O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bello, Alexandre Toaldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zanette, Jaime Eduardo, Felipe, Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216694
Resumo: Neste artigo, a partir da proposição de uma lei que limita a atuação de homens na Educação Infantil no Estado de São Paulo, problematizamos a figura do homem-professor nesta etapa da educação. Sustentados nos Estudos de Gênero, de vertente pós-estruturalista, nos cabe considerar que nossas instituições educativas são atravessadas por scripts de gênero que dimensionam nosso olhar e conduzem a conduta dos sujeitos. Este texto foi produzido através do diálogo entre duas pesquisas produzidas em momentos distintos (BELLO, 2006; ZANETTE, 2018), mas que tinham como corpus a primeira etapa da Educação básica. As metodologias utilizadas foram a observação participante em uma turma da Educação Infantil e grupos focais com docentes, respectivamente. Depreendeu-se deste diálogo que o estranhamento da presença do homem-professor na Educação Infantil é ratificado pelo pânico moral que vêm se produzindo ao longo do tempo. Pânico este que traduz o sujeito masculino como portador de uma sexualidade incontrolável, consequentemente, perigosa. Contudo, percebe-se que estes obstáculos podem ser encarados como elementos que contribuem para a constituição de uma profissionalidade masculina que atua junto a diferentes instituições com crianças.
id UFRGS-2_c4a5cbdf987125fac271f8525ec21122
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216694
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bello, Alexandre ToaldoZanette, Jaime EduardoFelipe, Jane2020-12-18T04:13:31Z20201980-4512http://hdl.handle.net/10183/216694001119747Neste artigo, a partir da proposição de uma lei que limita a atuação de homens na Educação Infantil no Estado de São Paulo, problematizamos a figura do homem-professor nesta etapa da educação. Sustentados nos Estudos de Gênero, de vertente pós-estruturalista, nos cabe considerar que nossas instituições educativas são atravessadas por scripts de gênero que dimensionam nosso olhar e conduzem a conduta dos sujeitos. Este texto foi produzido através do diálogo entre duas pesquisas produzidas em momentos distintos (BELLO, 2006; ZANETTE, 2018), mas que tinham como corpus a primeira etapa da Educação básica. As metodologias utilizadas foram a observação participante em uma turma da Educação Infantil e grupos focais com docentes, respectivamente. Depreendeu-se deste diálogo que o estranhamento da presença do homem-professor na Educação Infantil é ratificado pelo pânico moral que vêm se produzindo ao longo do tempo. Pânico este que traduz o sujeito masculino como portador de uma sexualidade incontrolável, consequentemente, perigosa. Contudo, percebe-se que estes obstáculos podem ser encarados como elementos que contribuem para a constituição de uma profissionalidade masculina que atua junto a diferentes instituições com crianças.In this article, from the proposal of a law that limits the performance of men in Early Childhood Education in the State of São Paulo, we problematize the figure of the male teacher in this stage of education. Supported by Gender Studies, with a post-structuralist dimension, we must consider that our educational institutions are biased by gender scripts that dimension our view and guide the conduct of the subjects. This text was produced through the findings of two surveys that were produced at different times (BELLO, 2006; ZANETTE, 2018), however, both were focused on the first stage of basic education. It emerged from the findings that the strangeness of the presence of the male teacher in Early Childhood Education is ratified by the moral panic that has been produced historically. This panic translates the male subject as having an uncontrollable sexuality, consequently, dangerous to the students. However, it is clear that these obstacles can be seen as elements that contribute to the constitution of a male professionalism that works in different school environment.application/pdfporZero-a-Seis. Florianópolis: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC. Vol. 22, n.42 (jul./dez. 2020), p. 558-579GêneroMasculinidadeDocênciaPedofiliaTeachingMasculinityChildhoodPedophiliaGenderO homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidadeChildhood Education and the production of professionalism info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119747.pdf.txt001119747.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216694/2/001119747.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001119747.pdfTexto completoapplication/pdf4610629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216694/1/001119747.pdf385847f9a356ebd01809273e9a7f0974MD5110183/2166942020-12-19 05:19:29.927883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216694Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-19T07:19:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Childhood Education and the production of professionalism
title O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
spellingShingle O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
Bello, Alexandre Toaldo
Gênero
Masculinidade
Docência
Pedofilia
Teaching
Masculinity
Childhood
Pedophilia
Gender
title_short O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
title_full O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
title_fullStr O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
title_full_unstemmed O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
title_sort O homem-professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade
author Bello, Alexandre Toaldo
author_facet Bello, Alexandre Toaldo
Zanette, Jaime Eduardo
Felipe, Jane
author_role author
author2 Zanette, Jaime Eduardo
Felipe, Jane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bello, Alexandre Toaldo
Zanette, Jaime Eduardo
Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Masculinidade
Docência
Pedofilia
topic Gênero
Masculinidade
Docência
Pedofilia
Teaching
Masculinity
Childhood
Pedophilia
Gender
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Masculinity
Childhood
Pedophilia
Gender
description Neste artigo, a partir da proposição de uma lei que limita a atuação de homens na Educação Infantil no Estado de São Paulo, problematizamos a figura do homem-professor nesta etapa da educação. Sustentados nos Estudos de Gênero, de vertente pós-estruturalista, nos cabe considerar que nossas instituições educativas são atravessadas por scripts de gênero que dimensionam nosso olhar e conduzem a conduta dos sujeitos. Este texto foi produzido através do diálogo entre duas pesquisas produzidas em momentos distintos (BELLO, 2006; ZANETTE, 2018), mas que tinham como corpus a primeira etapa da Educação básica. As metodologias utilizadas foram a observação participante em uma turma da Educação Infantil e grupos focais com docentes, respectivamente. Depreendeu-se deste diálogo que o estranhamento da presença do homem-professor na Educação Infantil é ratificado pelo pânico moral que vêm se produzindo ao longo do tempo. Pânico este que traduz o sujeito masculino como portador de uma sexualidade incontrolável, consequentemente, perigosa. Contudo, percebe-se que estes obstáculos podem ser encarados como elementos que contribuem para a constituição de uma profissionalidade masculina que atua junto a diferentes instituições com crianças.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-18T04:13:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216694
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-4512
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119747
identifier_str_mv 1980-4512
001119747
url http://hdl.handle.net/10183/216694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zero-a-Seis. Florianópolis: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC. Vol. 22, n.42 (jul./dez. 2020), p. 558-579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216694/2/001119747.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216694/1/001119747.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
385847f9a356ebd01809273e9a7f0974
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225004894912512