As fronteiras entre a língua e a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198531 |
Resumo: | Este artigo analisa a educação de surdos na fronteira de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), com ênfase nas experiências de escolarização em um espaço onde circulam diferentes línguas: a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Língua de Sinais Uruguaia (LSU), o português e o espanhol. Para isso, utilizou-se dados de duas pesquisas sobre narrativas produzidas por surdos das escolas da fronteira Brasil-Uruguai, evidenciando uma experiência diferenciada e línguas compartilhadas. Os alunos surdos sinalizam sua preferência por uma escola que possui a escolarização em língua de sinais, independentemente do país a que pertencem. A escola de Rivera, que atende os surdos da fronteira, é considerada um espaço em que a escolarização se desenvolve em língua de sinais, com proposta de educação bilíngue (línguas de sinais e línguas orais) e intercultural, conforme narrativa de professoras e de alunos. |
id |
UFRGS-2_c51e370fe80566dca1fe80b3e0ef8a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198531 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Karnopp, Lodenir BeckerVaz, Cristiano PereiraFigueira, Mariana Pereira Castro2019-08-29T02:34:45Z20172525-6203http://hdl.handle.net/10183/198531001098888Este artigo analisa a educação de surdos na fronteira de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), com ênfase nas experiências de escolarização em um espaço onde circulam diferentes línguas: a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Língua de Sinais Uruguaia (LSU), o português e o espanhol. Para isso, utilizou-se dados de duas pesquisas sobre narrativas produzidas por surdos das escolas da fronteira Brasil-Uruguai, evidenciando uma experiência diferenciada e línguas compartilhadas. Os alunos surdos sinalizam sua preferência por uma escola que possui a escolarização em língua de sinais, independentemente do país a que pertencem. A escola de Rivera, que atende os surdos da fronteira, é considerada um espaço em que a escolarização se desenvolve em língua de sinais, com proposta de educação bilíngue (línguas de sinais e línguas orais) e intercultural, conforme narrativa de professoras e de alunos.This article analyses deaf education in Santana do Livramento (Brazil) and Rivera (Uruguay) frontier, emphasizing the experiences of schooling in a space with different languages: Brazilian Sign Language (Libras), Uruguayan Sign Language (LSU), Portuguese and Spanish. For that, were used data from two researches about narratives produced by deaf from schools of Brazil-Uruguay frontier. The narratives produced show a different experience and shared languages in a space that is characterized as a frontier. The deaf students signalize that they prefer a school which has schooling in sign language, no matter the country they’re from. Rivera’s school attends the deaf students from the frontier and is considered a space where schooling develops in sign language, with a proposal of bilingual education (oral and sign languages) and intercultural, as the narratives from the students and teachers point.application/pdfporEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro. N. 48 (jul./dez. 2017), p. 49-61Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdosBrasilUruguaiSign LanguageDeaf educationFrontier Brazil-UruguayAs fronteiras entre a língua e a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098888.pdf.txt001098888.pdf.txtExtracted Texttext/plain32341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198531/2/001098888.pdf.txt4a18cb0075b277ab864217ea5e091314MD52ORIGINAL001098888.pdfTexto completoapplication/pdf216442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198531/1/001098888.pdfb2c4c965f88ef4e8a7eac496589512e0MD5110183/1985312023-06-25 03:42:23.424757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:42:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As fronteiras entre a língua e a educação |
title |
As fronteiras entre a língua e a educação |
spellingShingle |
As fronteiras entre a língua e a educação Karnopp, Lodenir Becker Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdos Brasil Uruguai Sign Language Deaf education Frontier Brazil-Uruguay |
title_short |
As fronteiras entre a língua e a educação |
title_full |
As fronteiras entre a língua e a educação |
title_fullStr |
As fronteiras entre a língua e a educação |
title_full_unstemmed |
As fronteiras entre a língua e a educação |
title_sort |
As fronteiras entre a língua e a educação |
author |
Karnopp, Lodenir Becker |
author_facet |
Karnopp, Lodenir Becker Vaz, Cristiano Pereira Figueira, Mariana Pereira Castro |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Cristiano Pereira Figueira, Mariana Pereira Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker Vaz, Cristiano Pereira Figueira, Mariana Pereira Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdos Brasil Uruguai |
topic |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdos Brasil Uruguai Sign Language Deaf education Frontier Brazil-Uruguay |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sign Language Deaf education Frontier Brazil-Uruguay |
description |
Este artigo analisa a educação de surdos na fronteira de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), com ênfase nas experiências de escolarização em um espaço onde circulam diferentes línguas: a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Língua de Sinais Uruguaia (LSU), o português e o espanhol. Para isso, utilizou-se dados de duas pesquisas sobre narrativas produzidas por surdos das escolas da fronteira Brasil-Uruguai, evidenciando uma experiência diferenciada e línguas compartilhadas. Os alunos surdos sinalizam sua preferência por uma escola que possui a escolarização em língua de sinais, independentemente do país a que pertencem. A escola de Rivera, que atende os surdos da fronteira, é considerada um espaço em que a escolarização se desenvolve em língua de sinais, com proposta de educação bilíngue (línguas de sinais e línguas orais) e intercultural, conforme narrativa de professoras e de alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T02:34:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198531 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-6203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098888 |
identifier_str_mv |
2525-6203 001098888 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro. N. 48 (jul./dez. 2017), p. 49-61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198531/2/001098888.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198531/1/001098888.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a18cb0075b277ab864217ea5e091314 b2c4c965f88ef4e8a7eac496589512e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447693071220736 |