Sentidos e representações do trabalho docente em sites de professores particulares : entre precarização e liberdade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215492 |
Resumo: | Neste trabalho, trato do mercado de aulas particulares no Brasil, a partir do estudo de duas plataformas de E-learning: Profes e Superprof. Como outras empresas da economia do compartilhamento, esses sites se caracterizam pela comercialização de bens intangíveis, relações entre clientes (alunos) e fornecedores (professores). Meu problema de pesquisa se desdobra em uma série de questões, com o objetivo de entender: quais são as representações que essas plataformas produzem sobre os professores? Como são as experiências e os regimes de trabalho dos docentes nestas plataformas? Como esse tipo de trabalho se relaciona com transformações mais gerais da precarização do trabalho, em geral, e do trabalho docente, em particular? Para responder estas perguntas, utilizo três fontes de dados empíricos: (1) textos produzidos pelas próprias plataformas em seus sites que dão dicas aos professores cadastrados; (2) questionário estruturado com uma amostra da população de professores particulares; e (3) entrevistas em profundidade. A análise destas informações foi realizada através da Análise de Conteúdo e Análise Crítica do Discurso (ACD). Os achados, apesar de serem parciais, indicam que a produção de representações sociais dos professores nestas plataformas tende a focar em aspectos discursivos do que Boltansky & Chiapello (1999) chamam de “novo espírito do capitalismo” e suas formas de legitimação: a necessidade de um trabalhador criativo, flexível e adaptável, em um contexto geral de precarização do trabalho. Os professores cadastrados nestas plataformas tendem a ter alta escolarização formal e utilizam-nas como forma de complementar renda. Por fim, a diferença de status formal das disciplinas tende a ter impacto sobre a procura e o formato das aulas particulares. |
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Schaefer, Bruno MarquesSilva, Rosimeri Aquino da2020-11-27T04:10:48Z2020http://hdl.handle.net/10183/215492001119738Neste trabalho, trato do mercado de aulas particulares no Brasil, a partir do estudo de duas plataformas de E-learning: Profes e Superprof. Como outras empresas da economia do compartilhamento, esses sites se caracterizam pela comercialização de bens intangíveis, relações entre clientes (alunos) e fornecedores (professores). Meu problema de pesquisa se desdobra em uma série de questões, com o objetivo de entender: quais são as representações que essas plataformas produzem sobre os professores? Como são as experiências e os regimes de trabalho dos docentes nestas plataformas? Como esse tipo de trabalho se relaciona com transformações mais gerais da precarização do trabalho, em geral, e do trabalho docente, em particular? Para responder estas perguntas, utilizo três fontes de dados empíricos: (1) textos produzidos pelas próprias plataformas em seus sites que dão dicas aos professores cadastrados; (2) questionário estruturado com uma amostra da população de professores particulares; e (3) entrevistas em profundidade. A análise destas informações foi realizada através da Análise de Conteúdo e Análise Crítica do Discurso (ACD). Os achados, apesar de serem parciais, indicam que a produção de representações sociais dos professores nestas plataformas tende a focar em aspectos discursivos do que Boltansky & Chiapello (1999) chamam de “novo espírito do capitalismo” e suas formas de legitimação: a necessidade de um trabalhador criativo, flexível e adaptável, em um contexto geral de precarização do trabalho. Os professores cadastrados nestas plataformas tendem a ter alta escolarização formal e utilizam-nas como forma de complementar renda. Por fim, a diferença de status formal das disciplinas tende a ter impacto sobre a procura e o formato das aulas particulares.In this work, I try to deal with the private lessons market in Brazil, based on the study of two E-learning platforms: Profes and Superprof. Like other companies in the sharing economy, these sites are characterized by the sale of intangible goods, relationships between customers (students) and suppliers (teachers). My research problem unfolds in a series of questions, in order to understand: what are the social representations that these platforms produce about their teachers? How are the experiences and work regimes of teachers on these platforms? What does this type of work relate to general transformations in the precarious work, in general, and the teaching work, in particular? To answer these questions, I use three sources of empirical data: (1) articles produced by the platforms themselves on their websites that give tips to registered teachers; (2) structured questionnaire with a sample of the population of private teachers; and (3) indepth interviews. The analysis of this information was performed through Content Analysis and Critical Discourse Analysis (CDA). The findings, despite being partial, indicate that the production of social representations of teachers on these platforms tends to focus on discursive aspects of what Boltansky & Chiapello (1999) call “the new spirit of capitalism” and its forms of legitimation: the need for a creative, flexible and adaptable worker, in a general context of precarious labor. Teachers registered on these platforms tend to have high formal education. They use these platforms as a way to supplement their income. Finally, the difference in formal status of academic areas tends to have an impact on the demand and format of private lessons.application/pdfporMétodos de ensinoEnsino particularEnsino auxiliado por computadorE-learningEconomia compartilhadaE-learningSharing EconomyContent AnalysisPrecariousnessUberizationSentidos e representações do trabalho docente em sites de professores particulares : entre precarização e liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119738.pdf.txt001119738.pdf.txtExtracted Texttext/plain130091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215492/2/001119738.pdf.txtd3cbfcef0ac577e7b96fdf33fcaeda5cMD52ORIGINAL001119738.pdfTexto completoapplication/pdf857889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215492/1/001119738.pdfb0dcc0766d1fbf5f8cfe21ca779f56e2MD5110183/2154922022-08-06 04:53:49.647858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215492Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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