Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fischer, Maria Clara Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104484
Resumo: Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA.
id UFRGS-2_cd326640e962616383dea6fe7cbd3809
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104484
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Godinho, Ana Cláudia FerreiraFischer, Maria Clara Bueno2014-10-11T02:11:49Z20131519-3322http://hdl.handle.net/10183/104484000922678Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA.The “uses of self” made by PROEJA students in classroom affairs are analyzed in this article, taking as an empirical basis part of the data produced by a study of ethnographic nature at a course located in the metropolitan area of Porto Alegre – Rio Grande do Sul state. Its theoretical basis articulates studies of Ergology, Sociology of Education and the socio-historical branch of Psychology, aiming to relate the concepts of activity, knowledge and values to the “uses of self”. The results show that knowledge connected to communication – especially mastery of the formal usage of language – is particularly important to school activity, since the non-mastery of it generates tension between students. The same happens regarding values: solidarity and cooperation seem to also be a form of tension within the group. The analysis aims to contribute to the problematization of current public policies in the area of professional education integrated to EJA.application/pdfporEducação em foco (Belo Horizonte). Belo Horizonte. Vol. 16, n. 21 (jul. 2013), p. 119-145Educação de jovens e adultosSala de aulaUses of selfHuman activityAdult educationPROEJACirculação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJAMovement of knowledge and values in the classroom : uses of you for students of PROEJAinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922678.pdf000922678.pdfTexto completoapplication/pdf567521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/1/000922678.pdfa8633678dd23b405e5049383312ac3a3MD51TEXT000922678.pdf.txt000922678.pdf.txtExtracted Texttext/plain64601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/2/000922678.pdf.txtd5e2e32536cfe914e94c4f2d9ef06c62MD52THUMBNAIL000922678.pdf.jpg000922678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/3/000922678.pdf.jpg8350e4bf7b4875dd0914e8b565629c40MD5310183/1044842020-02-12 05:15:31.187962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104484Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-12T07:15:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Movement of knowledge and values in the classroom : uses of you for students of PROEJA
title Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
spellingShingle Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Educação de jovens e adultos
Sala de aula
Uses of self
Human activity
Adult education
PROEJA
title_short Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_full Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_fullStr Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_full_unstemmed Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_sort Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
author Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author_facet Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Fischer, Maria Clara Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Clara Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Fischer, Maria Clara Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Sala de aula
topic Educação de jovens e adultos
Sala de aula
Uses of self
Human activity
Adult education
PROEJA
dc.subject.eng.fl_str_mv Uses of self
Human activity
Adult education
PROEJA
description Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-11T02:11:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104484
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-3322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922678
identifier_str_mv 1519-3322
000922678
url http://hdl.handle.net/10183/104484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em foco (Belo Horizonte). Belo Horizonte. Vol. 16, n. 21 (jul. 2013), p. 119-145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/1/000922678.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/2/000922678.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/3/000922678.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8633678dd23b405e5049383312ac3a3
d5e2e32536cfe914e94c4f2d9ef06c62
8350e4bf7b4875dd0914e8b565629c40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224853217345536