A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Rafael Teixeira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240267
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos.
id UFRGS-2_cfbfb704561593f5a9f56d3c4da97068
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240267
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Rafael Teixeira deVirgínio, Alexandre Silva2022-06-14T04:44:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/240267001142965O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos.The purpose of this final paper is to analyze if the Covid-19 syndemic has operated transformations in the teaching of sociology in high school. The study starts from the teachers' understanding of the contents seen in the classroom and the role of sociology in basic education. The question guiding this study is: has Covid-19's syndemic represented a change in the content seen in the classroom and in the teacher's understanding of teaching sociology? The methodology for database analysis was textual discourse analysis and comparative analysis. The comparative analysis was based on a database built in 2019, coupled with structured interviews with teachers who experienced teaching sociology in the context of Covid-19 syndemic. Our initial hypothesis was about the continuity of both the teacher's understanding of the role of sociology in basic education and the aspects related to the content seen in the classroom. From our analysis we verify that this assumption does not support itself, that is, the syndemic operated transformations in these two aspects.application/pdfporEducação básicaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Trabalho docenteSociologia da educaçãoEnsino de sociologiaBasic educationEmergency remote teachingTeaching workSociology of educationA perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142965.pdf.txt001142965.pdf.txtExtracted Texttext/plain237865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/2/001142965.pdf.txtaa0b38c5567041fcaa72dba46c587d43MD52ORIGINAL001142965.pdfTexto completoapplication/pdf863988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/1/001142965.pdf78df4131c033a38c5fa54eb106910e1bMD5110183/2402672022-08-06 04:54:38.371832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
title A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
spellingShingle A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
Abreu, Rafael Teixeira de
Educação básica
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Trabalho docente
Sociologia da educação
Ensino de sociologia
Basic education
Emergency remote teaching
Teaching work
Sociology of education
title_short A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
title_full A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
title_fullStr A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
title_full_unstemmed A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
title_sort A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
author Abreu, Rafael Teixeira de
author_facet Abreu, Rafael Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Rafael Teixeira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Trabalho docente
Sociologia da educação
Ensino de sociologia
topic Educação básica
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Trabalho docente
Sociologia da educação
Ensino de sociologia
Basic education
Emergency remote teaching
Teaching work
Sociology of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic education
Emergency remote teaching
Teaching work
Sociology of education
description O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-14T04:44:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142965
url http://hdl.handle.net/10183/240267
identifier_str_mv 001142965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/2/001142965.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/1/001142965.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa0b38c5567041fcaa72dba46c587d43
78df4131c033a38c5fa54eb106910e1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224634938425344