Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240970 |
Resumo: | Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu processo de implementação. Tais modificações podem se fazer necessárias para viabilizar sua aplicação em contextos diferentes para os quais foi pensado, assim como podem descaracterizá-lo, impossibilitando que sejam alcançados os resultados de aprendizagem pretendidos. No presente artigo nos propomos a realizar um mapeamento das características práticas e teóricas do PI, buscando apresentar suas atividades e princípios de forma organizada e logicamente estruturada. Para tanto, partimos da perspectiva das Organizações Praxeológicas da Teoria Antropológica do Didático, utilizando a ferramenta analítica Organização do Método de Ensino, subdividindo a estrutura do PI em tipos de tarefa, técnicas e discursos tecnológicos. Tal análise pode contribuir com trabalhos de pesquisa e atividades de ensino que abordem o método, pois torna explícito seus componentes e aquilo que os sustenta, permitindo o estabelecimento de uma referência para avaliar modificações e adaptações no PI. |
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Percheron, Felippe SantosPetter, Ana AméliaOliveira, Tobias Espinosa deAraujo, Ives Solano2022-06-25T05:02:16Z20212237-4450http://hdl.handle.net/10183/240970001142334Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu processo de implementação. Tais modificações podem se fazer necessárias para viabilizar sua aplicação em contextos diferentes para os quais foi pensado, assim como podem descaracterizá-lo, impossibilitando que sejam alcançados os resultados de aprendizagem pretendidos. No presente artigo nos propomos a realizar um mapeamento das características práticas e teóricas do PI, buscando apresentar suas atividades e princípios de forma organizada e logicamente estruturada. Para tanto, partimos da perspectiva das Organizações Praxeológicas da Teoria Antropológica do Didático, utilizando a ferramenta analítica Organização do Método de Ensino, subdividindo a estrutura do PI em tipos de tarefa, técnicas e discursos tecnológicos. Tal análise pode contribuir com trabalhos de pesquisa e atividades de ensino que abordem o método, pois torna explícito seus componentes e aquilo que os sustenta, permitindo o estabelecimento de uma referência para avaliar modificações e adaptações no PI.Research has shown the Peer Instruction (PI) method as the most used active teaching method, applied in different educational contexts and, consequently, subject to several changes in its implementation process. Such modifications may be necessary to make its application viable in different contexts, but also de-characterize it, making it impossible to achieve the intended learning results. In this article we propose to map the practical and theoretical characteristics of the PI to present its activities and principles in a structured manner. We start from the perspective of the Praxeological Organizations of the Anthropological Theory of Didactics, using the analytical tool Organization of Teaching Method. The structure of the PI was explici t in types of task, techniques, and technological discourses. Such analysis can contribute to research and teaching activities using the method allowing the establishment of a reference to evaluate changes and adaptations in the PI.application/pdfporEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 36-52PraxeologiaMétodos de ensinoPeer InstructionPraxeological OrganizationOrganization of Teaching MethodAnthropological Theory of the DidacticAnálise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensinoPraxeological analysis of the Peer Instruction method : construction of a reference point for the study of its modifications and adaptations for different teaching contextsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142334.pdf.txt001142334.pdf.txtExtracted Texttext/plain58511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240970/2/001142334.pdf.txt8ca59ef79bea54e0b0d24f019b93ea3eMD52ORIGINAL001142334.pdfTexto completoapplication/pdf1279068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240970/1/001142334.pdf83a8d31d7e31332f2f65b65894d53b3cMD5110183/2409702023-09-24 03:37:07.371042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240970Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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