Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153088 |
Resumo: | Este trabalho é resultado das dúvidas que surgiram durante o estágio docente realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal e que culminou na necessidade de compreender melhor as relações étnicas-raciais presentes em artefatos culturais direcionados ao público infantil - entendendo que tais artefatos contribuem para a formação das identidades raciais em nossa sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar cinco produções audiovisuais sobretudo no que diz respeito ao modo como elas operam na produção de uma “pedagogia da racialização” (KAERCHER, 2010). Para compreender melhor tal tema, ao longo do trabalho são discutidos conceitos fundamentais como o de identidade e diferença, raça e etnia, bem como o de infâncias. Compreende-se como metodologia deste trabalho a análise de imagem e, para isso, foram selecionadas cinco produções audiovisuais infantis a partir de três critérios principais, assumidos a partir dos estudos de Kaercher e Dalla Zen (2010): produções que têm o preconceito racial como tema central; produções que abordem a diversidade e, entre elas, a diversidade racial; produções que coloquem em evidência o protagonismo negro. As análises foram feitas a partir da sistematização dessas produções, sendo possível, assim, perceber algumas recorrências, que possibilitaram dois eixos de discussão: a presença da família, atuando fundamentalmente para acolher e resolver as situações de conflitos étnicos-raciais juntos às crianças e a falta da representatividade negra nos artefatos utilizados pelas crianças. |
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