Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29334 |
Resumo: | Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática. |
id |
UFRGS-2_c859c60569cd28b643324f8d20f7bac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, Gilmara TeixeiraBehar, Patrícia AlejandraPasserino, Liliana MariaBatista, Silvia Cristina Freitas2011-06-02T06:00:47Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/29334000763179Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática.Applets, in Mathematics learning, allow the user to investigate, make and test conjectures, which results in knowledge construction. This article emphasizes the importance of elaborating and modifying applets in Dynamic Geometry environments by Mathematics teachers. In a broader sense, it is argued that the initial teacher education should include disciplines related to the pedagogical use of digital technologies. In this context, we report the actions promoted in the discipline “Mathematics Education and Technology” and describe the process of elaborating/modifying the GeoGebra applets (Dynamic Geometry environment). Finally, we analyze data from a qualitative research conducted with students of the discipline “Mathematics Education and Technology”. This analysis indicated that the use and elaborating/modifying of applets are important for learning Mathematics.9application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.ProfessorFormaçãoGeometriaDynamic geometryAppletMathematics teacher educationApplets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemáticaApplets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763179.pdf000763179.pdfTexto completoapplication/pdf166174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/1/000763179.pdfdfadef5ea89c641bf659bf2b7a265722MD51TEXT000763179.pdf.txt000763179.pdf.txtExtracted Texttext/plain36194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/2/000763179.pdf.txt7934b904bf1957fdbc7b5aa192a3803bMD52THUMBNAIL000763179.pdf.jpg000763179.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/3/000763179.pdf.jpg2ad2d032d0f106a73a1e740c980a85d7MD5310183/293342019-11-09 04:50:03.77327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Applets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction |
title |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
spellingShingle |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática Barcelos, Gilmara Teixeira Professor Formação Geometria Dynamic geometry Applet Mathematics teacher education |
title_short |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
title_full |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
title_fullStr |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
title_sort |
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática |
author |
Barcelos, Gilmara Teixeira |
author_facet |
Barcelos, Gilmara Teixeira Behar, Patrícia Alejandra Passerino, Liliana Maria Batista, Silvia Cristina Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Passerino, Liliana Maria Batista, Silvia Cristina Freitas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Gilmara Teixeira Behar, Patrícia Alejandra Passerino, Liliana Maria Batista, Silvia Cristina Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Geometria |
topic |
Professor Formação Geometria Dynamic geometry Applet Mathematics teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic geometry Applet Mathematics teacher education |
description |
Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29334 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763179 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763179 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/1/000763179.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/2/000763179.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/3/000763179.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfadef5ea89c641bf659bf2b7a265722 7934b904bf1957fdbc7b5aa192a3803b 2ad2d032d0f106a73a1e740c980a85d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224727047438336 |