Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189714 |
Resumo: | Analisa as ações de marketing de promoção de serviços desenvolvidas nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de mídias digitais. Contextualiza, teoricamente, Marketing, Composto de Marketing, Marketing de serviços, Endomarketing, Organizações sem fins lucrativos, Bibliotecas universitárias e Produtos e Serviços. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são bibliotecários chefes das bibliotecas da UFRGS localizadas em Porto Alegre e Litoral. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são o questionário e entrevista semiestruturada e o processamento dos dados se deu através do software IRAMUTEQ. Constatou-se que as bibliotecas pesquisadas utilizam as mídias digitais para promover serviços oferecidos e comunicam-se com usuários de forma mais interativa apesar de todos obterem conhecimentos de Marketing somente em suas graduações e que houve um aumento de público e procura pelos serviços informacionais oferecidos pelas mesmas. |
id |
UFRGS-2_ce61344339d8b69694213fa854186f2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189714 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Magali Rosa daTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2019-03-29T04:10:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/189714001087735Analisa as ações de marketing de promoção de serviços desenvolvidas nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de mídias digitais. Contextualiza, teoricamente, Marketing, Composto de Marketing, Marketing de serviços, Endomarketing, Organizações sem fins lucrativos, Bibliotecas universitárias e Produtos e Serviços. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são bibliotecários chefes das bibliotecas da UFRGS localizadas em Porto Alegre e Litoral. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são o questionário e entrevista semiestruturada e o processamento dos dados se deu através do software IRAMUTEQ. Constatou-se que as bibliotecas pesquisadas utilizam as mídias digitais para promover serviços oferecidos e comunicam-se com usuários de forma mais interativa apesar de todos obterem conhecimentos de Marketing somente em suas graduações e que houve um aumento de público e procura pelos serviços informacionais oferecidos pelas mesmas.It analyzes the marketing actions of promotion of services developed in the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul through digital media. Contextualizes, theoretically, Marketing, Composite Marketing, Marketing Services, Endomarketing, Nonprofits, University Libraries and Products and Services. It presents a research of qualitative approach, where the subjects of the research are librarians heads of the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul located in Porto Alegre and Litoral. The data collection instruments used are the semi-structured questionnaire and interview and the data processing was done through IRAMUTEQ software. It was found that the libraries surveyed used digital media to promote services offered and communicate with users in a more interactive way, although all of them obtained Marketing knowledge only in their rankings and that there was an increase in the public and search for the information services offered by the themselves.application/pdfporBiblioteca universitáriaMarketingUniversity LibraryPromotion of servicesSBUFRGSMarketing in University LibrariesMarketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087735.pdf.txt001087735.pdf.txtExtracted Texttext/plain101939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189714/2/001087735.pdf.txtc43c0ab58dfb497f134c108b2df9badbMD52ORIGINAL001087735.pdfTexto completoapplication/pdf980707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189714/1/001087735.pdf5bd5f697dedc5624daadd40ced3ce665MD5110183/1897142019-03-30 04:22:50.257047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:22:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
title |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
spellingShingle |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS Silva, Magali Rosa da Biblioteca universitária Marketing University Library Promotion of services SBUFRGS Marketing in University Libraries |
title_short |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
title_full |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
title_fullStr |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
title_full_unstemmed |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
title_sort |
Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS |
author |
Silva, Magali Rosa da |
author_facet |
Silva, Magali Rosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Magali Rosa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
contributor_str_mv |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Marketing |
topic |
Biblioteca universitária Marketing University Library Promotion of services SBUFRGS Marketing in University Libraries |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University Library Promotion of services SBUFRGS Marketing in University Libraries |
description |
Analisa as ações de marketing de promoção de serviços desenvolvidas nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de mídias digitais. Contextualiza, teoricamente, Marketing, Composto de Marketing, Marketing de serviços, Endomarketing, Organizações sem fins lucrativos, Bibliotecas universitárias e Produtos e Serviços. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são bibliotecários chefes das bibliotecas da UFRGS localizadas em Porto Alegre e Litoral. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são o questionário e entrevista semiestruturada e o processamento dos dados se deu através do software IRAMUTEQ. Constatou-se que as bibliotecas pesquisadas utilizam as mídias digitais para promover serviços oferecidos e comunicam-se com usuários de forma mais interativa apesar de todos obterem conhecimentos de Marketing somente em suas graduações e que houve um aumento de público e procura pelos serviços informacionais oferecidos pelas mesmas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-29T04:10:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189714 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001087735 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189714 |
identifier_str_mv |
001087735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189714/2/001087735.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189714/1/001087735.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c43c0ab58dfb497f134c108b2df9badb 5bd5f697dedc5624daadd40ced3ce665 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224569090998272 |