Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Mendes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18052
Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são as motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet. O tema proposto mostrou-se interessante a partir do momento que se observou que as vendas de produtos de saúde e beleza através da internet evoluíram do 6º lugar em 2004 para ocuparem 3º lugar entre os produtos mais vendidos pela Web ao final do primeiro semestre de 2008 (WEB SHOPPERS 18ª ed., 2008). Para alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com base em entrevistas em profundidade, com consumidores porto-alegrenses habituados a comprar perfumes e cosméticos. A análise conjunta das entrevistas permitiu identificar que, para os indivíduos entrevistados, os principais motivos para comprar cosméticos e perfumes por canal eletrônico são, respectivamente, preço e comodidade. Além disso, alguns consumidores que compram perfumes e cosméticos pela Web mencionaram que o fato de não precisar interagir com vendedores no momento de aquisição destes produtos trata-se de um expressivo motivador. Em contrapartida, a não possibilidade de interação sensorial com os produtos no ato da compra consiste no maior entrave. Portanto, conforme os entrevistados, a aquisição de cosméticos e perfumes através de canal virtual está direcionada à recompra de produtos conhecidos.
id UFRGS-2_d156a622e2edf8c25d46badf781cd0ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18052
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Leandro Mendes deSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-01-05T04:15:03Z2008http://hdl.handle.net/10183/18052000685453Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são as motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet. O tema proposto mostrou-se interessante a partir do momento que se observou que as vendas de produtos de saúde e beleza através da internet evoluíram do 6º lugar em 2004 para ocuparem 3º lugar entre os produtos mais vendidos pela Web ao final do primeiro semestre de 2008 (WEB SHOPPERS 18ª ed., 2008). Para alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com base em entrevistas em profundidade, com consumidores porto-alegrenses habituados a comprar perfumes e cosméticos. A análise conjunta das entrevistas permitiu identificar que, para os indivíduos entrevistados, os principais motivos para comprar cosméticos e perfumes por canal eletrônico são, respectivamente, preço e comodidade. Além disso, alguns consumidores que compram perfumes e cosméticos pela Web mencionaram que o fato de não precisar interagir com vendedores no momento de aquisição destes produtos trata-se de um expressivo motivador. Em contrapartida, a não possibilidade de interação sensorial com os produtos no ato da compra consiste no maior entrave. Portanto, conforme os entrevistados, a aquisição de cosméticos e perfumes através de canal virtual está direcionada à recompra de produtos conhecidos.application/pdfporMarketing de relacionamentoComportamento do consumidorDecisão de compraInternetCosméticosMotivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685453.pdf000685453.pdfTexto completoapplication/pdf381014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/1/000685453.pdf396a81a0cf1cc39baf8aef265478e870MD51TEXT000685453.pdf.txt000685453.pdf.txtExtracted Texttext/plain120647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/2/000685453.pdf.txtc20066ace1187b3da5885babd5123216MD52THUMBNAIL000685453.pdf.jpg000685453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/3/000685453.pdf.jpg4d2ab64c10df303a6d860da3ba74d316MD5310183/180522018-10-10 08:24:54.654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
title Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
spellingShingle Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
Oliveira, Leandro Mendes de
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Internet
Cosméticos
title_short Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
title_full Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
title_fullStr Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
title_full_unstemmed Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
title_sort Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet
author Oliveira, Leandro Mendes de
author_facet Oliveira, Leandro Mendes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leandro Mendes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Internet
Cosméticos
topic Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Internet
Cosméticos
description Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são as motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet. O tema proposto mostrou-se interessante a partir do momento que se observou que as vendas de produtos de saúde e beleza através da internet evoluíram do 6º lugar em 2004 para ocuparem 3º lugar entre os produtos mais vendidos pela Web ao final do primeiro semestre de 2008 (WEB SHOPPERS 18ª ed., 2008). Para alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com base em entrevistas em profundidade, com consumidores porto-alegrenses habituados a comprar perfumes e cosméticos. A análise conjunta das entrevistas permitiu identificar que, para os indivíduos entrevistados, os principais motivos para comprar cosméticos e perfumes por canal eletrônico são, respectivamente, preço e comodidade. Além disso, alguns consumidores que compram perfumes e cosméticos pela Web mencionaram que o fato de não precisar interagir com vendedores no momento de aquisição destes produtos trata-se de um expressivo motivador. Em contrapartida, a não possibilidade de interação sensorial com os produtos no ato da compra consiste no maior entrave. Portanto, conforme os entrevistados, a aquisição de cosméticos e perfumes através de canal virtual está direcionada à recompra de produtos conhecidos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-05T04:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685453
url http://hdl.handle.net/10183/18052
identifier_str_mv 000685453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/1/000685453.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/2/000685453.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18052/3/000685453.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 396a81a0cf1cc39baf8aef265478e870
c20066ace1187b3da5885babd5123216
4d2ab64c10df303a6d860da3ba74d316
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224388296572928