3/001048840.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e418c66902d970dfa7f3868db8a3da5 fef1e411af5fc0b166b1be89d86cb8ac f13609c2785cc6939ded78b14d595a45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447204971675648 |