Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anés, Ângela Cristina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159104
Resumo: O estudo propõe a definição dos atributos de um sistema de classificação de clientes através de uma abordagem prática de uma empresa comercial de distribuição de derivados de petróleo. A definição dos atributos foi realizada através de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando os referencias da empresa comercial pesquisada como base. O estudo explora a compreensão dos atributos que possibilitam a classificação dos clientes a partir das características relevantes ao segmento e dos valores dos gestores e colaboradores da equipe comercial. Utiliza como fundamentação teórica os aspectos que norteiam as relações comerciais entre os mercados industriais (B2B). O resultado da pesquisa propõe uma matriz de atributos para análise de clientes do mercado industrial (B2B), considerando segmentações por atuação, dimensionamento e características estruturais dos clientes.
id UFRGS-2_c5aff2c4e6df187c4c53dc1d69277518
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159104
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Anés, Ângela CristinaLarentis, Fabiano2017-06-06T02:27:06Z2007http://hdl.handle.net/10183/159104000646536O estudo propõe a definição dos atributos de um sistema de classificação de clientes através de uma abordagem prática de uma empresa comercial de distribuição de derivados de petróleo. A definição dos atributos foi realizada através de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando os referencias da empresa comercial pesquisada como base. O estudo explora a compreensão dos atributos que possibilitam a classificação dos clientes a partir das características relevantes ao segmento e dos valores dos gestores e colaboradores da equipe comercial. Utiliza como fundamentação teórica os aspectos que norteiam as relações comerciais entre os mercados industriais (B2B). O resultado da pesquisa propõe uma matriz de atributos para análise de clientes do mercado industrial (B2B), considerando segmentações por atuação, dimensionamento e características estruturais dos clientes.application/pdfporMarketing de relacionamentoSegmentação de mercadoComportamento do consumidorPesquisa de marketingCliente : Caracterização e/ou classificaçãoIdentificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646536.pdf000646536.pdfTexto completoapplication/pdf227907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/1/000646536.pdf552a6375a3cc241c0c164632c2d9e594MD51TEXT000646536.pdf.txt000646536.pdf.txtExtracted Texttext/plain85972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/2/000646536.pdf.txt68bbd182f8b128db649369786129e522MD52THUMBNAIL000646536.pdf.jpg000646536.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/3/000646536.pdf.jpgeed275c7ecf3b0b1f9bfcea51dbd8b35MD5310183/1591042018-10-22 07:53:02.558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
title Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
spellingShingle Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
Anés, Ângela Cristina
Marketing de relacionamento
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
Pesquisa de marketing
Cliente : Caracterização e/ou classificação
title_short Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
title_full Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
title_fullStr Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
title_full_unstemmed Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
title_sort Identificação de atributos para formatação de um sistema de classificação de clientes : uma abordagem prática da distribuição de derivados de petróleo
author Anés, Ângela Cristina
author_facet Anés, Ângela Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anés, Ângela Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larentis, Fabiano
contributor_str_mv Larentis, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
Pesquisa de marketing
Cliente : Caracterização e/ou classificação
topic Marketing de relacionamento
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
Pesquisa de marketing
Cliente : Caracterização e/ou classificação
description O estudo propõe a definição dos atributos de um sistema de classificação de clientes através de uma abordagem prática de uma empresa comercial de distribuição de derivados de petróleo. A definição dos atributos foi realizada através de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando os referencias da empresa comercial pesquisada como base. O estudo explora a compreensão dos atributos que possibilitam a classificação dos clientes a partir das características relevantes ao segmento e dos valores dos gestores e colaboradores da equipe comercial. Utiliza como fundamentação teórica os aspectos que norteiam as relações comerciais entre os mercados industriais (B2B). O resultado da pesquisa propõe uma matriz de atributos para análise de clientes do mercado industrial (B2B), considerando segmentações por atuação, dimensionamento e características estruturais dos clientes.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T02:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000646536
url http://hdl.handle.net/10183/159104
identifier_str_mv 000646536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/1/000646536.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/2/000646536.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159104/3/000646536.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 552a6375a3cc241c0c164632c2d9e594
68bbd182f8b128db649369786129e522
eed275c7ecf3b0b1f9bfcea51dbd8b35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447198402347008