Programa Move : contribuições para considerar as dificuldades de aprendizagens nas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergold, Sandra Rosane dos Passos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252092
Resumo: Este trabalho trata sobre o Programa “Movimentos e Vivências na Educação Integral” (MOVE): a qualificação e avanço da aprendizagem através da ferramenta da educação integral. O problema de pesquisa consiste nas seguintes indagações: de que forma o Programa MOVE contribuiu para considerar o tema dificuldade de aprendizagem nas práticas pedagógicas utilizadas nos anos iniciais, na rede municipal de Novo Hamburgo? Como os alunos que não conseguem aprender têm sido considerados neste programa? Quais estratégias são identificadas neste programa para que esses alunos consigam avançar em seus processos de aprendizagem a fim de evitar que sejam considerados com dificuldade de aprendizagem em sua trajetória escolar? Como objetivo, o estudo pretende compreender de que forma este referido programa vem contribuindo para considerar o tema dificuldade de aprendizagem nas práticas pedagógicas utilizadas nos anos iniciais, na rede municipal de Novo Hamburgo. A metodologia do presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a qual tem como procedimentos metodológicos uma análise documental, tomando o Programa MOVE como objeto de estudo. Além disso, buscouse compreender elementos sobre a estrutura e funcionamento do programa por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com a sua gestão. Como base teórica, a investigação contou com os seguintes autores: Arroyo (2011); Dill (2019); Duarte (2022); Freire (1996); Gadotti (2009); Gouveia (2006); Mól e Wechsler (2008); Peruzzo (2018); Pestana (2014); e, Ramos (2018). Como resultados, verifica-se que o Programa MOVE atua como ferramenta da educação integral; pode ser considerado como estratégia para o avanço no processo de aprendizagem; e vem contribuindo com a educação integral e as dificuldades de aprendizagem, especialmente nas práticas pedagógicas utilizadas nos anos iniciais, na rede municipal de Novo Hamburgo, porque várias são as ações, atividades, medidas e estratégias implementadas e adotadas em prol das aprendizagens dos alunos, mas alguns desafios ainda podem ser verificados para contemplar as questões relativas ao processo de alfabetização.
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Como objetivo, o estudo pretende compreender de que forma este referido programa vem contribuindo para considerar o tema dificuldade de aprendizagem nas práticas pedagógicas utilizadas nos anos iniciais, na rede municipal de Novo Hamburgo. A metodologia do presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a qual tem como procedimentos metodológicos uma análise documental, tomando o Programa MOVE como objeto de estudo. Além disso, buscouse compreender elementos sobre a estrutura e funcionamento do programa por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com a sua gestão. Como base teórica, a investigação contou com os seguintes autores: Arroyo (2011); Dill (2019); Duarte (2022); Freire (1996); Gadotti (2009); Gouveia (2006); Mól e Wechsler (2008); Peruzzo (2018); Pestana (2014); e, Ramos (2018). Como resultados, verifica-se que o Programa MOVE atua como ferramenta da educação integral; pode ser considerado como estratégia para o avanço no processo de aprendizagem; e vem contribuindo com a educação integral e as dificuldades de aprendizagem, especialmente nas práticas pedagógicas utilizadas nos anos iniciais, na rede municipal de Novo Hamburgo, porque várias são as ações, atividades, medidas e estratégias implementadas e adotadas em prol das aprendizagens dos alunos, mas alguns desafios ainda podem ser verificados para contemplar as questões relativas ao processo de alfabetização.This paper has as its main theme the MOVE Program: the qualification and advancement of learning through the tool of integral education. The research problem consists of the following questions: how has the Program “Movimentos e Vivências na Educação Integral” (MOVE) contributed to consider the issue of learning difficulties in relation to pedagogical practices in the early years, in the municipal network of Novo Hamburgo? How have students who can’t learn been considered in this program? What strategies might be identified in this program that made it possible for these students to advance in their learning processes in order to avoid being regarded as having learning difficulties in their school trajectory? As an objective, the study intends to understand how this program has contributed to consider the issue of learning difficulties in teaching practices in the early years in the municipal network of Novo Hamburgo. The methodology of the present study is characterized as a qualitative research with an exploratory nature, which has as methodological procedures a document analysis, framing the MOVE Program as an object of study. In addition, we sought to understand elements about the structure and functioning of the program through a semi-structured interview carried out with its management. As a theoretical basis, the investigation had the following authors: Arroyo (2011); Dill (2019); Duarte (2022); Freire (1996); Gadotti (2009); Gouveia (2006); Mol and Wechsler (2008); Peruzzo (2018); Pestana (2014); and, Ramos (2018). As a result, it is possible to assert that the MOVE Program does act as a tool for integral education; it can be considered as a strategy for advancing the learning process; and has been contributing to integral education and learning difficulties, especially in pedagogical teaching practices in the early years, in the municipal network of Novo Hamburgo. These conclusions lead to the understanding that there are several actions, activities, measures and strategies implemented and adopted in favor of student learning, but some challenges can still be verified to contemplate the questions related to the literacy process.application/pdfporEducação integralDificuldades de aprendizagemEnsino fundamentalPrática pedagógicaLearning difficultiesElementary SchoolProgramComprehensive educationPrograma Move : contribuições para considerar as dificuldades de aprendizagens nas práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154146.pdf.txt001154146.pdf.txtExtracted Texttext/plain136485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252092/2/001154146.pdf.txt12ca3839214cbdbcb7cbd6a9129fc6dcMD52ORIGINAL001154146.pdfTexto completoapplication/pdf987295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252092/1/001154146.pdf773b780d176da7412c0348f0482f4764MD5110183/2520922022-12-02 05:53:03.17371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:53:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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