A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240267 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos. |
id |
UFRGS-2_cfbfb704561593f5a9f56d3c4da97068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240267 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Rafael Teixeira deVirgínio, Alexandre Silva2022-06-14T04:44:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/240267001142965O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos.The purpose of this final paper is to analyze if the Covid-19 syndemic has operated transformations in the teaching of sociology in high school. The study starts from the teachers' understanding of the contents seen in the classroom and the role of sociology in basic education. The question guiding this study is: has Covid-19's syndemic represented a change in the content seen in the classroom and in the teacher's understanding of teaching sociology? The methodology for database analysis was textual discourse analysis and comparative analysis. The comparative analysis was based on a database built in 2019, coupled with structured interviews with teachers who experienced teaching sociology in the context of Covid-19 syndemic. Our initial hypothesis was about the continuity of both the teacher's understanding of the role of sociology in basic education and the aspects related to the content seen in the classroom. From our analysis we verify that this assumption does not support itself, that is, the syndemic operated transformations in these two aspects.application/pdfporEducação básicaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Trabalho docenteSociologia da educaçãoEnsino de sociologiaBasic educationEmergency remote teachingTeaching workSociology of educationA perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142965.pdf.txt001142965.pdf.txtExtracted Texttext/plain237865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/2/001142965.pdf.txtaa0b38c5567041fcaa72dba46c587d43MD52ORIGINAL001142965.pdfTexto completoapplication/pdf863988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/1/001142965.pdf78df4131c033a38c5fa54eb106910e1bMD5110183/2402672022-08-06 04:54:38.371832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
title |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
spellingShingle |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas Abreu, Rafael Teixeira de Educação básica Ensino Remoto Emergencial (ERE) Trabalho docente Sociologia da educação Ensino de sociologia Basic education Emergency remote teaching Teaching work Sociology of education |
title_short |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
title_full |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
title_fullStr |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
title_full_unstemmed |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
title_sort |
A perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolas |
author |
Abreu, Rafael Teixeira de |
author_facet |
Abreu, Rafael Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Rafael Teixeira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Virgínio, Alexandre Silva |
contributor_str_mv |
Virgínio, Alexandre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Ensino Remoto Emergencial (ERE) Trabalho docente Sociologia da educação Ensino de sociologia |
topic |
Educação básica Ensino Remoto Emergencial (ERE) Trabalho docente Sociologia da educação Ensino de sociologia Basic education Emergency remote teaching Teaching work Sociology of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Basic education Emergency remote teaching Teaching work Sociology of education |
description |
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-14T04:44:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142965 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240267 |
identifier_str_mv |
001142965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/2/001142965.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240267/1/001142965.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa0b38c5567041fcaa72dba46c587d43 78df4131c033a38c5fa54eb106910e1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224634938425344 |