Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Raquel Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133856
Resumo: Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra.
id UFRGS-2_a39b5a97474a200c7736da3aa680d972
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133856
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Raquel MachadoPiovesan, Sandra Dutra2016-03-16T02:05:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/133856000982088Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra.This work realize a bibliographic revision about the resources, modes and possibilities of inclusion of programming of computers in the curriculum pedagogic of basic education, aiming to motivate this establishments of teaching to the incorporation of softwares of creation and authorship in the educative activities, as form of cooperate, diametrically, for the stimulation of logic ratiocination and to favour the interesting in the exact sciences area, so needy of professionals. Many softwares and sites combine sounds and images for the creation of explanations animated and challenges. Are evident many examples successfull of teaching establishments that adhered the digital alphabetization, working with logic of programming through the exploration of digital didactics materials. The methodology begins with the modality of bibliographic search, with a qualitative approach, with a exploration objective. As resulted, this work propose a systematic simple and objective, for the insertion of languages of programming in the basic educational scenary, showing that aren't necessary highs financial recourses for that technologic literacy occurs.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ComputadorProgramaçãoEducação básicaMaterial didático digitalComputer programmingEducationMedia technologiesUma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982088.pdf000982088.pdfTexto completoapplication/pdf1791236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/1/000982088.pdfa40b01d4cc6803525b05019363f21015MD51TEXT000982088.pdf.txt000982088.pdf.txtExtracted Texttext/plain73799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/2/000982088.pdf.txta5177f412de67cf659a2e2817cbc815dMD52THUMBNAIL000982088.pdf.jpg000982088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/3/000982088.pdf.jpgf77d0d3190bd007f90fee87544436db0MD5310183/1338562018-10-26 10:21:42.424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
title Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
spellingShingle Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
Leite, Raquel Machado
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computador
Programação
Educação básica
Material didático digital
Computer programming
Education
Media technologies
title_short Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
title_full Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
title_fullStr Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
title_sort Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica
author Leite, Raquel Machado
author_facet Leite, Raquel Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Raquel Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
contributor_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computador
Programação
Educação básica
Material didático digital
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computador
Programação
Educação básica
Material didático digital
Computer programming
Education
Media technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer programming
Education
Media technologies
description Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982088
url http://hdl.handle.net/10183/133856
identifier_str_mv 000982088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/1/000982088.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/2/000982088.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133856/3/000982088.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a40b01d4cc6803525b05019363f21015
a5177f412de67cf659a2e2817cbc815d
f77d0d3190bd007f90fee87544436db0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500140834816