A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83626 |
Resumo: | Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual. |
id |
UFRGS-2_cf30e440b039ed7a1efd1592b6b84427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scheffler, Guilherme LuizDel Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:30Z20131982-2413http://hdl.handle.net/10183/83626000903647Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.This study deals with the use of Vergnaud’s conceptual fields theory as a framework in chemistry classes. The main purpose was to evaluate the contributions of this theory in the radioactivity teaching. First of all, a conceptual map was created pointing out the main concepts to be approached. Sequentially, the main concepts were distributed in a didactic order. The student’s conceptual evolution was analyzed in three moments. This research was effectuated in a group of students coursing a technician level class in the radiology area, in the applied chemistry subject. This subject belongs to the second semester of the technician course and is considered essential to put in practice chemistry concepts in the next technical disciplines. The results showed the feasibility to identify operational invariants using this framework and to draw a conceptual evolution for some students corroborating with the conceptual profile change model.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 29-46RadioatividadeTeoria dos campos conceituaisRadioactivityNuclear chemistryVergnaud’s conceptual fields theoryVergnaud, conceptual evolutionA teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividadeVergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903647.pdf000903647.pdfTexto completoapplication/pdf1207398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/1/000903647.pdfad44cee1693f0160a9e65df92c3a66e8MD51TEXT000903647.pdf.txt000903647.pdf.txtExtracted Texttext/plain55501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/2/000903647.pdf.txtd212fa0ee6998d9ccd38309d672727f3MD52THUMBNAIL000903647.pdf.jpg000903647.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/3/000903647.pdf.jpga617fe22baedfc1a709793e375399568MD5310183/836262018-10-09 08:35:36.634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:35:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Vergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching |
title |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
spellingShingle |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade Scheffler, Guilherme Luiz Radioatividade Teoria dos campos conceituais Radioactivity Nuclear chemistry Vergnaud’s conceptual fields theory Vergnaud, conceptual evolution |
title_short |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
title_full |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
title_fullStr |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
title_full_unstemmed |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
title_sort |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade |
author |
Scheffler, Guilherme Luiz |
author_facet |
Scheffler, Guilherme Luiz Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheffler, Guilherme Luiz Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radioatividade Teoria dos campos conceituais |
topic |
Radioatividade Teoria dos campos conceituais Radioactivity Nuclear chemistry Vergnaud’s conceptual fields theory Vergnaud, conceptual evolution |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radioactivity Nuclear chemistry Vergnaud’s conceptual fields theory Vergnaud, conceptual evolution |
description |
Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-12T01:50:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83626 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000903647 |
identifier_str_mv |
1982-2413 000903647 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 29-46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/1/000903647.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/2/000903647.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/3/000903647.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad44cee1693f0160a9e65df92c3a66e8 d212fa0ee6998d9ccd38309d672727f3 a617fe22baedfc1a709793e375399568 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224814497628160 |