Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18052 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são as motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet. O tema proposto mostrou-se interessante a partir do momento que se observou que as vendas de produtos de saúde e beleza através da internet evoluíram do 6º lugar em 2004 para ocuparem 3º lugar entre os produtos mais vendidos pela Web ao final do primeiro semestre de 2008 (WEB SHOPPERS 18ª ed., 2008). Para alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com base em entrevistas em profundidade, com consumidores porto-alegrenses habituados a comprar perfumes e cosméticos. A análise conjunta das entrevistas permitiu identificar que, para os indivíduos entrevistados, os principais motivos para comprar cosméticos e perfumes por canal eletrônico são, respectivamente, preço e comodidade. Além disso, alguns consumidores que compram perfumes e cosméticos pela Web mencionaram que o fato de não precisar interagir com vendedores no momento de aquisição destes produtos trata-se de um expressivo motivador. Em contrapartida, a não possibilidade de interação sensorial com os produtos no ato da compra consiste no maior entrave. Portanto, conforme os entrevistados, a aquisição de cosméticos e perfumes através de canal virtual está direcionada à recompra de produtos conhecidos. |
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Oliveira, Leandro Mendes deSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-01-05T04:15:03Z2008http://hdl.handle.net/10183/18052000685453Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são as motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet. O tema proposto mostrou-se interessante a partir do momento que se observou que as vendas de produtos de saúde e beleza através da internet evoluíram do 6º lugar em 2004 para ocuparem 3º lugar entre os produtos mais vendidos pela Web ao final do primeiro semestre de 2008 (WEB SHOPPERS 18ª ed., 2008). Para alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com base em entrevistas em profundidade, com consumidores porto-alegrenses habituados a comprar perfumes e cosméticos. A análise conjunta das entrevistas permitiu identificar que, para os indivíduos entrevistados, os principais motivos para comprar cosméticos e perfumes por canal eletrônico são, respectivamente, preço e comodidade. Além disso, alguns consumidores que compram perfumes e cosméticos pela Web mencionaram que o fato de não precisar interagir com vendedores no momento de aquisição destes produtos trata-se de um expressivo motivador. Em contrapartida, a não possibilidade de interação sensorial com os produtos no ato da compra consiste no maior entrave. Portanto, conforme os entrevistados, a aquisição de cosméticos e perfumes através de canal virtual está direcionada à recompra de produtos conhecidos.application/pdfporMarketing de relacionamentoComportamento do consumidorDecisão de compraInternetCosméticosMotivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685453.pdf000685453.pdfTexto completoapplication/pdf381014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/1/000685453.pdf396a81a0cf1cc39baf8aef265478e870MD51TEXT000685453.pdf.txt000685453.pdf.txtExtracted Texttext/plain120647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/2/000685453.pdf.txtc20066ace1187b3da5885babd5123216MD52THUMBNAIL000685453.pdf.jpg000685453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/3/000685453.pdf.jpg4d2ab64c10df303a6d860da3ba74d316MD5310183/180522018-10-10 08:24:54.654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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