A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maurício Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117416
Resumo: A presente investigação busca observar, dentro de uma perspectiva de educação integral, se, e como, a inserção da educação ambiental, embasada em uma metodologia diferenciada de ensino, pode contribuir para o desenvolvimento de um modo de pensar e agir dos alunos, mais pautado em atitudes de cooperação e solidariedade. A finalidade da pesquisa foi buscar indícios e registrar, de forma abrangente, se os alunos participantes das oficinas de Educação Ambiental da Escola E.E.F. Presidente João Goulart Belchior, no município de Alvorada, demonstraram atitudes de cooperação e solidariedade na relação com seus colegas e professores. Para isso, a pergunta-chave que embasou essa pesquisa foi: A Educação Ambiental trabalhada na escola por meio de uma abordagem pedagógica multidisciplinar, aberta e adaptável, pode ser usada como instrumento para desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica? Para responder a essa questão, a metodologia utilizada envolveu a observação dos alunos durante as atividades realizadas na Oficina e a aplicação de questionários em alunos participantes e não participantes da Oficina.
id UFRGS-2_cd822d2b7ec904dc6a58ebfb2dbd8315
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117416
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Maurício LopesEstrázulas, Mônica Baptista Pereira2015-06-02T02:00:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/117416000966914A presente investigação busca observar, dentro de uma perspectiva de educação integral, se, e como, a inserção da educação ambiental, embasada em uma metodologia diferenciada de ensino, pode contribuir para o desenvolvimento de um modo de pensar e agir dos alunos, mais pautado em atitudes de cooperação e solidariedade. A finalidade da pesquisa foi buscar indícios e registrar, de forma abrangente, se os alunos participantes das oficinas de Educação Ambiental da Escola E.E.F. Presidente João Goulart Belchior, no município de Alvorada, demonstraram atitudes de cooperação e solidariedade na relação com seus colegas e professores. Para isso, a pergunta-chave que embasou essa pesquisa foi: A Educação Ambiental trabalhada na escola por meio de uma abordagem pedagógica multidisciplinar, aberta e adaptável, pode ser usada como instrumento para desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica? Para responder a essa questão, a metodologia utilizada envolveu a observação dos alunos durante as atividades realizadas na Oficina e a aplicação de questionários em alunos participantes e não participantes da Oficina.application/pdfporEducação integralEducação ambientalEducação básicaA educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966914.pdf000966914.pdfTexto completoapplication/pdf396588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117416/1/000966914.pdf3c5b7e5a808b54da75a49d41d56604eeMD51TEXT000966914.pdf.txt000966914.pdf.txtExtracted Texttext/plain73807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117416/2/000966914.pdf.txt187e71d778a1d591e5a9ef44cfac8532MD52THUMBNAIL000966914.pdf.jpg000966914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117416/3/000966914.pdf.jpgdf88ae9d99be423de004b18a3e9830b2MD5310183/1174162018-10-22 09:27:11.788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117416Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:27:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
title A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
spellingShingle A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
Ferreira, Maurício Lopes
Educação integral
Educação ambiental
Educação básica
title_short A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
title_full A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
title_fullStr A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
title_full_unstemmed A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
title_sort A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
author Ferreira, Maurício Lopes
author_facet Ferreira, Maurício Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maurício Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
contributor_str_mv Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Educação ambiental
Educação básica
topic Educação integral
Educação ambiental
Educação básica
description A presente investigação busca observar, dentro de uma perspectiva de educação integral, se, e como, a inserção da educação ambiental, embasada em uma metodologia diferenciada de ensino, pode contribuir para o desenvolvimento de um modo de pensar e agir dos alunos, mais pautado em atitudes de cooperação e solidariedade. A finalidade da pesquisa foi buscar indícios e registrar, de forma abrangente, se os alunos participantes das oficinas de Educação Ambiental da Escola E.E.F. Presidente João Goulart Belchior, no município de Alvorada, demonstraram atitudes de cooperação e solidariedade na relação com seus colegas e professores. Para isso, a pergunta-chave que embasou essa pesquisa foi: A Educação Ambiental trabalhada na escola por meio de uma abordagem pedagógica multidisciplinar, aberta e adaptável, pode ser usada como instrumento para desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica? Para responder a essa questão, a metodologia utilizada envolveu a observação dos alunos durante as atividades realizadas na Oficina e a aplicação de questionários em alunos participantes e não participantes da Oficina.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-02T02:00:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117416
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966914
url http://hdl.handle.net/10183/117416
identifier_str_mv 000966914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117416/1/000966914.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117416/2/000966914.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117416/3/000966914.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c5b7e5a808b54da75a49d41d56604ee
187e71d778a1d591e5a9ef44cfac8532
df88ae9d99be423de004b18a3e9830b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149322698752