Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Nilton Mullet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225474
Resumo: Este artigo é uma provocação ao pensamento decorrente de duas propostas de pesquisa: uma que pensa o papel da imaginação no ensino de História e outra que se ocupa dos limites da linguagem na perspectiva teórica das filosofias da diferença. Situado nesta intersecção temática, via revisão bibliográfica, trata do silêncio e do mistério como elementos articuladores da aula de História, considerando o silêncio como conceito que permite um olhar não referencial para a sala de aula, tomando esse espaço como multiplicidade de forças criadoras. Objetiva-se acentuar o elemento criativo em contraposição ao elemento reativo, o que é demonstrado por meio de uma problematização da linha do tempo, entendida como dispositivo de controle dos corpos e da duração. A sala de aula reveste-se, assim, de uma natureza mista, constituída tanto por atualizações e individuações que delimitam as possibilidades formais de temporalização como por virtualidades que se insinuam a fim de romper os estratos formais e produzir diferença. O mistério é o que acontece em uma aula de História que tem o silênciocomo elemento gerador. Por fim, o elemento gerador dessa aula de História, o silêncio, é considerado condição de possibilidade para acontecimentos
id UFRGS-2_b6223344a29e89debb14d4fcfd6866c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa daPereira, Nilton Mullet2021-08-10T04:32:11Z20212178-5198http://hdl.handle.net/10183/225474001129895Este artigo é uma provocação ao pensamento decorrente de duas propostas de pesquisa: uma que pensa o papel da imaginação no ensino de História e outra que se ocupa dos limites da linguagem na perspectiva teórica das filosofias da diferença. Situado nesta intersecção temática, via revisão bibliográfica, trata do silêncio e do mistério como elementos articuladores da aula de História, considerando o silêncio como conceito que permite um olhar não referencial para a sala de aula, tomando esse espaço como multiplicidade de forças criadoras. Objetiva-se acentuar o elemento criativo em contraposição ao elemento reativo, o que é demonstrado por meio de uma problematização da linha do tempo, entendida como dispositivo de controle dos corpos e da duração. A sala de aula reveste-se, assim, de uma natureza mista, constituída tanto por atualizações e individuações que delimitam as possibilidades formais de temporalização como por virtualidades que se insinuam a fim de romper os estratos formais e produzir diferença. O mistério é o que acontece em uma aula de História que tem o silênciocomo elemento gerador. Por fim, o elemento gerador dessa aula de História, o silêncio, é considerado condição de possibilidade para acontecimentosThis article is a provocation to thought resulting from two researches: one who thinks the role of imagination in History teaching; and another that deals with the limits of language in the theoretical perspective of philosophies of difference. Located in this thematic intersection, via bibliographical review, it deals with silence and mystery as articulating elements of History class, considering silence as a concept that allows a non-referential look to the classroom, perceiving this spaceas multiplicity of creative forces. The aim is to accent the creative element in contrast with the reactive element, which is demonstrated by a problematization of the timeline, understood as a control dispositive of duration and bodies. The classroom thus has a mixed nature, consisting both of actualizations and individuations that delimit the formal possibilities of temporalization as well as of virtualities that are insinuated in order to disrupt the formal strata and produce difference. The mystery is what happens in a History class that has silence as generator element. Lastly, the generator element of this History class, the silence, is considered as condition of possibility for happeningsEste artículo es una provocación al pensamiento, surgiendo de dos propuestas de investigación: uno que piensa el papel de la imaginación en la enseñanza de la Historia y otro que aborda los límites del lenguaje en la perspectiva teórica de las filosofías de la diferencia.Ubicado en esta intersección temática, a través de revisión bibliográfica, trata el silencio y el misterio como elementos articulados de la clase de Historia, considerando el silencio como un concepto que permite una mirada no referencial al aula, tomando este espacio como una multiplicidad de fuerzas creativas.El objetivo es enfatizar el elemento creativo en oposición al elemento reactivo,lo que se demuestra a través de una problematización de la línea de tiempo, entendido como dispositivo de control de los cuerpos y la duración.Por lo tanto, el aula tiene una naturaleza mixta, constituida por actualizaciones e individualizaciones que delimitan las posibilidadesformales de la temporalización y por las virtualidades que se insinúan para romper los estratos formales y producir diferencias.El misterio es lo que sucede en una clase de historia que tiene el silencio como elemento generador. Finalmente, el elemento generador de esta clase de historia, el silencio, se considera una condición de posibilidad para los eventos.application/pdfporActa Scientiarum. Education. Maringá, PR. Vol. 43 (2021), p. 1-12HistóriaImaginationCreationHistory teachingImaginaciónCreaciónEnseñanza de la historiaUm mergulho no silêncio : o mistério da aula de históriaA dive into silence : the mystery of history classUna inmersión en silencio : el misterio de la clase de historiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129895.pdf.txt001129895.pdf.txtExtracted Texttext/plain61016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225474/2/001129895.pdf.txt5bc0950e5abbd6c3b720d1db14d5dbbdMD52ORIGINAL001129895.pdfTexto completoapplication/pdf338370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225474/1/001129895.pdfadf1ba048b0d5587c23f0230fddbf82fMD5110183/2254742021-09-19 04:35:54.522841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:35:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A dive into silence : the mystery of history class
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Una inmersión en silencio : el misterio de la clase de historia
title Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
spellingShingle Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
História
Imagination
Creation
History teaching
Imaginación
Creación
Enseñanza de la historia
title_short Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
title_full Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
title_fullStr Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
title_full_unstemmed Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
title_sort Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história
author Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
author_facet Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
Pereira, Nilton Mullet
author_role author
author2 Pereira, Nilton Mullet
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
Imagination
Creation
History teaching
Imaginación
Creación
Enseñanza de la historia
dc.subject.eng.fl_str_mv Imagination
Creation
History teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Imaginación
Creación
Enseñanza de la historia
description Este artigo é uma provocação ao pensamento decorrente de duas propostas de pesquisa: uma que pensa o papel da imaginação no ensino de História e outra que se ocupa dos limites da linguagem na perspectiva teórica das filosofias da diferença. Situado nesta intersecção temática, via revisão bibliográfica, trata do silêncio e do mistério como elementos articuladores da aula de História, considerando o silêncio como conceito que permite um olhar não referencial para a sala de aula, tomando esse espaço como multiplicidade de forças criadoras. Objetiva-se acentuar o elemento criativo em contraposição ao elemento reativo, o que é demonstrado por meio de uma problematização da linha do tempo, entendida como dispositivo de controle dos corpos e da duração. A sala de aula reveste-se, assim, de uma natureza mista, constituída tanto por atualizações e individuações que delimitam as possibilidades formais de temporalização como por virtualidades que se insinuam a fim de romper os estratos formais e produzir diferença. O mistério é o que acontece em uma aula de História que tem o silênciocomo elemento gerador. Por fim, o elemento gerador dessa aula de História, o silêncio, é considerado condição de possibilidade para acontecimentos
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:32:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225474
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-5198
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129895
identifier_str_mv 2178-5198
001129895
url http://hdl.handle.net/10183/225474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta Scientiarum. Education. Maringá, PR. Vol. 43 (2021), p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225474/2/001129895.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225474/1/001129895.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bc0950e5abbd6c3b720d1db14d5dbbd
adf1ba048b0d5587c23f0230fddbf82f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225031672397824