Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21000 |
Resumo: | A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao dia-a-dia escolar apresentase como uma forma efetiva de inserÁ„o social e de desenvolvimento intelectual dos indivÌduos. O presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formaÁ„o ‡ atuaÁ„o crÌtica e criativa atravÈs das Tecnologias de InformaÁ„o e ComunicaÁ„o (TICs), por meio de um processo de imers„o tecnolÛgica. O estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, onde foram realizados encontros sistem·ticos que possibilitassem a discuss„o e o desenvolvimento de competÍncias na ·rea de inform·tica educativa, culminando com a proposta de pr·ticas pedagÛgicas que fizessem uso criativo das TICs. |
id |
UFRGS-2_c9d36209f40f3a06c0de81b761a47618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21000 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Adriano CanabarroFranco, Sérgio Roberto Kieling2010-04-20T04:15:17Z20031516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/21000000422134A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao dia-a-dia escolar apresentase como uma forma efetiva de inserÁ„o social e de desenvolvimento intelectual dos indivÌduos. O presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formaÁ„o ‡ atuaÁ„o crÌtica e criativa atravÈs das Tecnologias de InformaÁ„o e ComunicaÁ„o (TICs), por meio de um processo de imers„o tecnolÛgica. O estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, onde foram realizados encontros sistem·ticos que possibilitassem a discuss„o e o desenvolvimento de competÍncias na ·rea de inform·tica educativa, culminando com a proposta de pr·ticas pedagÛgicas que fizessem uso criativo das TICs.Introducing new technologies into the daily practice of schools is presented as an effective way of achieving social insertion and promoting intellectual development of individuals. This article outlines research into ways of equipping teachers to critically and creatively incorporate Communication and Information Technologies (CIT) into their teaching practices, through a process of technological immersion. The study made use of the structures of University of Passo Fundo. During systematic meetings, discussion of new technologies and their application to the educative informatics area, led teacher trainees to propose new pedagogical practices making creative use of CIT.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 11-21ProfessorFormaçãoInovação tecnológicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)New technologiesTeaching qualificationUma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológicaAn alternative to reverse the socialtechnological exclusion situation through a technological immersion process info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000422134.pdf000422134.pdfTexto completoapplication/pdf62972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/1/000422134.pdf9713e58c113b3d1d840542c6c052f3e7MD51TEXT000422134.pdf.txt000422134.pdf.txtExtracted Texttext/plain30451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/2/000422134.pdf.txtd30217307857299001873d8ee1f2f242MD52THUMBNAIL000422134.pdf.jpg000422134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/3/000422134.pdf.jpg091da55d9c5280ca77c1fbe01715904dMD5310183/210002018-10-08 08:13:12.169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21000Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An alternative to reverse the socialtechnological exclusion situation through a technological immersion process |
title |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
spellingShingle |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica Teixeira, Adriano Canabarro Professor Formação Inovação tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) New technologies Teaching qualification |
title_short |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
title_full |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
title_fullStr |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
title_full_unstemmed |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
title_sort |
Uma alterantiva de reversão de quadros de exclusão sócio-tecnológica através de um processo de imersão tecnológica |
author |
Teixeira, Adriano Canabarro |
author_facet |
Teixeira, Adriano Canabarro Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Adriano Canabarro Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Inovação tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Professor Formação Inovação tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) New technologies Teaching qualification |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
New technologies Teaching qualification |
description |
A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao dia-a-dia escolar apresentase como uma forma efetiva de inserÁ„o social e de desenvolvimento intelectual dos indivÌduos. O presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formaÁ„o ‡ atuaÁ„o crÌtica e criativa atravÈs das Tecnologias de InformaÁ„o e ComunicaÁ„o (TICs), por meio de um processo de imers„o tecnolÛgica. O estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, onde foram realizados encontros sistem·ticos que possibilitassem a discuss„o e o desenvolvimento de competÍncias na ·rea de inform·tica educativa, culminando com a proposta de pr·ticas pedagÛgicas que fizessem uso criativo das TICs. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21000 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000422134 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000422134 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 11-21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/1/000422134.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/2/000422134.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21000/3/000422134.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9713e58c113b3d1d840542c6c052f3e7 d30217307857299001873d8ee1f2f242 091da55d9c5280ca77c1fbe01715904d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224709865472000 |