Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Fabricio Ungaretti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169523
Resumo: Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral.
id UFRGS-2_c383b9b718001518d2909e088f86d27c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169523
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coutinho, Fabricio UngarettiMachado, Maria Berenice da Costa2017-10-18T05:36:50Z2017http://hdl.handle.net/10183/169523001048840Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral.This monograph focuses on the electoral campaign of José Ivo Sartori to the Government of Rio Grande do Sul in 2014, candidate who occupied the fourth position and won the electoral contest in the two shifts. We inferred credits to campaign reporting this turn. As object of the study, the electoral spots broadcast in the commercial range of the television programming grid, during the first round. We consider television to be still the medium of communication with the largest audience. Our main objective is to understand how the candidature was positioned and what image the candidate wanted for Sartori. The corpus of analysis are six spots, we intend to find in them indicators that make it possible to infer reasons for the campaign to have been sacred victorious. The methodology includes, besides documentary analysis, a bibliographic review with a review of concepts pertinent to political propaganda, to the history of the State and to the formation of the people of Rio Grande do Sul; We contextualize the political conjuncture and the electoral scenario.application/pdfporCampanha eleitoralPropaganda políticaImagemAdvertisingElections 2014ImagePositioningCampaignPosicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turnoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048840.pdf001048840.pdfTexto completoapplication/pdf1858200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/1/001048840.pdf0e418c66902d970dfa7f3868db8a3da5MD51TEXT001048840.pdf.txt001048840.pdf.txtExtracted Texttext/plain121497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/2/001048840.pdf.txtfef1e411af5fc0b166b1be89d86cb8acMD52THUMBNAIL001048840.pdf.jpg001048840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/3/001048840.pdf.jpgf13609c2785cc6939ded78b14d595a45MD5310183/1695232018-10-29 09:05:28.216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169523Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
title Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
spellingShingle Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
Coutinho, Fabricio Ungaretti
Campanha eleitoral
Propaganda política
Imagem
Advertising
Elections 2014
Image
Positioning
Campaign
title_short Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
title_full Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
title_fullStr Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
title_full_unstemmed Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
title_sort Posicionamento da candidatura e imagem de Sartori na campanha para o Governo do Rio Grande do Sul em 2014: análise de seis spots eleitorais veiculados no primeiro turno
author Coutinho, Fabricio Ungaretti
author_facet Coutinho, Fabricio Ungaretti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Fabricio Ungaretti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
contributor_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha eleitoral
Propaganda política
Imagem
topic Campanha eleitoral
Propaganda política
Imagem
Advertising
Elections 2014
Image
Positioning
Campaign
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Elections 2014
Image
Positioning
Campaign
description Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral de José Ivo Sartori ao Governo do Rio Grande do Sul em 2014, candidato que ocupava a quarta posição e venceu a disputa eleitoral nos dois turnos. Inferimos créditos à comunicação da campanha nessa virada. Como objeto do estudo, os spots eleitorais veiculados no intervalo comercial da grade de programação televisiva, durante o primeiro turno. Consideramos a televisão por ser ainda o meio de comunicação com maior audiência. Nosso objetivo principal é compreender como foi posicionada a candidatura e qual a imagem desejada para o candidato Sartori. O corpus de análise são seis spots, pretendemos encontrar neles indicadores que possibilitem inferir razões para a campanha ter-se sagrado vitoriosa. A metodologia inclui além da análise documental, revisão bibliográfica com revisão de conceitos pertinentes à propaganda política, à história do Estado e à formação do povo gaúcho; contextualizamos a conjuntura política e o cenário eleitoral.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:36:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169523
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048840
url http://hdl.handle.net/10183/169523
identifier_str_mv 001048840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/1/001048840.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/2/001048840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169523/3/001048840.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e418c66902d970dfa7f3868db8a3da5
fef1e411af5fc0b166b1be89d86cb8ac
f13609c2785cc6939ded78b14d595a45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447204971675648