Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140160 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias que utilizam para que a cooperação ocorra. Os sujeitos desta pesquisa são tutores de sede que já atuaram ou atuam em dupla ou trio na mesma interdisciplina. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário enviado por correio eletrônico para todos os tutores de sede, sendo que oito responderam. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Genética, especialmente a partir do conceito de cooperação. Após a análise dos dados foi possível identificar três diferentes categorias de estratégias quanto à cooperação na sua atuação como tutor, sendo elas: a colaboração, uma tentativa para que haja cooperação e efetiva cooperação. |
id |
UFRGS-2_c45ef9bde709681d6e85f8a5469c7e27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140160 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Severo, DeniseMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-04T02:07:39Z2010http://hdl.handle.net/10183/140160000990457O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias que utilizam para que a cooperação ocorra. Os sujeitos desta pesquisa são tutores de sede que já atuaram ou atuam em dupla ou trio na mesma interdisciplina. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário enviado por correio eletrônico para todos os tutores de sede, sendo que oito responderam. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Genética, especialmente a partir do conceito de cooperação. Após a análise dos dados foi possível identificar três diferentes categorias de estratégias quanto à cooperação na sua atuação como tutor, sendo elas: a colaboração, uma tentativa para que haja cooperação e efetiva cooperação.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaEstratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990457.pdf000990457.pdfTexto completoapplication/pdf47640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/1/000990457.pdfdcd22098a42f0dfa73f35b2d3534d33dMD51TEXT000990457.pdf.txt000990457.pdf.txtExtracted Texttext/plain24255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/2/000990457.pdf.txt5feff41463a77fe37ce447442916248cMD52THUMBNAIL000990457.pdf.jpg000990457.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/3/000990457.pdf.jpg3500fdbb3605310869f2c18f39d6797bMD5310183/1401602021-12-06 05:34:44.452169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
title |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
spellingShingle |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD Severo, Denise Tutoria Ensino a distância |
title_short |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
title_full |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
title_fullStr |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
title_sort |
Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD |
author |
Severo, Denise |
author_facet |
Severo, Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Denise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância |
description |
O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias que utilizam para que a cooperação ocorra. Os sujeitos desta pesquisa são tutores de sede que já atuaram ou atuam em dupla ou trio na mesma interdisciplina. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário enviado por correio eletrônico para todos os tutores de sede, sendo que oito responderam. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Genética, especialmente a partir do conceito de cooperação. Após a análise dos dados foi possível identificar três diferentes categorias de estratégias quanto à cooperação na sua atuação como tutor, sendo elas: a colaboração, uma tentativa para que haja cooperação e efetiva cooperação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140160 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990457 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140160 |
identifier_str_mv |
000990457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/1/000990457.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/2/000990457.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140160/3/000990457.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcd22098a42f0dfa73f35b2d3534d33d 5feff41463a77fe37ce447442916248c 3500fdbb3605310869f2c18f39d6797b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447171299803136 |