Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157308 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016). |
id |
UFRGS-2_cb939fa3ed8b0f1793b0c41c021777bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157308 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Aline PifferoJacks, Nilda AparecidaMiranda, Fernanda Chocron2017-05-04T02:35:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/157308001013170Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016).This study presents the results of a exploratory research about the talent show MasterChef Brasil, produced and transmitted in the free to air TV channel Rede Bandeirantes since 2014. The focus was to identify and analyse the elements on TV and internet that composed the narrative of the program’s 2015 and 2016 season finales. For that purpose, many methodological procedures were performed, among them are: bibliographical and documental research; systematic monitoring of the TV program and use of the YouTube site for episode analysis ; unsystematic observation of MasterChef Brasil in social networks (Twitter, Facebook and Instagram); decoupage of the two studied episodes; and corpus description and analysis. As a result of this exercise, it is worth mentioning the different uses of live and recorded languages conducted by the program production. Regarding MasterChef Brasil repercussion on the internet, the strategies of the program’s official channels were the same on both finales. However, the repercussion on the social networks was different due to identified narrative changes, which reflected on the comments made by the audience. With the present study, it was possible to observe the characteristics of the reconfiguration process that television is passing through in Brazil and in the world. For the program analysis, a theoretical referential was adopted in order to understand the so-called “end of television” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) and the implications of this scenario on the audience practices (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Among the main concepts of this study are Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE & BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO & BORGES, 2016) and hypertelevision (SCOLARI, 2014). It is also worth highlighting the dialogue with authors that study global and local aspects of MasterChef as well as the format specificities of this global production (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI & OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI & ANDACHT, 2016a, 2016b; VILELA & JEFFMAN, 2016).application/pdfporMasterChef (Programa de televisão)NarrativaCommunicationFree to air televisionSocial networksSocial TVHypertelevisionMasterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013170.pdf001013170.pdfTexto completoapplication/pdf3358195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/1/001013170.pdfd3cc6d1d6f75204d4181fda604a113acMD51TEXT001013170.pdf.txt001013170.pdf.txtExtracted Texttext/plain199472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/2/001013170.pdf.txtc55fdfa1fcd7eee135e420dd57c207dfMD52THUMBNAIL001013170.pdf.jpg001013170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/3/001013170.pdf.jpg96bfef891b4e8a90529bc4eea6cd623dMD5310183/1573082018-10-29 08:58:31.722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157308Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
title |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
spellingShingle |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet Becker, Aline Piffero MasterChef (Programa de televisão) Narrativa Communication Free to air television Social networks Social TV Hypertelevision |
title_short |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
title_full |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
title_fullStr |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
title_full_unstemmed |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
title_sort |
Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet |
author |
Becker, Aline Piffero |
author_facet |
Becker, Aline Piffero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Aline Piffero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Miranda, Fernanda Chocron |
contributor_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida Miranda, Fernanda Chocron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MasterChef (Programa de televisão) Narrativa |
topic |
MasterChef (Programa de televisão) Narrativa Communication Free to air television Social networks Social TV Hypertelevision |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Free to air television Social networks Social TV Hypertelevision |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016). |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:35:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157308 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157308 |
identifier_str_mv |
001013170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/1/001013170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/2/001013170.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/3/001013170.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3cc6d1d6f75204d4181fda604a113ac c55fdfa1fcd7eee135e420dd57c207df 96bfef891b4e8a90529bc4eea6cd623d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224529029103616 |