Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104484 |
Resumo: | Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA. |
id |
UFRGS-2_cd326640e962616383dea6fe7cbd3809 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104484 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Godinho, Ana Cláudia FerreiraFischer, Maria Clara Bueno2014-10-11T02:11:49Z20131519-3322http://hdl.handle.net/10183/104484000922678Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA.The “uses of self” made by PROEJA students in classroom affairs are analyzed in this article, taking as an empirical basis part of the data produced by a study of ethnographic nature at a course located in the metropolitan area of Porto Alegre – Rio Grande do Sul state. Its theoretical basis articulates studies of Ergology, Sociology of Education and the socio-historical branch of Psychology, aiming to relate the concepts of activity, knowledge and values to the “uses of self”. The results show that knowledge connected to communication – especially mastery of the formal usage of language – is particularly important to school activity, since the non-mastery of it generates tension between students. The same happens regarding values: solidarity and cooperation seem to also be a form of tension within the group. The analysis aims to contribute to the problematization of current public policies in the area of professional education integrated to EJA.application/pdfporEducação em foco (Belo Horizonte). Belo Horizonte. Vol. 16, n. 21 (jul. 2013), p. 119-145Educação de jovens e adultosSala de aulaUses of selfHuman activityAdult educationPROEJACirculação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJAMovement of knowledge and values in the classroom : uses of you for students of PROEJAinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922678.pdf000922678.pdfTexto completoapplication/pdf567521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/1/000922678.pdfa8633678dd23b405e5049383312ac3a3MD51TEXT000922678.pdf.txt000922678.pdf.txtExtracted Texttext/plain64601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/2/000922678.pdf.txtd5e2e32536cfe914e94c4f2d9ef06c62MD52THUMBNAIL000922678.pdf.jpg000922678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/3/000922678.pdf.jpg8350e4bf7b4875dd0914e8b565629c40MD5310183/1044842020-02-12 05:15:31.187962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104484Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-12T07:15:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Movement of knowledge and values in the classroom : uses of you for students of PROEJA |
title |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
spellingShingle |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA Godinho, Ana Cláudia Ferreira Educação de jovens e adultos Sala de aula Uses of self Human activity Adult education PROEJA |
title_short |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
title_full |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
title_fullStr |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
title_full_unstemmed |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
title_sort |
Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA |
author |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author_facet |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira Fischer, Maria Clara Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Maria Clara Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira Fischer, Maria Clara Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Sala de aula |
topic |
Educação de jovens e adultos Sala de aula Uses of self Human activity Adult education PROEJA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Uses of self Human activity Adult education PROEJA |
description |
Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-11T02:11:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104484 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-3322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922678 |
identifier_str_mv |
1519-3322 000922678 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em foco (Belo Horizonte). Belo Horizonte. Vol. 16, n. 21 (jul. 2013), p. 119-145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/1/000922678.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/2/000922678.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104484/3/000922678.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8633678dd23b405e5049383312ac3a3 d5e2e32536cfe914e94c4f2d9ef06c62 8350e4bf7b4875dd0914e8b565629c40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224853217345536 |