Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31580 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos. |
id |
UFRGS-2_c566ea49cf26f9a0120731b12fa8e3c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31580 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Katia Alves daGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2011-09-02T06:02:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/31580000783831Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos.This study was designed to describe, reflect on and develop a teaching experience that I developed with students in the 7th grade in a school hall Sapiranga. The main objective was to produce knowledge on the triangle, creating opportunities for students to develop skills to compare, relate, differentiate, classify, draw conclusions and generalize, reaching important results from the observation of concrete cases. It is important to create pedagogical situations that allow students to visualize concepts before formalizing them. In this perspective, this work presents itself with a dual purpose: further studies on the use of educational resources in mathematics teaching and presenting experience reports that show the possibilities of applying these resources in teaching the main concepts in the study of triangles. In addition to studies of the use of teaching resources and on the mathematics of triangles, given reports on the work of teaching experience and evaluation, determining factors for my consideration of the various dynamics to teach certain content.application/pdfporGeometriaEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaTrianglesAnglesTeaching practiceGeometric figuresCongruenceLearning difficultiesEnsino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783831.pdf000783831.pdfTexto completoapplication/pdf12951317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/1/000783831.pdf6028c48922a88ff875859eab93c9cfaaMD51TEXT000783831.pdf.txt000783831.pdf.txtExtracted Texttext/plain104401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/2/000783831.pdf.txtd4cc20947e7d01d32f2fd38cb9a61b01MD52THUMBNAIL000783831.pdf.jpg000783831.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/3/000783831.pdf.jpgc5f80c497dbb7022d5a72602c7a0e15dMD5310183/315802018-10-22 09:15:00.45oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
title |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática Silva, Katia Alves da Geometria Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Triangles Angles Teaching practice Geometric figures Congruence Learning difficulties |
title_short |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
title_full |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática |
author |
Silva, Katia Alves da |
author_facet |
Silva, Katia Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Katia Alves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
contributor_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Triangles Angles Teaching practice Geometric figures Congruence Learning difficulties |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Triangles Angles Teaching practice Geometric figures Congruence Learning difficulties |
description |
Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31580 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783831 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31580 |
identifier_str_mv |
000783831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/1/000783831.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/2/000783831.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31580/3/000783831.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6028c48922a88ff875859eab93c9cfaa d4cc20947e7d01d32f2fd38cb9a61b01 c5f80c497dbb7022d5a72602c7a0e15d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412972711936 |