O vídeo como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133837 |
Resumo: | Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_c8eb9ff611628360c303438b4c86599c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133837 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mychaleyko, Tatiana RitaBrackmann, Christian Puhlmann2016-03-16T02:05:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/133837000982496Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar.We live in a society where new technologies are part of daily lives of people, therefore it is necessary that the school seeks and employ the media in the process of teaching more effectively, allowing the school to get closer to the social reality. Among the new technologies, the video is a media present in virtually all schools and is relatively easy to use, signifying important pedagogical tool with good acceptance by students. With this, we performed a literature search by promoting a reflection of the use of video as an educational resource and a Survey, conducted through a questionnaire applied to teachers at the school of the state network of the Viamão city. This research was performed in order to identify whether and how the audiovisual material is being used within the school environment.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)VídeoMaterial didático digitalEducationMediaO vídeo como ferramenta pedagógicaThe video as a pedagogical tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982496.pdf000982496.pdfTexto completoapplication/pdf455052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/1/000982496.pdfc5693377d1232922d9f6362c7f1ba88cMD51TEXT000982496.pdf.txt000982496.pdf.txtExtracted Texttext/plain77434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/2/000982496.pdf.txt931ed9d441220fb60e9f68cc6bb422deMD52THUMBNAIL000982496.pdf.jpg000982496.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/3/000982496.pdf.jpgfa52229093e9ab30d5cc8f06b2297024MD5310183/1338372018-10-26 10:21:20.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The video as a pedagogical tool |
title |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
O vídeo como ferramenta pedagógica Mychaleyko, Tatiana Rita Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Vídeo Material didático digital Education Media |
title_short |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
title_full |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
title_sort |
O vídeo como ferramenta pedagógica |
author |
Mychaleyko, Tatiana Rita |
author_facet |
Mychaleyko, Tatiana Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mychaleyko, Tatiana Rita |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brackmann, Christian Puhlmann |
contributor_str_mv |
Brackmann, Christian Puhlmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Vídeo Material didático digital |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Vídeo Material didático digital Education Media |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Media |
description |
Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133837 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982496 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133837 |
identifier_str_mv |
000982496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/1/000982496.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/2/000982496.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133837/3/000982496.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5693377d1232922d9f6362c7f1ba88c 931ed9d441220fb60e9f68cc6bb422de fa52229093e9ab30d5cc8f06b2297024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163426045952 |