Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133856 |
Resumo: | Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra. |
id |
UFRGS-2_a39b5a97474a200c7736da3aa680d972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133856 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Raquel MachadoPiovesan, Sandra Dutra2016-03-16T02:05:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/133856000982088Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra.This work realize a bibliographic revision about the resources, modes and possibilities of inclusion of programming of computers in the curriculum pedagogic of basic education, aiming to motivate this establishments of teaching to the incorporation of softwares of creation and authorship in the educative activities, as form of cooperate, diametrically, for the stimulation of logic ratiocination and to favour the interesting in the exact sciences area, so needy of professionals. Many softwares and sites combine sounds and images for the creation of explanations animated and challenges. Are evident many examples successfull of teaching establishments that adhered the digital alphabetization, working with logic of programming through the exploration of digital didactics materials. The methodology begins with the modality of bibliographic search, with a qualitative approach, with a exploration objective. As resulted, this work propose a systematic simple and objective, for the insertion of languages of programming in the basic educational scenary, showing that aren't necessary highs financial recourses for that technologic literacy occurs.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ComputadorProgramaçãoEducação básicaMaterial didático digitalComputer programmingEducationMedia technologiesUma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982088.pdf000982088.pdfTexto completoapplication/pdf1791236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/1/000982088.pdfa40b01d4cc6803525b05019363f21015MD51TEXT000982088.pdf.txt000982088.pdf.txtExtracted Texttext/plain73799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/2/000982088.pdf.txta5177f412de67cf659a2e2817cbc815dMD52THUMBNAIL000982088.pdf.jpg000982088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/3/000982088.pdf.jpgf77d0d3190bd007f90fee87544436db0MD5310183/1338562018-10-26 10:21:42.424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
title |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica Leite, Raquel Machado Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Computador Programação Educação básica Material didático digital Computer programming Education Media technologies |
title_short |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
title_full |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
title_sort |
Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica |
author |
Leite, Raquel Machado |
author_facet |
Leite, Raquel Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Raquel Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra |
contributor_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Computador Programação Educação básica Material didático digital |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Computador Programação Educação básica Material didático digital Computer programming Education Media technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer programming Education Media technologies |
description |
Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133856 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982088 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133856 |
identifier_str_mv |
000982088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/1/000982088.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/2/000982088.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/3/000982088.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a40b01d4cc6803525b05019363f21015 a5177f412de67cf659a2e2817cbc815d f77d0d3190bd007f90fee87544436db0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500140834816 |