Co-teaching in the english practicum course : an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, André Trindade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182674
Resumo: Este trabalho de conclusão defende a noção de que a prática da docência compartilhada pode ser utilizada como formação de professores em cursos de licenciatura. É o retrato da experiência de um ano de dois estagiários da cadeira de Estágio de Docência em Língua Inglesa em 2017 na UFRGS. O principal objetivo deste relatório é ilustrar como a colaboração entre dois estudantes de graduação pode funcionar através da experiência da docência compartilhada, uma entre várias formas de desenvolvimento pedagógico. Neste estudo, dois alunos da graduação alternam papéis de orientador e aprendiz de seu próprio estágio enquanto professores em uma Escola Pública em Porto Alegre, RS. A partir da prática conhecida como Andaimento (GIBBONS, 2015), os dois estagiários desenvolveram um projeto, deram aulas e forneceram feedbacks um ao outro de maneira a melhorar seu desenvolvimento e fomentar o aprendizado dos alunos através dos objetivos concretizados. Em conjunto com um suporte teórico desenvolvido na cadeira de estágio, a docência compartilhada emerge como uma forma de melhorar as técnicas de ensino dentro e fora de sala de aula. A intenção é mostrar que a) o trabalho colaborativo entre estagiários pode ocorrer nos cursos de licenciatura; b) estudantes de graduação podem se tornar responsáveis pelo desenvolvimento de seus pares; e c) é uma prática que pode ser difundida para os demais cursos. Utilizar a docência compartilhada como forma de desenvolver a carreira docente pode beneficiar toda a comunidade escolar: professores , estagiários e, o mais importante, os alunos.
id UFRGS-2_c808a425c27ed9f3184c22d070748bbc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182674
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, André TrindadeSarmento, Simone2018-09-26T02:33:39Z2018http://hdl.handle.net/10183/182674001077294Este trabalho de conclusão defende a noção de que a prática da docência compartilhada pode ser utilizada como formação de professores em cursos de licenciatura. É o retrato da experiência de um ano de dois estagiários da cadeira de Estágio de Docência em Língua Inglesa em 2017 na UFRGS. O principal objetivo deste relatório é ilustrar como a colaboração entre dois estudantes de graduação pode funcionar através da experiência da docência compartilhada, uma entre várias formas de desenvolvimento pedagógico. Neste estudo, dois alunos da graduação alternam papéis de orientador e aprendiz de seu próprio estágio enquanto professores em uma Escola Pública em Porto Alegre, RS. A partir da prática conhecida como Andaimento (GIBBONS, 2015), os dois estagiários desenvolveram um projeto, deram aulas e forneceram feedbacks um ao outro de maneira a melhorar seu desenvolvimento e fomentar o aprendizado dos alunos através dos objetivos concretizados. Em conjunto com um suporte teórico desenvolvido na cadeira de estágio, a docência compartilhada emerge como uma forma de melhorar as técnicas de ensino dentro e fora de sala de aula. A intenção é mostrar que a) o trabalho colaborativo entre estagiários pode ocorrer nos cursos de licenciatura; b) estudantes de graduação podem se tornar responsáveis pelo desenvolvimento de seus pares; e c) é uma prática que pode ser difundida para os demais cursos. Utilizar a docência compartilhada como forma de desenvolver a carreira docente pode beneficiar toda a comunidade escolar: professores , estagiários e, o mais importante, os alunos.This final paper defends the notion that the practice of co-teaching can be used as a means to foster teacher development in teaching majors. It portrays the yearlong experience of two pre-service teachers in an English Practicum course in 2017 at UFRGS. The main objective of this report is to illustrate how collaboration between two undergraduate students can function through the experience of co-teaching, one among many other techniques in pedagogical development. In this study, two undergraduate student-teachers alternate roles as trainers and trainees of their own practicum as teachers-to-be in a Public State School in Porto Alegre, RS. Bringing along the practice known as Scaffolding (GIBBONS, 2015), the two pre-service teachers designed a project, taught lessons and provided feedbacks to each other in order to improve their development and, to foster student learning towards meeting the objective s . Along with the theoretical background earned in the practicum course, the co-teaching arises as another way to improve their teaching techniques inside and outside of the classroom. The intent is to show that: a) collaborative work among pre-service teachers can be provided in undergraduate teaching majors; b) undergraduate students can be responsible for their peers development; and c) this is a practice that can be spread to other majors. Using co-teaching as a way to develop teachers’ careers can benefit the entire school community: Professors, pre-service teachers and, most importantly, students.application/pdfengEnsino de língua estrangeira (inglês)Formação de professoresDocênciaLíngua inglesaCo-teachingCollaborationPracticumTeacher developmentCo-teaching in the english practicum course : an experience reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077294.pdfTexto completo (inglês)application/pdf987933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/1/001077294.pdf16b7ebfb9e3a5f63fe80835737acd664MD51TEXT001077294.pdf.txt001077294.pdf.txtExtracted Texttext/plain75444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/2/001077294.pdf.txt65e8ee71dc8515657ff6eb08e9269066MD52THUMBNAIL001077294.pdf.jpg001077294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/3/001077294.pdf.jpgd536b86d84522b4925a941cd0e223a81MD5310183/1826742022-08-06 04:46:15.105058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Co-teaching in the english practicum course : an experience report
title Co-teaching in the english practicum course : an experience report
spellingShingle Co-teaching in the english practicum course : an experience report
Fonseca, André Trindade
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Formação de professores
Docência
Língua inglesa
Co-teaching
Collaboration
Practicum
Teacher development
title_short Co-teaching in the english practicum course : an experience report
title_full Co-teaching in the english practicum course : an experience report
title_fullStr Co-teaching in the english practicum course : an experience report
title_full_unstemmed Co-teaching in the english practicum course : an experience report
title_sort Co-teaching in the english practicum course : an experience report
author Fonseca, André Trindade
author_facet Fonseca, André Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, André Trindade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Formação de professores
Docência
Língua inglesa
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Formação de professores
Docência
Língua inglesa
Co-teaching
Collaboration
Practicum
Teacher development
dc.subject.eng.fl_str_mv Co-teaching
Collaboration
Practicum
Teacher development
description Este trabalho de conclusão defende a noção de que a prática da docência compartilhada pode ser utilizada como formação de professores em cursos de licenciatura. É o retrato da experiência de um ano de dois estagiários da cadeira de Estágio de Docência em Língua Inglesa em 2017 na UFRGS. O principal objetivo deste relatório é ilustrar como a colaboração entre dois estudantes de graduação pode funcionar através da experiência da docência compartilhada, uma entre várias formas de desenvolvimento pedagógico. Neste estudo, dois alunos da graduação alternam papéis de orientador e aprendiz de seu próprio estágio enquanto professores em uma Escola Pública em Porto Alegre, RS. A partir da prática conhecida como Andaimento (GIBBONS, 2015), os dois estagiários desenvolveram um projeto, deram aulas e forneceram feedbacks um ao outro de maneira a melhorar seu desenvolvimento e fomentar o aprendizado dos alunos através dos objetivos concretizados. Em conjunto com um suporte teórico desenvolvido na cadeira de estágio, a docência compartilhada emerge como uma forma de melhorar as técnicas de ensino dentro e fora de sala de aula. A intenção é mostrar que a) o trabalho colaborativo entre estagiários pode ocorrer nos cursos de licenciatura; b) estudantes de graduação podem se tornar responsáveis pelo desenvolvimento de seus pares; e c) é uma prática que pode ser difundida para os demais cursos. Utilizar a docência compartilhada como forma de desenvolver a carreira docente pode beneficiar toda a comunidade escolar: professores , estagiários e, o mais importante, os alunos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-26T02:33:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182674
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077294
url http://hdl.handle.net/10183/182674
identifier_str_mv 001077294
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/1/001077294.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/2/001077294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/3/001077294.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16b7ebfb9e3a5f63fe80835737acd664
65e8ee71dc8515657ff6eb08e9269066
d536b86d84522b4925a941cd0e223a81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558299054080