Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Aline Piffero
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157308
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016).
id UFRGS-2_cb939fa3ed8b0f1793b0c41c021777bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157308
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Aline PifferoJacks, Nilda AparecidaMiranda, Fernanda Chocron2017-05-04T02:35:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/157308001013170Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016).This study presents the results of a exploratory research about the talent show MasterChef Brasil, produced and transmitted in the free to air TV channel Rede Bandeirantes since 2014. The focus was to identify and analyse the elements on TV and internet that composed the narrative of the program’s 2015 and 2016 season finales. For that purpose, many methodological procedures were performed, among them are: bibliographical and documental research; systematic monitoring of the TV program and use of the YouTube site for episode analysis ; unsystematic observation of MasterChef Brasil in social networks (Twitter, Facebook and Instagram); decoupage of the two studied episodes; and corpus description and analysis. As a result of this exercise, it is worth mentioning the different uses of live and recorded languages conducted by the program production. Regarding MasterChef Brasil repercussion on the internet, the strategies of the program’s official channels were the same on both finales. However, the repercussion on the social networks was different due to identified narrative changes, which reflected on the comments made by the audience. With the present study, it was possible to observe the characteristics of the reconfiguration process that television is passing through in Brazil and in the world. For the program analysis, a theoretical referential was adopted in order to understand the so-called “end of television” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) and the implications of this scenario on the audience practices (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Among the main concepts of this study are Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE & BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO & BORGES, 2016) and hypertelevision (SCOLARI, 2014). It is also worth highlighting the dialogue with authors that study global and local aspects of MasterChef as well as the format specificities of this global production (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI & OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI & ANDACHT, 2016a, 2016b; VILELA & JEFFMAN, 2016).application/pdfporMasterChef (Programa de televisão)NarrativaCommunicationFree to air televisionSocial networksSocial TVHypertelevisionMasterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013170.pdf001013170.pdfTexto completoapplication/pdf3358195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/1/001013170.pdfd3cc6d1d6f75204d4181fda604a113acMD51TEXT001013170.pdf.txt001013170.pdf.txtExtracted Texttext/plain199472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/2/001013170.pdf.txtc55fdfa1fcd7eee135e420dd57c207dfMD52THUMBNAIL001013170.pdf.jpg001013170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/3/001013170.pdf.jpg96bfef891b4e8a90529bc4eea6cd623dMD5310183/1573082018-10-29 08:58:31.722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157308Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
title Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
spellingShingle Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
Becker, Aline Piffero
MasterChef (Programa de televisão)
Narrativa
Communication
Free to air television
Social networks
Social TV
Hypertelevision
title_short Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
title_full Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
title_fullStr Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
title_full_unstemmed Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
title_sort Masterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internet
author Becker, Aline Piffero
author_facet Becker, Aline Piffero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Aline Piffero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Miranda, Fernanda Chocron
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
Miranda, Fernanda Chocron
dc.subject.por.fl_str_mv MasterChef (Programa de televisão)
Narrativa
topic MasterChef (Programa de televisão)
Narrativa
Communication
Free to air television
Social networks
Social TV
Hypertelevision
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Free to air television
Social networks
Social TV
Hypertelevision
description Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016).
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013170
url http://hdl.handle.net/10183/157308
identifier_str_mv 001013170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/1/001013170.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/2/001013170.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157308/3/001013170.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3cc6d1d6f75204d4181fda604a113ac
c55fdfa1fcd7eee135e420dd57c207df
96bfef891b4e8a90529bc4eea6cd623d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224529029103616