O vídeo como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mychaleyko, Tatiana Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133837
Resumo: Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar.
id UFRGS-2_c8eb9ff611628360c303438b4c86599c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133837
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mychaleyko, Tatiana RitaBrackmann, Christian Puhlmann2016-03-16T02:05:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/133837000982496Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar.We live in a society where new technologies are part of daily lives of people, therefore it is necessary that the school seeks and employ the media in the process of teaching more effectively, allowing the school to get closer to the social reality. Among the new technologies, the video is a media present in virtually all schools and is relatively easy to use, signifying important pedagogical tool with good acceptance by students. With this, we performed a literature search by promoting a reflection of the use of video as an educational resource and a Survey, conducted through a questionnaire applied to teachers at the school of the state network of the Viamão city. This research was performed in order to identify whether and how the audiovisual material is being used within the school environment.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)VídeoMaterial didático digitalEducationMediaO vídeo como ferramenta pedagógicaThe video as a pedagogical tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982496.pdf000982496.pdfTexto completoapplication/pdf455052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/1/000982496.pdfc5693377d1232922d9f6362c7f1ba88cMD51TEXT000982496.pdf.txt000982496.pdf.txtExtracted Texttext/plain77434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/2/000982496.pdf.txt931ed9d441220fb60e9f68cc6bb422deMD52THUMBNAIL000982496.pdf.jpg000982496.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/3/000982496.pdf.jpgfa52229093e9ab30d5cc8f06b2297024MD5310183/1338372018-10-26 10:21:20.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vídeo como ferramenta pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The video as a pedagogical tool
title O vídeo como ferramenta pedagógica
spellingShingle O vídeo como ferramenta pedagógica
Mychaleyko, Tatiana Rita
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Material didático digital
Education
Media
title_short O vídeo como ferramenta pedagógica
title_full O vídeo como ferramenta pedagógica
title_fullStr O vídeo como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed O vídeo como ferramenta pedagógica
title_sort O vídeo como ferramenta pedagógica
author Mychaleyko, Tatiana Rita
author_facet Mychaleyko, Tatiana Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mychaleyko, Tatiana Rita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brackmann, Christian Puhlmann
contributor_str_mv Brackmann, Christian Puhlmann
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Material didático digital
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Material didático digital
Education
Media
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Media
description Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133837
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982496
url http://hdl.handle.net/10183/133837
identifier_str_mv 000982496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/1/000982496.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/2/000982496.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/3/000982496.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5693377d1232922d9f6362c7f1ba88c
931ed9d441220fb60e9f68cc6bb422de
fa52229093e9ab30d5cc8f06b2297024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163426045952