O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29801 |
Resumo: | A segmentação de mercado é a estratégia de seleção de mercado-alvo utilizada pelo Banco Alfa. O mercado de pessoas jurídicas, mais especificamente, as micro e pequenas empresas, são atendidas e a elas são disponibilizados produtos e serviços específicos, além de atendimento através de funcionários preparados bem como por canais automatizados de atendimento. O trabalho apresenta, a partir de análise documental e de pesquisa com funcionários, os critérios de segmentação utilizados na segmentação de micro e pequenas empresas, e a sua efetividade no que se refere à prestação de serviços bancários aos clientes, visto que alguns deles não conseguem ter suas demandas atendidas pelos serviços de autoatendimento e procuram atendimento pessoal. Os documentos analisados serviram para demonstrar como os segmentos são formados e qual é o modo de atendimento de cada tipo de carteira de clientes. A pesquisa pode esclarecer como são as necessidades dos clientes bem como as características das carteiras de atendimento. |
id |
UFRGS-2_cdc94c67787c1a4d49a20a4d522a5d98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29801 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schaefer, Marcos FernandoLuce, Fernando Bins2011-06-28T06:00:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/29801000776174A segmentação de mercado é a estratégia de seleção de mercado-alvo utilizada pelo Banco Alfa. O mercado de pessoas jurídicas, mais especificamente, as micro e pequenas empresas, são atendidas e a elas são disponibilizados produtos e serviços específicos, além de atendimento através de funcionários preparados bem como por canais automatizados de atendimento. O trabalho apresenta, a partir de análise documental e de pesquisa com funcionários, os critérios de segmentação utilizados na segmentação de micro e pequenas empresas, e a sua efetividade no que se refere à prestação de serviços bancários aos clientes, visto que alguns deles não conseguem ter suas demandas atendidas pelos serviços de autoatendimento e procuram atendimento pessoal. Os documentos analisados serviram para demonstrar como os segmentos são formados e qual é o modo de atendimento de cada tipo de carteira de clientes. A pesquisa pode esclarecer como são as necessidades dos clientes bem como as características das carteiras de atendimento.application/pdfporBancosServiço ao clienteSegmentação de mercadoO impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776174.pdf.txt000776174.pdf.txtExtracted Texttext/plain69463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29801/2/000776174.pdf.txt44ef8b6be6fcbda4c4466df218438be6MD52ORIGINAL000776174.pdf000776174.pdfTexto completoapplication/pdf156298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29801/1/000776174.pdfc6463e7e3bcab93f30af2816c3a6e053MD51THUMBNAIL000776174.pdf.jpg000776174.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29801/3/000776174.pdf.jpg97c7c3eb7921c93845c38cecf4a7b302MD5310183/298012018-10-09 09:22:39.458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29801Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
title |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
spellingShingle |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários Schaefer, Marcos Fernando Bancos Serviço ao cliente Segmentação de mercado |
title_short |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
title_full |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
title_fullStr |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
title_full_unstemmed |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
title_sort |
O impacto da segmentação de clientes de carteiras de micro e pequenas empresas na prestação dos serviços bancários |
author |
Schaefer, Marcos Fernando |
author_facet |
Schaefer, Marcos Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaefer, Marcos Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bancos Serviço ao cliente Segmentação de mercado |
topic |
Bancos Serviço ao cliente Segmentação de mercado |
description |
A segmentação de mercado é a estratégia de seleção de mercado-alvo utilizada pelo Banco Alfa. O mercado de pessoas jurídicas, mais especificamente, as micro e pequenas empresas, são atendidas e a elas são disponibilizados produtos e serviços específicos, além de atendimento através de funcionários preparados bem como por canais automatizados de atendimento. O trabalho apresenta, a partir de análise documental e de pesquisa com funcionários, os critérios de segmentação utilizados na segmentação de micro e pequenas empresas, e a sua efetividade no que se refere à prestação de serviços bancários aos clientes, visto que alguns deles não conseguem ter suas demandas atendidas pelos serviços de autoatendimento e procuram atendimento pessoal. Os documentos analisados serviram para demonstrar como os segmentos são formados e qual é o modo de atendimento de cada tipo de carteira de clientes. A pesquisa pode esclarecer como são as necessidades dos clientes bem como as características das carteiras de atendimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29801 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776174 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29801 |
identifier_str_mv |
000776174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29801/2/000776174.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29801/1/000776174.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29801/3/000776174.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44ef8b6be6fcbda4c4466df218438be6 c6463e7e3bcab93f30af2816c3a6e053 97c7c3eb7921c93845c38cecf4a7b302 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447059878117376 |