Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzi, Hayde Raquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153088
Resumo: Este trabalho é resultado das dúvidas que surgiram durante o estágio docente realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal e que culminou na necessidade de compreender melhor as relações étnicas-raciais presentes em artefatos culturais direcionados ao público infantil - entendendo que tais artefatos contribuem para a formação das identidades raciais em nossa sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar cinco produções audiovisuais sobretudo no que diz respeito ao modo como elas operam na produção de uma “pedagogia da racialização” (KAERCHER, 2010). Para compreender melhor tal tema, ao longo do trabalho são discutidos conceitos fundamentais como o de identidade e diferença, raça e etnia, bem como o de infâncias. Compreende-se como metodologia deste trabalho a análise de imagem e, para isso, foram selecionadas cinco produções audiovisuais infantis a partir de três critérios principais, assumidos a partir dos estudos de Kaercher e Dalla Zen (2010): produções que têm o preconceito racial como tema central; produções que abordem a diversidade e, entre elas, a diversidade racial; produções que coloquem em evidência o protagonismo negro. As análises foram feitas a partir da sistematização dessas produções, sendo possível, assim, perceber algumas recorrências, que possibilitaram dois eixos de discussão: a presença da família, atuando fundamentalmente para acolher e resolver as situações de conflitos étnicos-raciais juntos às crianças e a falta da representatividade negra nos artefatos utilizados pelas crianças.
id UFRGS-2_cb1bd24f55bcdbacfc52469b7ecf93d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153088
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorenzi, Hayde RaquelMarcello, Fabiana de Amorim2017-02-24T02:25:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/153088001013849Este trabalho é resultado das dúvidas que surgiram durante o estágio docente realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal e que culminou na necessidade de compreender melhor as relações étnicas-raciais presentes em artefatos culturais direcionados ao público infantil - entendendo que tais artefatos contribuem para a formação das identidades raciais em nossa sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar cinco produções audiovisuais sobretudo no que diz respeito ao modo como elas operam na produção de uma “pedagogia da racialização” (KAERCHER, 2010). Para compreender melhor tal tema, ao longo do trabalho são discutidos conceitos fundamentais como o de identidade e diferença, raça e etnia, bem como o de infâncias. Compreende-se como metodologia deste trabalho a análise de imagem e, para isso, foram selecionadas cinco produções audiovisuais infantis a partir de três critérios principais, assumidos a partir dos estudos de Kaercher e Dalla Zen (2010): produções que têm o preconceito racial como tema central; produções que abordem a diversidade e, entre elas, a diversidade racial; produções que coloquem em evidência o protagonismo negro. As análises foram feitas a partir da sistematização dessas produções, sendo possível, assim, perceber algumas recorrências, que possibilitaram dois eixos de discussão: a presença da família, atuando fundamentalmente para acolher e resolver as situações de conflitos étnicos-raciais juntos às crianças e a falta da representatividade negra nos artefatos utilizados pelas crianças.application/pdfporEducação infantilIdentidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013849.pdf001013849.pdfTexto completoapplication/pdf2341528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153088/1/001013849.pdfd7b4e3bd670bfc5ab5396873e01ed03eMD51TEXT001013849.pdf.txt001013849.pdf.txtExtracted Texttext/plain108707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153088/2/001013849.pdf.txtc03d041ace58da5854976f42cb7f7a0fMD5210183/1530882017-02-25 02:30:41.972652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153088Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
title Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
spellingShingle Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
Lorenzi, Hayde Raquel
Educação infantil
title_short Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
title_full Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
title_fullStr Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
title_full_unstemmed Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
title_sort Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
author Lorenzi, Hayde Raquel
author_facet Lorenzi, Hayde Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzi, Hayde Raquel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
contributor_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
description Este trabalho é resultado das dúvidas que surgiram durante o estágio docente realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal e que culminou na necessidade de compreender melhor as relações étnicas-raciais presentes em artefatos culturais direcionados ao público infantil - entendendo que tais artefatos contribuem para a formação das identidades raciais em nossa sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar cinco produções audiovisuais sobretudo no que diz respeito ao modo como elas operam na produção de uma “pedagogia da racialização” (KAERCHER, 2010). Para compreender melhor tal tema, ao longo do trabalho são discutidos conceitos fundamentais como o de identidade e diferença, raça e etnia, bem como o de infâncias. Compreende-se como metodologia deste trabalho a análise de imagem e, para isso, foram selecionadas cinco produções audiovisuais infantis a partir de três critérios principais, assumidos a partir dos estudos de Kaercher e Dalla Zen (2010): produções que têm o preconceito racial como tema central; produções que abordem a diversidade e, entre elas, a diversidade racial; produções que coloquem em evidência o protagonismo negro. As análises foram feitas a partir da sistematização dessas produções, sendo possível, assim, perceber algumas recorrências, que possibilitaram dois eixos de discussão: a presença da família, atuando fundamentalmente para acolher e resolver as situações de conflitos étnicos-raciais juntos às crianças e a falta da representatividade negra nos artefatos utilizados pelas crianças.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T02:25:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153088
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013849
url http://hdl.handle.net/10183/153088
identifier_str_mv 001013849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153088/1/001013849.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153088/2/001013849.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7b4e3bd670bfc5ab5396873e01ed03e
c03d041ace58da5854976f42cb7f7a0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224525345456128