História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184661 |
Resumo: | Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados cinco professores de Matemática que lecionam a disciplina de Matemática no ensino público e noturno na cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. As análises foram realizadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Verificamos por meio das falas dos professores que existe uma necessidade de ampliação dos conhecimentos dos professores de Matemática quanto às potencialidades pedagógicas da História da Matemática visando a uma propagação do uso da História da Matemática na Educação Básica. |
id |
UFRGS-2_cf7f25c6a7e18a8f4228a03460e17c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184661 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, André Luiz GuedesDalcin, Andréia2018-11-14T02:41:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/184661001079424Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados cinco professores de Matemática que lecionam a disciplina de Matemática no ensino público e noturno na cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. As análises foram realizadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Verificamos por meio das falas dos professores que existe uma necessidade de ampliação dos conhecimentos dos professores de Matemática quanto às potencialidades pedagógicas da História da Matemática visando a uma propagação do uso da História da Matemática na Educação Básica.In this Work of Graduation Course Ending in Degree in Mathematics, we performed a research that sought to investigate which understandings math teachers present on the History of Mathematics in the teaching of Math in Basic Education. In order to that, five math teachers who teach the Math subject in the public nocturnal education in the city of Porto Alegre were interviewed. The interviews were recorded and transcribed. The analyses were performed in the perspective of the Discursive Textual Analysis. We verified through the teachers' statements that there is a need to expand the knowledge of math teachers about the pedagogical potentialities of the History of Mathematics looking to a propagation of the use of the History of Mathematics in Basic Education.application/pdfporHistória da matemáticaEducação MatemáticaHistory of MathematicsDiscursive Textual AnalysisMathematics EducationHistória da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079424.pdf.txt001079424.pdf.txtExtracted Texttext/plain109229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/2/001079424.pdf.txt97acfa5c3fc1ae110bc2d97aea6773e1MD52ORIGINAL001079424.pdfTexto completoapplication/pdf807691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/1/001079424.pdf7526f70443db32668f25662676f05952MD5110183/1846612018-11-15 02:46:26.74446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:46:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
title |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
spellingShingle |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores Rocha, André Luiz Guedes História da matemática Educação Matemática History of Mathematics Discursive Textual Analysis Mathematics Education |
title_short |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
title_full |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
title_fullStr |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
title_full_unstemmed |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
title_sort |
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores |
author |
Rocha, André Luiz Guedes |
author_facet |
Rocha, André Luiz Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, André Luiz Guedes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Educação Matemática |
topic |
História da matemática Educação Matemática History of Mathematics Discursive Textual Analysis Mathematics Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of Mathematics Discursive Textual Analysis Mathematics Education |
description |
Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados cinco professores de Matemática que lecionam a disciplina de Matemática no ensino público e noturno na cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. As análises foram realizadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Verificamos por meio das falas dos professores que existe uma necessidade de ampliação dos conhecimentos dos professores de Matemática quanto às potencialidades pedagógicas da História da Matemática visando a uma propagação do uso da História da Matemática na Educação Básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-14T02:41:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184661 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001079424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184661 |
identifier_str_mv |
001079424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/2/001079424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/1/001079424.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97acfa5c3fc1ae110bc2d97aea6773e1 7526f70443db32668f25662676f05952 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224563545079808 |