Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Denise
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140160
Resumo: O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias que utilizam para que a cooperação ocorra. Os sujeitos desta pesquisa são tutores de sede que já atuaram ou atuam em dupla ou trio na mesma interdisciplina. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário enviado por correio eletrônico para todos os tutores de sede, sendo que oito responderam. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Genética, especialmente a partir do conceito de cooperação. Após a análise dos dados foi possível identificar três diferentes categorias de estratégias quanto à cooperação na sua atuação como tutor, sendo elas: a colaboração, uma tentativa para que haja cooperação e efetiva cooperação.
id UFRGS-2_c45ef9bde709681d6e85f8a5469c7e27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140160
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, DeniseMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-04T02:07:39Z2010http://hdl.handle.net/10183/140160000990457O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias que utilizam para que a cooperação ocorra. Os sujeitos desta pesquisa são tutores de sede que já atuaram ou atuam em dupla ou trio na mesma interdisciplina. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário enviado por correio eletrônico para todos os tutores de sede, sendo que oito responderam. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Genética, especialmente a partir do conceito de cooperação. Após a análise dos dados foi possível identificar três diferentes categorias de estratégias quanto à cooperação na sua atuação como tutor, sendo elas: a colaboração, uma tentativa para que haja cooperação e efetiva cooperação.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaEstratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990457.pdf000990457.pdfTexto completoapplication/pdf47640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/1/000990457.pdfdcd22098a42f0dfa73f35b2d3534d33dMD51TEXT000990457.pdf.txt000990457.pdf.txtExtracted Texttext/plain24255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/2/000990457.pdf.txt5feff41463a77fe37ce447442916248cMD52THUMBNAIL000990457.pdf.jpg000990457.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/3/000990457.pdf.jpg3500fdbb3605310869f2c18f39d6797bMD5310183/1401602021-12-06 05:34:44.452169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
title Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
spellingShingle Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
Severo, Denise
Tutoria
Ensino a distância
title_short Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
title_full Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
title_fullStr Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
title_full_unstemmed Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
title_sort Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
author Severo, Denise
author_facet Severo, Denise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Denise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
topic Tutoria
Ensino a distância
description O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias que utilizam para que a cooperação ocorra. Os sujeitos desta pesquisa são tutores de sede que já atuaram ou atuam em dupla ou trio na mesma interdisciplina. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário enviado por correio eletrônico para todos os tutores de sede, sendo que oito responderam. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Genética, especialmente a partir do conceito de cooperação. Após a análise dos dados foi possível identificar três diferentes categorias de estratégias quanto à cooperação na sua atuação como tutor, sendo elas: a colaboração, uma tentativa para que haja cooperação e efetiva cooperação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990457
url http://hdl.handle.net/10183/140160
identifier_str_mv 000990457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/1/000990457.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/2/000990457.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/3/000990457.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcd22098a42f0dfa73f35b2d3534d33d
5feff41463a77fe37ce447442916248c
3500fdbb3605310869f2c18f39d6797b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447171299803136