Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Adriano Canabarro
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21000
Resumo: A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao dia-a-dia escolar apresentase como uma forma efetiva de inserÁ„o social e de desenvolvimento intelectual dos indivÌduos. O presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formaÁ„o ‡ atuaÁ„o crÌtica e criativa atravÈs das Tecnologias de InformaÁ„o e ComunicaÁ„o (TICs), por meio de um processo de imers„o tecnolÛgica. O estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, onde foram realizados encontros sistem·ticos que possibilitassem a discuss„o e o desenvolvimento de competÍncias na ·rea de inform·tica educativa, culminando com a proposta de pr·ticas pedagÛgicas que fizessem uso criativo das TICs.
id UFRGS-2_c9d36209f40f3a06c0de81b761a47618
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21000
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Adriano CanabarroFranco, Sérgio Roberto Kieling2010-04-20T04:15:17Z20031516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/21000000422134A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao dia-a-dia escolar apresentase como uma forma efetiva de inserÁ„o social e de desenvolvimento intelectual dos indivÌduos. O presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formaÁ„o ‡ atuaÁ„o crÌtica e criativa atravÈs das Tecnologias de InformaÁ„o e ComunicaÁ„o (TICs), por meio de um processo de imers„o tecnolÛgica. O estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, onde foram realizados encontros sistem·ticos que possibilitassem a discuss„o e o desenvolvimento de competÍncias na ·rea de inform·tica educativa, culminando com a proposta de pr·ticas pedagÛgicas que fizessem uso criativo das TICs.Introducing new technologies into the daily practice of schools is presented as an effective way of achieving social insertion and promoting intellectual development of individuals. This article outlines research into ways of equipping teachers to critically and creatively incorporate Communication and Information Technologies (CIT) into their teaching practices, through a process of technological immersion. The study made use of the structures of University of Passo Fundo. During systematic meetings, discussion of new technologies and their application to the educative informatics area, led teacher trainees to propose new pedagogical practices making creative use of CIT.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 11-21ProfessorFormaçãoInovação tecnológicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)New technologiesTeaching qualificationUma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológicaAn alternative to reverse the socialtechnological exclusion situation through a technological immersion process info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000422134.pdf000422134.pdfTexto completoapplication/pdf62972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/1/000422134.pdf9713e58c113b3d1d840542c6c052f3e7MD51TEXT000422134.pdf.txt000422134.pdf.txtExtracted Texttext/plain30451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/2/000422134.pdf.txtd30217307857299001873d8ee1f2f242MD52THUMBNAIL000422134.pdf.jpg000422134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/3/000422134.pdf.jpg091da55d9c5280ca77c1fbe01715904dMD5310183/210002018-10-08 08:13:12.169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21000Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An alternative to reverse the socialtechnological exclusion situation through a technological immersion process
title Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
spellingShingle Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
Teixeira, Adriano Canabarro
Professor
Formação
Inovação tecnológica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
New technologies
Teaching qualification
title_short Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
title_full Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
title_fullStr Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
title_full_unstemmed Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
title_sort Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
author Teixeira, Adriano Canabarro
author_facet Teixeira, Adriano Canabarro
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Adriano Canabarro
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Inovação tecnológica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Professor
Formação
Inovação tecnológica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
New technologies
Teaching qualification
dc.subject.eng.fl_str_mv New technologies
Teaching qualification
description A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao dia-a-dia escolar apresentase como uma forma efetiva de inserÁ„o social e de desenvolvimento intelectual dos indivÌduos. O presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formaÁ„o ‡ atuaÁ„o crÌtica e criativa atravÈs das Tecnologias de InformaÁ„o e ComunicaÁ„o (TICs), por meio de um processo de imers„o tecnolÛgica. O estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, onde foram realizados encontros sistem·ticos que possibilitassem a discuss„o e o desenvolvimento de competÍncias na ·rea de inform·tica educativa, culminando com a proposta de pr·ticas pedagÛgicas que fizessem uso criativo das TICs.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21000
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000422134
identifier_str_mv 1516-084X
000422134
url http://hdl.handle.net/10183/21000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 11-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/1/000422134.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/2/000422134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/3/000422134.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9713e58c113b3d1d840542c6c052f3e7
d30217307857299001873d8ee1f2f242
091da55d9c5280ca77c1fbe01715904d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224709865472000