Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Alves da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31580
Resumo: Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos.
id UFRGS-2_c566ea49cf26f9a0120731b12fa8e3c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31580
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Katia Alves daGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2011-09-02T06:02:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/31580000783831Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos.This study was designed to describe, reflect on and develop a teaching experience that I developed with students in the 7th grade in a school hall Sapiranga. The main objective was to produce knowledge on the triangle, creating opportunities for students to develop skills to compare, relate, differentiate, classify, draw conclusions and generalize, reaching important results from the observation of concrete cases. It is important to create pedagogical situations that allow students to visualize concepts before formalizing them. In this perspective, this work presents itself with a dual purpose: further studies on the use of educational resources in mathematics teaching and presenting experience reports that show the possibilities of applying these resources in teaching the main concepts in the study of triangles. In addition to studies of the use of teaching resources and on the mathematics of triangles, given reports on the work of teaching experience and evaluation, determining factors for my consideration of the various dynamics to teach certain content.application/pdfporGeometriaEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaTrianglesAnglesTeaching practiceGeometric figuresCongruenceLearning difficultiesEnsino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783831.pdf000783831.pdfTexto completoapplication/pdf12951317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/1/000783831.pdf6028c48922a88ff875859eab93c9cfaaMD51TEXT000783831.pdf.txt000783831.pdf.txtExtracted Texttext/plain104401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/2/000783831.pdf.txtd4cc20947e7d01d32f2fd38cb9a61b01MD52THUMBNAIL000783831.pdf.jpg000783831.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/3/000783831.pdf.jpgc5f80c497dbb7022d5a72602c7a0e15dMD5310183/315802018-10-22 09:15:00.45oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
title Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
spellingShingle Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
Silva, Katia Alves da
Geometria
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Triangles
Angles
Teaching practice
Geometric figures
Congruence
Learning difficulties
title_short Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
title_full Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
title_fullStr Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
title_sort Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
author Silva, Katia Alves da
author_facet Silva, Katia Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katia Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
contributor_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Triangles
Angles
Teaching practice
Geometric figures
Congruence
Learning difficulties
dc.subject.eng.fl_str_mv Triangles
Angles
Teaching practice
Geometric figures
Congruence
Learning difficulties
description Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31580
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783831
url http://hdl.handle.net/10183/31580
identifier_str_mv 000783831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/1/000783831.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/2/000783831.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/3/000783831.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6028c48922a88ff875859eab93c9cfaa
d4cc20947e7d01d32f2fd38cb9a61b01
c5f80c497dbb7022d5a72602c7a0e15d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412972711936