Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carine de Mendonça [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/165831
Resumo: Esse estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de construção dos Saberes em Dança na formação inicial do professor de arte. Partimos do pressuposto de que para ensinar Dança é preciso vivenciá-la no corpo e pelo corpo para que o sujeito possa se apropriar e (in)corporar essa linguagem (GODOY, 2016). Tendo como base esse pressuposto, recorremos à pesquisa de doutorado desenvolvida por Andrade (2016) intitulada “Dança para Criança”, que apresenta uma proposta de ensino da dança voltada aos profissionais que lecionam para crianças. Para tanto desenvolvi práticas pedagógicas nomeadas de Experiências em Dança (ED), que foram aplicadas em doze encontros junto aos estudantes/participantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Arte – Teatro da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp – Instituto de Artes, São Paulo. A pergunta que respondo é como uma proposta para o ensino da linguagem da dança, apresentada e vivenciada por meio de uma sistematização de práticas pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pode contribuir para a construção dos Saberes em Dança que acreditamos serem necessários para o ensino dessa linguagem? Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizo a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), os resultados foram obtidos por meio de vivência participativa nas ED, pelos questionários e pelas impressões da pesquisadora-participante. As referências se pautam nos estudos de Godoy (2012, 2013, 2014, 2016), Larossa (2002, 2004, 2011, 2016), Alarcão (2007, 2011) e Schön (1992, 2000).
id UNSP_cbd98bd824c58026caf925b65fa96065
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/165831
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivoExperiencies in dance: a systematization of the pedagogical practices to the reflective professionalDançaFormação de professoresPráticas pedagógicasConhecimento SensívelSaberes em dançaDanceTeacher trainingPedagogical practicesKnowledge of danceSensitive knowledgeEsse estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de construção dos Saberes em Dança na formação inicial do professor de arte. Partimos do pressuposto de que para ensinar Dança é preciso vivenciá-la no corpo e pelo corpo para que o sujeito possa se apropriar e (in)corporar essa linguagem (GODOY, 2016). Tendo como base esse pressuposto, recorremos à pesquisa de doutorado desenvolvida por Andrade (2016) intitulada “Dança para Criança”, que apresenta uma proposta de ensino da dança voltada aos profissionais que lecionam para crianças. Para tanto desenvolvi práticas pedagógicas nomeadas de Experiências em Dança (ED), que foram aplicadas em doze encontros junto aos estudantes/participantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Arte – Teatro da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp – Instituto de Artes, São Paulo. A pergunta que respondo é como uma proposta para o ensino da linguagem da dança, apresentada e vivenciada por meio de uma sistematização de práticas pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pode contribuir para a construção dos Saberes em Dança que acreditamos serem necessários para o ensino dessa linguagem? Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizo a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), os resultados foram obtidos por meio de vivência participativa nas ED, pelos questionários e pelas impressões da pesquisadora-participante. As referências se pautam nos estudos de Godoy (2012, 2013, 2014, 2016), Larossa (2002, 2004, 2011, 2016), Alarcão (2007, 2011) e Schön (1992, 2000).This study has the objective of reflecting on the construction process of Knowledge of Dance on the initial training of an Art teacher. We start on the assumption that to teach Dance it is necessary to experience it in the body and by the body, in order for the subject to appropriate it and embody this language (GODOY, 2016). Based on this assumption, we resort to the PhD research developed by Andrade (2016), entitled “Dance for Children” which presents a dance teaching proposal aimed at professionals who teach to children. Therefore, I developed pedagogical practices named Experiences in Dance (ED), which where applied in a dozen of meetings with students/participants of the 4th year of the Bachelor in Arts – Theater of the São Paulo State University “Júlio Mesquita Filho” – Unesp -, Arts Institute, São Paulo. The question I answer is how a proposal to the teaching of the language of dance presented and experienced through a systematization of the pedagogical practices in the context of the initial training of the teachers, can contribute to the construction of Knowledge of Dance that we believe it is necessary to the teaching of this language? Because it is a qualitative research, in which I use the action research (THIOLLENT, 1986), the results were obtained by participatory experience in ED, by the questionnaires and by the impressions of the researcher-participant. References are based on the studies of Godoy (2012, 2013, 2014, 2016), Larossa (2002, 2004, 2011, 2016), Alarcão (2007, 2011) and Schön (1992, 2000).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Carine de Mendonça [UNESP]2018-11-28T23:21:30Z2018-11-28T23:21:30Z2018-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/165831000910514350813016926869533004013063P43508130169268695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/165831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
Experiencies in dance: a systematization of the pedagogical practices to the reflective professional
title Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
spellingShingle Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
Alves, Carine de Mendonça [UNESP]
Dança
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Conhecimento Sensível
Saberes em dança
Dance
Teacher training
Pedagogical practices
Knowledge of dance
Sensitive knowledge
title_short Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
title_full Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
title_fullStr Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
title_full_unstemmed Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
title_sort Experiências em dança: uma sistematização de práticas pedagógicas para a formação do profissional reflexivo
author Alves, Carine de Mendonça [UNESP]
author_facet Alves, Carine de Mendonça [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carine de Mendonça [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Conhecimento Sensível
Saberes em dança
Dance
Teacher training
Pedagogical practices
Knowledge of dance
Sensitive knowledge
topic Dança
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Conhecimento Sensível
Saberes em dança
Dance
Teacher training
Pedagogical practices
Knowledge of dance
Sensitive knowledge
description Esse estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de construção dos Saberes em Dança na formação inicial do professor de arte. Partimos do pressuposto de que para ensinar Dança é preciso vivenciá-la no corpo e pelo corpo para que o sujeito possa se apropriar e (in)corporar essa linguagem (GODOY, 2016). Tendo como base esse pressuposto, recorremos à pesquisa de doutorado desenvolvida por Andrade (2016) intitulada “Dança para Criança”, que apresenta uma proposta de ensino da dança voltada aos profissionais que lecionam para crianças. Para tanto desenvolvi práticas pedagógicas nomeadas de Experiências em Dança (ED), que foram aplicadas em doze encontros junto aos estudantes/participantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Arte – Teatro da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp – Instituto de Artes, São Paulo. A pergunta que respondo é como uma proposta para o ensino da linguagem da dança, apresentada e vivenciada por meio de uma sistematização de práticas pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pode contribuir para a construção dos Saberes em Dança que acreditamos serem necessários para o ensino dessa linguagem? Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizo a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), os resultados foram obtidos por meio de vivência participativa nas ED, pelos questionários e pelas impressões da pesquisadora-participante. As referências se pautam nos estudos de Godoy (2012, 2013, 2014, 2016), Larossa (2002, 2004, 2011, 2016), Alarcão (2007, 2011) e Schön (1992, 2000).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28T23:21:30Z
2018-11-28T23:21:30Z
2018-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/165831
000910514
3508130169268695
33004013063P4
3508130169268695
url http://hdl.handle.net/11449/165831
identifier_str_mv 000910514
3508130169268695
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546404315922432