Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Jaqueline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ludovico, Francieli Motter, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa, Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239812
Resumo: O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos têm ocorrido nesse período, cinco professores da educação básica foram entrevistados. Este trabalho qualitativo, com objetivo descritivo, teve os dados gerados por meio de narrativas. Os relatos demonstram incertezas e alguns caminhos delineados para avaliar. Conclui-se que algumas tecnologias, quando disponíveis, auxiliam na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, para as realidades em que essas tecnologias não são uma possibilidade à integralidade dos estudantes, os professores têm recorrido a diferentes estratégias para propor atividades de aprendizagem.
id UFRGS-2_d0b1766f10947f0aff1d4ec9649ffeec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239812
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molon, JaquelineLudovico, Francieli MotterBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2022-06-07T04:39:58Z20220103-6831http://hdl.handle.net/10183/239812001141408O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos têm ocorrido nesse período, cinco professores da educação básica foram entrevistados. Este trabalho qualitativo, com objetivo descritivo, teve os dados gerados por meio de narrativas. Os relatos demonstram incertezas e alguns caminhos delineados para avaliar. Conclui-se que algumas tecnologias, quando disponíveis, auxiliam na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, para as realidades em que essas tecnologias não são uma possibilidade à integralidade dos estudantes, os professores têm recorrido a diferentes estratégias para propor atividades de aprendizagem.Emergency remote teaching has led schools to search for other assessment possibilities with regard to monitoring the teaching and learning processes. In order to understand how formative assessment processes have occurred in this period, five basic education teachers were interviewed. The data of this qualitative study, with a descriptive objective, were generated through narratives. The reports show uncertainties, and some paths outlined for assessment. We conclude that some technologies, when available, aid in assessing the teaching and learning processes. However, for the situations in which these technologies are not a possibility for all the students, teachers have turned to different strategies to propose learning activities.La enseñanza remota de emergencia llevó a la escuela a buscar otras posibilidades de evaluación mientras monitoreaba los procesos de enseñanza y aprendizaje. Con el fin de entender cómo se han producido los procesos de evaluación formativa durante este periodo, se entrevistó a cinco docentes de la educación básica. Este trabajo cualitativo, con objetivo descriptivo, tuvo los datos generados a través de narrativas. Los informes muestran incertidumbres y algunos caminos diseñados para evaluar. Se concluye que algunas tecnologías, cuando están disponibles, ayudan en la evaluación de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, para las realidades en las que estas tecnologías no son una posibilidad para la integralidad de los estudiantes, los docentes han recurrido a diferentes estrategias para proponer actividades de aprendizaje.application/pdfporEstudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 33 (2022), e08961, p. 1-16Ensino Remoto Emergencial (ERE)EnsinoAprendizagemAvaliaçãoTecnologiaTeaching and learning processFormative assessmentPedagogical mediationEducational technologyProceso de enseñanza y aprendizajeEvaluación formativaMediación pedagógicaTecnología educativaAvaliação em tempos de ensino remoto emergencialEvaluación en tiempos de emergencia de la enseñanza a distancia Assessment in times of emergency remote teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141408.pdf.txt001141408.pdf.txtExtracted Texttext/plain46827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239812/2/001141408.pdf.txt011eae6a26ca589b230a6c194b344a54MD52ORIGINAL001141408.pdfTexto completoapplication/pdf349036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239812/1/001141408.pdfac959710edc4436e10921c3717b487bfMD5110183/2398122022-06-08 04:39:32.055682oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-08T07:39:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluación en tiempos de emergencia de la enseñanza a distancia
Assessment in times of emergency remote teaching
title Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
spellingShingle Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
Molon, Jaqueline
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Tecnologia
Teaching and learning process
Formative assessment
Pedagogical mediation
Educational technology
Proceso de enseñanza y aprendizaje
Evaluación formativa
Mediación pedagógica
Tecnología educativa
title_short Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
title_full Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
title_fullStr Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
title_sort Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
author Molon, Jaqueline
author_facet Molon, Jaqueline
Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molon, Jaqueline
Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Tecnologia
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Tecnologia
Teaching and learning process
Formative assessment
Pedagogical mediation
Educational technology
Proceso de enseñanza y aprendizaje
Evaluación formativa
Mediación pedagógica
Tecnología educativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning process
Formative assessment
Pedagogical mediation
Educational technology
dc.subject.spa.fl_str_mv Proceso de enseñanza y aprendizaje
Evaluación formativa
Mediación pedagógica
Tecnología educativa
description O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos têm ocorrido nesse período, cinco professores da educação básica foram entrevistados. Este trabalho qualitativo, com objetivo descritivo, teve os dados gerados por meio de narrativas. Os relatos demonstram incertezas e alguns caminhos delineados para avaliar. Conclui-se que algumas tecnologias, quando disponíveis, auxiliam na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, para as realidades em que essas tecnologias não são uma possibilidade à integralidade dos estudantes, os professores têm recorrido a diferentes estratégias para propor atividades de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-07T04:39:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239812
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6831
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141408
identifier_str_mv 0103-6831
001141408
url http://hdl.handle.net/10183/239812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 33 (2022), e08961, p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239812/2/001141408.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239812/1/001141408.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 011eae6a26ca589b230a6c194b344a54
ac959710edc4436e10921c3717b487bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058149990400