História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, André Luiz Guedes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184661
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados cinco professores de Matemática que lecionam a disciplina de Matemática no ensino público e noturno na cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. As análises foram realizadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Verificamos por meio das falas dos professores que existe uma necessidade de ampliação dos conhecimentos dos professores de Matemática quanto às potencialidades pedagógicas da História da Matemática visando a uma propagação do uso da História da Matemática na Educação Básica.
id UFRGS-2_cf7f25c6a7e18a8f4228a03460e17c3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184661
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, André Luiz GuedesDalcin, Andréia2018-11-14T02:41:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/184661001079424Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados cinco professores de Matemática que lecionam a disciplina de Matemática no ensino público e noturno na cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. As análises foram realizadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Verificamos por meio das falas dos professores que existe uma necessidade de ampliação dos conhecimentos dos professores de Matemática quanto às potencialidades pedagógicas da História da Matemática visando a uma propagação do uso da História da Matemática na Educação Básica.In this Work of Graduation Course Ending in Degree in Mathematics, we performed a research that sought to investigate which understandings math teachers present on the History of Mathematics in the teaching of Math in Basic Education. In order to that, five math teachers who teach the Math subject in the public nocturnal education in the city of Porto Alegre were interviewed. The interviews were recorded and transcribed. The analyses were performed in the perspective of the Discursive Textual Analysis. We verified through the teachers' statements that there is a need to expand the knowledge of math teachers about the pedagogical potentialities of the History of Mathematics looking to a propagation of the use of the History of Mathematics in Basic Education.application/pdfporHistória da matemáticaEducação MatemáticaHistory of MathematicsDiscursive Textual AnalysisMathematics EducationHistória da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079424.pdf.txt001079424.pdf.txtExtracted Texttext/plain109229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/2/001079424.pdf.txt97acfa5c3fc1ae110bc2d97aea6773e1MD52ORIGINAL001079424.pdfTexto completoapplication/pdf807691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/1/001079424.pdf7526f70443db32668f25662676f05952MD5110183/1846612018-11-15 02:46:26.74446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:46:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
title História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
spellingShingle História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
Rocha, André Luiz Guedes
História da matemática
Educação Matemática
History of Mathematics
Discursive Textual Analysis
Mathematics Education
title_short História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
title_full História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
title_fullStr História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
title_full_unstemmed História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
title_sort História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
author Rocha, André Luiz Guedes
author_facet Rocha, André Luiz Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, André Luiz Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Educação Matemática
topic História da matemática
Educação Matemática
History of Mathematics
Discursive Textual Analysis
Mathematics Education
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Mathematics
Discursive Textual Analysis
Mathematics Education
description Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados cinco professores de Matemática que lecionam a disciplina de Matemática no ensino público e noturno na cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. As análises foram realizadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Verificamos por meio das falas dos professores que existe uma necessidade de ampliação dos conhecimentos dos professores de Matemática quanto às potencialidades pedagógicas da História da Matemática visando a uma propagação do uso da História da Matemática na Educação Básica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:41:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184661
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079424
url http://hdl.handle.net/10183/184661
identifier_str_mv 001079424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/2/001079424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184661/1/001079424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97acfa5c3fc1ae110bc2d97aea6773e1
7526f70443db32668f25662676f05952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224563545079808