O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marlon André da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fensterseifer, Paulo Evaldo, Wittizorecki, Elisandro Schultz, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255489
Resumo: Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela.
id UFRGS-2_c88be3cd7bab94de32549ae0370a0033
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255489
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Marlon André daFensterseifer, Paulo EvaldoWittizorecki, Elisandro SchultzMolina Neto, Vicente2023-03-10T03:25:25Z20212358-8322http://hdl.handle.net/10183/255489001147590Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela.This study sought to identify and understand how the teaching internship influences the production/ alteration of the meanings attributed to teaching by Physical Education students at the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul. From participant observation, recorded in a field journal, and semistructured interviews, it was developed a narrative research about the meanings given to teaching in Physical Education from the perspective of eight students and two supervising teachers. The analytical process allowed the interpretation that the potential of the internship is directly related to the possibilities of initial training in terms of making students recognize the theory as a significant ally, both for the possible and desirable objectification of the practice, as well as to critically reflect on it.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas, To. Vol. 8, n.45 (Maio 2021), p. 10-27Educação físicaFormação de professoresEstágio supervisionadoTeacher’s trainingSupervised internship.Theory and practice relationshipO estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação FísicaThe teaching internship and the production/change of teaching meanings in Physical Education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147590.pdf.txt001147590.pdf.txtExtracted Texttext/plain68613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/2/001147590.pdf.txt3d860d9aaffbbdb8806e73f150078b91MD52ORIGINAL001147590.pdfTexto completoapplication/pdf449842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/1/001147590.pdf829b32c008e0f09e37fe02e4a1346475MD5110183/2554892023-03-11 03:28:03.719461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255489Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:28:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching internship and the production/change of teaching meanings in Physical Education
title O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
spellingShingle O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
Silva, Marlon André da
Educação física
Formação de professores
Estágio supervisionado
Teacher’s training
Supervised internship.
Theory and practice relationship
title_short O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
title_full O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
title_fullStr O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
title_full_unstemmed O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
title_sort O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física
author Silva, Marlon André da
author_facet Silva, Marlon André da
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Fensterseifer, Paulo Evaldo
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marlon André da
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação de professores
Estágio supervisionado
topic Educação física
Formação de professores
Estágio supervisionado
Teacher’s training
Supervised internship.
Theory and practice relationship
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s training
Supervised internship.
Theory and practice relationship
description Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:25:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255489
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-8322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147590
identifier_str_mv 2358-8322
001147590
url http://hdl.handle.net/10183/255489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Humanidades & Inovação. Palmas, To. Vol. 8, n.45 (Maio 2021), p. 10-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/2/001147590.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255489/1/001147590.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d860d9aaffbbdb8806e73f150078b91
829b32c008e0f09e37fe02e4a1346475
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447821034192896