O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255489 |
Resumo: | Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela. |
id |
UFRGS-2_c88be3cd7bab94de32549ae0370a0033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255489 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Marlon André daFensterseifer, Paulo EvaldoWittizorecki, Elisandro SchultzMolina Neto, Vicente2023-03-10T03:25:25Z20212358-8322http://hdl.handle.net/10183/255489001147590Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela.This study sought to identify and understand how the teaching internship influences the production/ alteration of the meanings attributed to teaching by Physical Education students at the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul. From participant observation, recorded in a field journal, and semistructured interviews, it was developed a narrative research about the meanings given to teaching in Physical Education from the perspective of eight students and two supervising teachers. The analytical process allowed the interpretation that the potential of the internship is directly related to the possibilities of initial training in terms of making students recognize the theory as a significant ally, both for the possible and desirable objectification of the practice, as well as to critically reflect on it.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas, To. Vol. 8, n.45 (Maio 2021), p. 10-27Educação físicaFormação de professoresEstágio supervisionadoTeacher’s trainingSupervised internship.Theory and practice relationshipO estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação FísicaThe teaching internship and the production/change of teaching meanings in Physical Education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147590.pdf.txt001147590.pdf.txtExtracted Texttext/plain68613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/2/001147590.pdf.txt3d860d9aaffbbdb8806e73f150078b91MD52ORIGINAL001147590.pdfTexto completoapplication/pdf449842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/1/001147590.pdf829b32c008e0f09e37fe02e4a1346475MD5110183/2554892023-03-11 03:28:03.719461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255489Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:28:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching internship and the production/change of teaching meanings in Physical Education |
title |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
spellingShingle |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física Silva, Marlon André da Educação física Formação de professores Estágio supervisionado Teacher’s training Supervised internship. Theory and practice relationship |
title_short |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
title_full |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
title_fullStr |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
title_full_unstemmed |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
title_sort |
O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física |
author |
Silva, Marlon André da |
author_facet |
Silva, Marlon André da Fensterseifer, Paulo Evaldo Wittizorecki, Elisandro Schultz Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer, Paulo Evaldo Wittizorecki, Elisandro Schultz Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marlon André da Fensterseifer, Paulo Evaldo Wittizorecki, Elisandro Schultz Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Formação de professores Estágio supervisionado |
topic |
Educação física Formação de professores Estágio supervisionado Teacher’s training Supervised internship. Theory and practice relationship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s training Supervised internship. Theory and practice relationship |
description |
Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:25:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255489 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-8322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147590 |
identifier_str_mv |
2358-8322 001147590 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Humanidades & Inovação. Palmas, To. Vol. 8, n.45 (Maio 2021), p. 10-27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/2/001147590.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/1/001147590.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d860d9aaffbbdb8806e73f150078b91 829b32c008e0f09e37fe02e4a1346475 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821034192896 |