Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159104 |
Resumo: | O estudo propõe a definição dos atributos de um sistema de classificação de clientes através de uma abordagem prática de uma empresa comercial de distribuição de derivados de petróleo. A definição dos atributos foi realizada através de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando os referencias da empresa comercial pesquisada como base. O estudo explora a compreensão dos atributos que possibilitam a classificação dos clientes a partir das características relevantes ao segmento e dos valores dos gestores e colaboradores da equipe comercial. Utiliza como fundamentação teórica os aspectos que norteiam as relações comerciais entre os mercados industriais (B2B). O resultado da pesquisa propõe uma matriz de atributos para análise de clientes do mercado industrial (B2B), considerando segmentações por atuação, dimensionamento e características estruturais dos clientes. |
id |
UFRGS-2_c5aff2c4e6df187c4c53dc1d69277518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159104 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Anés, Ângela CristinaLarentis, Fabiano2017-06-06T02:27:06Z2007http://hdl.handle.net/10183/159104000646536O estudo propõe a definição dos atributos de um sistema de classificação de clientes através de uma abordagem prática de uma empresa comercial de distribuição de derivados de petróleo. A definição dos atributos foi realizada através de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando os referencias da empresa comercial pesquisada como base. O estudo explora a compreensão dos atributos que possibilitam a classificação dos clientes a partir das características relevantes ao segmento e dos valores dos gestores e colaboradores da equipe comercial. Utiliza como fundamentação teórica os aspectos que norteiam as relações comerciais entre os mercados industriais (B2B). O resultado da pesquisa propõe uma matriz de atributos para análise de clientes do mercado industrial (B2B), considerando segmentações por atuação, dimensionamento e características estruturais dos clientes.application/pdfporMarketing de relacionamentoSegmentação de mercadoComportamento do consumidorPesquisa de marketingCliente : Caracterização e/ou classificaçãoIdentificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646536.pdf000646536.pdfTexto completoapplication/pdf227907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/1/000646536.pdf552a6375a3cc241c0c164632c2d9e594MD51TEXT000646536.pdf.txt000646536.pdf.txtExtracted Texttext/plain85972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/2/000646536.pdf.txt68bbd182f8b128db649369786129e522MD52THUMBNAIL000646536.pdf.jpg000646536.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/3/000646536.pdf.jpgeed275c7ecf3b0b1f9bfcea51dbd8b35MD5310183/1591042018-10-22 07:53:02.558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
title |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
spellingShingle |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo Anés, Ângela Cristina Marketing de relacionamento Segmentação de mercado Comportamento do consumidor Pesquisa de marketing Cliente : Caracterização e/ou classificação |
title_short |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
title_full |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
title_fullStr |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
title_full_unstemmed |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
title_sort |
Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo |
author |
Anés, Ângela Cristina |
author_facet |
Anés, Ângela Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anés, Ângela Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Larentis, Fabiano |
contributor_str_mv |
Larentis, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Segmentação de mercado Comportamento do consumidor Pesquisa de marketing Cliente : Caracterização e/ou classificação |
topic |
Marketing de relacionamento Segmentação de mercado Comportamento do consumidor Pesquisa de marketing Cliente : Caracterização e/ou classificação |
description |
O estudo propõe a definição dos atributos de um sistema de classificação de clientes através de uma abordagem prática de uma empresa comercial de distribuição de derivados de petróleo. A definição dos atributos foi realizada através de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando os referencias da empresa comercial pesquisada como base. O estudo explora a compreensão dos atributos que possibilitam a classificação dos clientes a partir das características relevantes ao segmento e dos valores dos gestores e colaboradores da equipe comercial. Utiliza como fundamentação teórica os aspectos que norteiam as relações comerciais entre os mercados industriais (B2B). O resultado da pesquisa propõe uma matriz de atributos para análise de clientes do mercado industrial (B2B), considerando segmentações por atuação, dimensionamento e características estruturais dos clientes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-06T02:27:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000646536 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159104 |
identifier_str_mv |
000646536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/1/000646536.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/2/000646536.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/3/000646536.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
552a6375a3cc241c0c164632c2d9e594 68bbd182f8b128db649369786129e522 eed275c7ecf3b0b1f9bfcea51dbd8b35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447198402347008 |