Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152653 |
Resumo: | Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica. |
id |
UFRGS-2_cd2c47f542b9fccab40d14bec0e8b114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152653 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Fernando2017-02-15T02:27:25Z20170100-3143http://hdl.handle.net/10183/152653001012017Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.By means of the reflecting abstraction, unlike the empirical abstraction, the subject builds cognitive abilities removing features of his coordination of actions. Piaget creates the pseudo-empirical abstraction as a form of the reflecting, not the empirical abstraction; by it, the subject withdraws from the objects the features of his coordination of actions, which he had previously placed on them. When removing the eight of the eighth part of an abacus row, the subject actually withdraws what he had put in that piece. If he takes the eight from different abacus parts, depending on where he began to count, it means that the eight is not in them; it is in the mind of the subject. In addition to characterizing it, it is shown in the text the epistemological, methodological and educational value of the pseudo-empirical abstraction.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 371-393AbstraçãoEpistemologiaMetodologia da pesquisaReflecting abstractionPseudo-empirical abstractionEpistemologyMethodologyEducationAbstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológicoPseudo-empirical abstraction : epistemological meaning and methodological impactinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012017.pdf001012017.pdfTexto completoapplication/pdf260976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/1/001012017.pdfd87345f105e0018c15cf504d95438ca9MD51TEXT001012017.pdf.txt001012017.pdf.txtExtracted Texttext/plain68177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/2/001012017.pdf.txtd9b5819fdb9d99337fd178e86372bf6cMD5210183/1526532021-11-20 05:42:04.569293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pseudo-empirical abstraction : epistemological meaning and methodological impact |
title |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
spellingShingle |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico Becker, Fernando Abstração Epistemologia Metodologia da pesquisa Reflecting abstraction Pseudo-empirical abstraction Epistemology Methodology Education |
title_short |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
title_full |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
title_fullStr |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
title_full_unstemmed |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
title_sort |
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico |
author |
Becker, Fernando |
author_facet |
Becker, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abstração Epistemologia Metodologia da pesquisa |
topic |
Abstração Epistemologia Metodologia da pesquisa Reflecting abstraction Pseudo-empirical abstraction Epistemology Methodology Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reflecting abstraction Pseudo-empirical abstraction Epistemology Methodology Education |
description |
Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-15T02:27:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152653 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001012017 |
identifier_str_mv |
0100-3143 001012017 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 371-393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/1/001012017.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/2/001012017.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d87345f105e0018c15cf504d95438ca9 d9b5819fdb9d99337fd178e86372bf6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224913773658112 |