Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Cedelí de Fátima Bueno de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134009
Resumo: Vivemos em uma sociedade moderna, que muito rápido precisou se adequar a este novo padrão tecnológico, em que o uso do Computador com a Internet e suas ferramentas, abriram as portas com infinitas informações, softwares, jogos, entretenimento à disposição de todas as pessoas, aliados as mídias em geral. Neste contexto o presente trabalho de pesquisa qualitativa, objetivou entender de que forma ocorre o uso das mídias Televisão e Computador em sala de aula na Educação Infantil, com crianças de (03 a 04 anos) de idade. Considerando esta realidade e sabedores que os alunos de hoje já nasceram na era digitalizada e que chegam à escola cheios de conhecimentos e de informações surgiu à intenção desta pesquisa. Procurou-se entender também como estas mídias influenciam as aprendizagens em sala de aula e saber ainda quais os pontos positivos ou negativos do uso destas ferramentas no processo educativo desta etapa de ensino. Visou também identificar como e com que objetivo o professor de educação Infantil faz uso da Televisão e do Computador em sua prática docente. Para a coleta dos dados utilizamos a observação, para conhecer o comportamento e o interesse, além do nível de satisfação das crianças após o uso destas ferramentas. Também realizamos diálogos com os professores e com os pais desses alunos. Com os resultados descobrimos que estas mídias fazem parte do cotidiano das crianças, que eles sabem operar com estas ferramentas naturalmente e não tem medo de utilizá-las. Concluiu-se que os professores precisam olhar e utilizar essas ferramentas tecnológicas como um suporte positivo em sua prática docente, pois não tem como separá-las do dia-a-dia de seus alunos que nasceram nesta era digitalizada.
id UFRGS-2_c7ba8dd60ffcd0e7d4302eddb3de1772
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134009
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Cedelí de Fátima Bueno deRodrigues, Alessandra Pereira2016-03-19T02:04:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/134009000978036Vivemos em uma sociedade moderna, que muito rápido precisou se adequar a este novo padrão tecnológico, em que o uso do Computador com a Internet e suas ferramentas, abriram as portas com infinitas informações, softwares, jogos, entretenimento à disposição de todas as pessoas, aliados as mídias em geral. Neste contexto o presente trabalho de pesquisa qualitativa, objetivou entender de que forma ocorre o uso das mídias Televisão e Computador em sala de aula na Educação Infantil, com crianças de (03 a 04 anos) de idade. Considerando esta realidade e sabedores que os alunos de hoje já nasceram na era digitalizada e que chegam à escola cheios de conhecimentos e de informações surgiu à intenção desta pesquisa. Procurou-se entender também como estas mídias influenciam as aprendizagens em sala de aula e saber ainda quais os pontos positivos ou negativos do uso destas ferramentas no processo educativo desta etapa de ensino. Visou também identificar como e com que objetivo o professor de educação Infantil faz uso da Televisão e do Computador em sua prática docente. Para a coleta dos dados utilizamos a observação, para conhecer o comportamento e o interesse, além do nível de satisfação das crianças após o uso destas ferramentas. Também realizamos diálogos com os professores e com os pais desses alunos. Com os resultados descobrimos que estas mídias fazem parte do cotidiano das crianças, que eles sabem operar com estas ferramentas naturalmente e não tem medo de utilizá-las. Concluiu-se que os professores precisam olhar e utilizar essas ferramentas tecnológicas como um suporte positivo em sua prática docente, pois não tem como separá-las do dia-a-dia de seus alunos que nasceram nesta era digitalizada.We live in a modern society, which very quickly had to adapt to this new technological standards in the use of computer with Internet and its tools, opened the door to endless information, software, games, entertainment available to all people, allies the media in general. In this context the present qualitative research study aimed to understand how is the use of media Television and computer classroom in kindergarten, with children (03-04 years) old. Considering this reality and cognizant that today's students were born in the scanned was and who come to school full of knowledge and information came to the intention of this research. Also sought to understand how these media influence learning in the classroom and know even what the positives and negatives of using these tools in the educational process of this educational stage. Also aimed to identify how and for what purpose Child education teacher makes use of TV and computer in their teaching practice. To collect the data we used the observation to understand the behavior and the interest, beyond the level of satisfaction of children after using these tools. We also held discussions with the teachers and the parents of these students. With the results we found that these media are part of children's daily lives, they know how to operate with these tools naturally and is not afraid to use them. We conclude that teachers need to look and use these technological tools as a positive support in their teaching practice, it has no way to separate them from the day-to-day of his students who were born in this era scanned.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilSala de aulaAprendizagemChildhood educationMedia and technologiesTV and computerTelevisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoBalneário Pinhal, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978036.pdf000978036.pdfTexto completoapplication/pdf444767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134009/1/000978036.pdf2330ff9c32bb8d8e7f1a7a5d4e918f51MD51TEXT000978036.pdf.txt000978036.pdf.txtExtracted Texttext/plain76130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134009/2/000978036.pdf.txt0a82ce2c3e3cc7478f121ac2d09daa4cMD52THUMBNAIL000978036.pdf.jpg000978036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134009/3/000978036.pdf.jpgfa12adb4c7b70328f8996c9919361fedMD5310183/1340092018-10-29 07:45:56.852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
title Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
spellingShingle Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
Vargas, Cedelí de Fátima Bueno de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Sala de aula
Aprendizagem
Childhood education
Media and technologies
TV and computer
title_short Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
title_full Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
title_fullStr Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
title_full_unstemmed Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
title_sort Televisão e computador: olhares sobre as aprendizagens na Educação Infantil
author Vargas, Cedelí de Fátima Bueno de
author_facet Vargas, Cedelí de Fátima Bueno de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Cedelí de Fátima Bueno de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
contributor_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Sala de aula
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Sala de aula
Aprendizagem
Childhood education
Media and technologies
TV and computer
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood education
Media and technologies
TV and computer
description Vivemos em uma sociedade moderna, que muito rápido precisou se adequar a este novo padrão tecnológico, em que o uso do Computador com a Internet e suas ferramentas, abriram as portas com infinitas informações, softwares, jogos, entretenimento à disposição de todas as pessoas, aliados as mídias em geral. Neste contexto o presente trabalho de pesquisa qualitativa, objetivou entender de que forma ocorre o uso das mídias Televisão e Computador em sala de aula na Educação Infantil, com crianças de (03 a 04 anos) de idade. Considerando esta realidade e sabedores que os alunos de hoje já nasceram na era digitalizada e que chegam à escola cheios de conhecimentos e de informações surgiu à intenção desta pesquisa. Procurou-se entender também como estas mídias influenciam as aprendizagens em sala de aula e saber ainda quais os pontos positivos ou negativos do uso destas ferramentas no processo educativo desta etapa de ensino. Visou também identificar como e com que objetivo o professor de educação Infantil faz uso da Televisão e do Computador em sua prática docente. Para a coleta dos dados utilizamos a observação, para conhecer o comportamento e o interesse, além do nível de satisfação das crianças após o uso destas ferramentas. Também realizamos diálogos com os professores e com os pais desses alunos. Com os resultados descobrimos que estas mídias fazem parte do cotidiano das crianças, que eles sabem operar com estas ferramentas naturalmente e não tem medo de utilizá-las. Concluiu-se que os professores precisam olhar e utilizar essas ferramentas tecnológicas como um suporte positivo em sua prática docente, pois não tem como separá-las do dia-a-dia de seus alunos que nasceram nesta era digitalizada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134009
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978036
url http://hdl.handle.net/10183/134009
identifier_str_mv 000978036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134009/1/000978036.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134009/2/000978036.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134009/3/000978036.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2330ff9c32bb8d8e7f1a7a5d4e918f51
0a82ce2c3e3cc7478f121ac2d09daa4c
fa12adb4c7b70328f8996c9919361fed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500832894976